

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O grupo de trabalho IEFT IPv6 projetou algumas estratégias de transição para a adoção do IPv6. Em relação às estratégias de transição, julgue os itens a seguir.
I. A técnica do tunelamento pode ser utilizada para permitir que redes IPv4 comuniquem-se através de redes IPv6 e vice-versa.
II. A técnica da tradução de protocolos é adotada para permitir, como o nome sugere, a tradução dos pacotes do protocolo IPv4 em pacotes do protocolo IPv6 e vice-versa.
III. A técnica da pilha dupla requer que todos os equipamentos, de forma nativa, utilizem simultaneamente o IPv4 e o IPv6.
IV. A estratégia de transição mais recomendada é a da pilha dupla.
V. Na técnica de tradução de protocolos, o mecanismo mais recomendado é o Network Address Translator - Protocol Translator (NAT-PT).
A quantidade de afirmações CORRETAS é
5
2
4
1
3
Qual o tamanho de um endereço IPv6 (Internet Protocol version 6)?
8 bytes
16 bytes
32 bytes
64 bytes
128 bytes
A quantidade de endereços IP únicos se dá, entre outros aspectos, em função da versão do protocolo escolhido. Como exemplo, a versão mais utilizada atualmente de protocolo IP possui uma limitação de endereçamento de 32 bits, o que permite quase 4,3 bilhões de endereços únicos. Um protocolo mais recente trabalha a 128 bits, o que permite ampliar exponencialmente a disponibilidade de endereços únicos. Assinale a alternativa que representa um protocolo de 32 bits e que, atualmente, encontra-se próximo de seu esgotamento para distribuição de novos IP únicos.
IPv4
TTL
IPv6
MTU
IPv2
Com quais dos protocolos a seguir o IPv6 não é compatível?
IPv4.
TCP.
UDP.
ICMP.
DNS.
Analise as seguintes afirmações relacionadas aos tipos de endereços IPv6, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I. Os endereços Unicast são utilizados para comunicação entre dois nós, por exemplo, telefones VoIPv6; computadores em uma rede privada.
II. O Anycast identifica um conjunto de interfaces. Um pacote encaminhado a um endereço anycast é entregue à interface pertencente a este conjunto mais próxima da origem (de acordo com distância medida pelos protocolos de roteamento). Um endereço unycast é utilizado em comunicações de um-para-muitos.
III. O Multicast identifica um conjunto de interfaces. Um pacote enviado a um endereço multicast é entregue a todas as interfaces associadas a esse endereço.
IV. O Broadcast, principal tipo de endereços do IPv6, é responsável por direcionar um pacote para todos os nós de um mesmo domínio.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente,
V, V, V, F.
V, F, V, F.
V, V, F, V.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
O IPv6 possui maior número de endereços que o IPv4, melhor desempenho, melhores características de segurança e
não utiliza endereços de broadcast, utiliza endereços multicast.
utiliza o Internet Resolution Management Protocol − IGMP para gerir relações locais de sub-redes.
utiliza os endereços de broadcast para enviar tráfego para todos os hosts de uma rede.
suporta pacotes de até 576 bytes, passíveis de serem fragmentados.
não faz referência à capacidade de Quality of Service − QoS.
Em um computador com o Windows 7 em português, devidamente configurado, um Técnico em Informática clicou com o botão direito do mouse no ícone de rede que fica próximo ao relógio do Windows na barra de tarefas. No menu que apareceu, clicou na opção Abrir a Central de Rede e Compartilhamento. Na janela que surgiu, clicou na opção Alterar as definições do adaptador. Em seguida, clicou com o botão direito do mouse na conexão de rede ativa e selecionou a opção Propriedades. Na janela que se abriu, selecionou a opção Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4), clicou no botão Propriedades e uma janela se abriu, permitindo a definição de um conjunto de configurações, dentre elas:
I. Definir o endereço IP do servidor de DNS.
II. Configurar o IPv4 para endereçamento dinâmico na rede local.
III. Mudar a configuração do protocolo utilizado de IPv4 para IPv6.
IV. Definir configurações de endereço IPv4 estático para a conexão local.
São configurações que podem ser definidas pelo Técnico as que constam APENAS em
Um Administrador de Redes deseja utilizar uma técnica para transição de IPv6 para IPv4, em que um pacote IP é enviado como payload de outro pacote IP. Para a transição do IPv6 esta técnica é usada para enviar um pacote IPv6 através de uma parte da rede que só entende IPv4. Isso significa que o pacote IPv6 é encapsulado dentro de um cabeçalho IPv4 que tem o endereço do ponto final em seu cabeçalho, é transmitido pela parte da rede que suporta apenas IPv4 e, finalmente, desencapsulado no ponto final que pode ser um roteador ou um host capaz de processar o pacote IPv6 após o desencapsulamento. Esta técnica é conhecida como
operação em pilha dupla.
conversão dos pacotes.
tradução.
tunelamento.
interchange.
Diferentemente da designação de tipos de endereços no IPv4, no IPv6, devido à nova estrutura de endereços, são estabelecidos 5 tipos, que são
Broadcast, Multicast, Simucast, Especificado e Reservado.
Unicast, Anycast, Multicast, de Retorno e não Especificados.
Broadcast, Unicast, Multicast, Especificado e de Retorno.
Unicast, Broadcast, Multicast, de Retorno e Reservado.
Broadcast, Multicast, de Retorno, não Especificados e Reservado.
Considere as seguintes assertivas sobre as classes de endereçamento IP:
I. No IPV4, são utilizados 32 bits para o endereçamento IP.
II. No IPV6, são utilizados 64 bits para o endereçamento IP.
III. No IPV6, representa-se um endereço IP por meio de quatro quartetos de caracteres em hexadecimal, separados por dois pontos (":"). Por exemplo:
2001:bce4:5641:3412 |
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Levando em consideração o sistema operacional Windows, qual conjunto de comandos, abaixo, são válidos para examinar o conteúdo da tabela de roteamento dos protocolos IPv4 e IPv6? Assinale a alternativa correta.
netstat –a e tracert –d
netstat –r e route print
netstat –r e travert –d
netstat –a e route print
route print e tracert –d
O premente esgotamento dos endereços IPv4 desencadeou a proposição do IPv6 que possui endereços de 128 bits. Para postergar o esgotamento, uma solução paliativa foi introduzida, cuja denominação é
RFC 1918.
DHCP.
Proxy.
NAT.
IPTables.
Os campos que constituem o cabeçalho dos datagramas IPv6 são:
Version − Versão do IP utilizada.
Priority − Indica a prioridade com a qual o pacote deve ser tratado.
Flow label − Identifica, juntamente com os campos Source Address e Destination Address, o fluxo ao qual o pacote pertence.
Payload Length − Tamanho, em octetos, do restante do pacote, após o cabeçalho.
Next Header – Indica o protocolo ao qual o conteúdo do campo de dados do datagrama será entregue.
Hop Limit − Número máximo de roteamentos que o pacote pode sofrer. O valor deste campo é decrementado a cada roteamento.
Source Address − Endereço do remetente.
Destination Address − Endereço de destino.
Os campos version e destination address são, respectivamente, de
4 e 128 bits.
16 e 256 bits.
32 e 1024 bits.
16 e 128 bits.
4 e 32 bits.
O endereçamento IPv6, contribuiu para solucionar um problema intrínseco ao endereçamento IPv4, que está relacionado:
à escassez de endereços IP.
ao endereçamento dinâmico.
ao roteamento do protocolo IP.
à lentidão do tráfego de dados.
à confiabilidade dos pacotes trafegados.
O cabeçalho do IPv6, regulamentado pela RFC 2460, é bem simples, se comparado com o cabeçalho do IPv4, apesar da diferença de tamanho entre eles. Acerca de alguns campos do IPv6, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Version: possui 8 bits de tamanho e sempre receberá o binário 011, que representa 3 em decimal.
( ) Traffic Class: tem 8 bits de tamanho, usado em atividades de qualidade de serviço (QoS) e priorização de tráfego.
( ) Flow Label: tem 20 bits de tamanho, sendo usado, ainda, em atividades de (QoS), juntamente com o campo Traffic Class.
( ) Payload Lenght: tem 16 bits e é responsável por armazenar, em bits, o tamanho do payload IP.
( ) Source Address: possui 128 bytes de tamanho, que é o tamanho do endereço IPv6. Os 128 bytes são divididos em quatro linhas, de forma que cada uma tenha 32 bytes, que é a largura do cabeçalho.
A sequência está correta em
F, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
F, F, V, V, F
Uma das diferenças entre IPv4 e IPv6 é o tamanho do endereço IP utilizado, que é de _______ bytes na versão 4 e de ______ bytes na versão 6.
4 – 12
4 – 16
16 – 128
32 – 128
64 - 128
Com o intuito de facilitar o processo de transição entre as duas versões do protocolo IP (IPv4 e IPv6), algumas técnicas foram desenvolvidas. Cada uma dessas técnicas apresenta uma característica específica, podendo ser utilizada individualmente ou em conjunto com outras técnicas, de modo a atender as necessidades de cada situação. As técnicas:
I. Um nó IPv6/IPv4, ao se comunicar com um nó IPv6, se comporta como um nó IPv6 e na comunicação com um nó IPv4, se comporta como nó IPv4.
II. Permite transmitir pacotes IPv6 através da infraestrutura IPv4 já existente, sem a necessidade de realizar qualquer mudança nos mecanismos de roteamento.
III. Possibilita roteamento transparente na comunicação entre nós que apresentem suporte apenas a uma versão do protocolo IP.
Referem-se, respectivamente, a utilização da técnica de
Pilha dupla − Tradução − Tunelamento.
Pilha dupla − Tunelamento − Tradução.
Tradução − Tunelamento − Pilha dupla.
Tradução − Pilha dupla − Tunelamento.
Tunelamento − Pilha dupla − Tradução.
O protocolo de Internet é denominado pela sigla IP (Internet Protocol) e existem duas versões: o IPv4, que é a mais usada, e o IPv6 que está sendo implantado aos poucos. Identifique a alternativa que apresenta um IPv4 corretamente:
74.125.234.248
200.178.189
172.302.222.13.78
128.45.1041.85
Dos endereços IPv6 apresentados abaixo, o correto está na alternativa:
fe80::a808:6093:4658:45c9.
fe80::a808:6093:4g58:45c9.
fe80::bbbb:6093:465z:45c9.
fe80::808:6093::46dd:45g9.
Em relação ao IPv4, é INCORRETO afirmar que o IPv6
apresenta mais flexibilidade por meio dos cabeçalhos adicionais.
apresenta mais eficiência reduzindo o overhead do processamento dos pacotes.
ainda mantém a limitação de não permitir pacotes maior do que 64 KB.
adiciona mecanismo de suporte a mobilidade através do cabeçalho Routing.
adiciona mecanismos de autenticação, de integridade e de confidencialidade.