Questões de Concurso sobre Linux

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.635 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Jorge, Assistente de Administração da UFRJ, precisa de uma lista com todos os documentos e diretórios contidos no seu diretório principal. Como ele usa o Sistema Operacional Linux, preferiu usar o shell (prompt de comando) para gerar a lista. Os comandos para que ele acesse seu diretório principal e gere a lista de forma ordenada com todos os documentos e subdiretórios, inclusive os ocultos, usando o shell, são, respectivamente:


A

cd ~ e iptables -L


B

cd /home e ls -la


C

cd ~ e ls -la


D

cd /boot/Jorge e du -h


E

cd /home e du -h

Caso se queira bloquear, no Linux, o IP 10.1.1.3 por meio do iptables, o comando a ser utilizado é o


A

iptables -a PUT -i 10.1.1.3 -r BLOCK.


B

iptables -A INPUT -s 10.1.1.3 -j DROP.


C

iptables -I INSERT -s 10.1.1.3 -r BLOCK.


D

iptables -I INSERT -s 10.1.1.3 -r DENY.


E

iptables -i PUT -d 10.1.1.3 -b REFUSED.

Um administrador de rede precisa modificar as permissões na lista de controle de acesso, utilizando o Red Hat Enterprise Linux 8, para o arquivo TRT8 de propriedade do usuário root, que, por sua vez, pertence ao grupo root. Nesse caso, apenas Paulo deve ter permissão rw- e os demais usuários devem ter permissão r--.


Com base nessa situação hipotética, assinale a opção que indica o comando correto para executar a configuração referida.


A

# chmod rw- paulo TRT8


B

# getfacl TRT8 - m u:paulo rw-


C

# setfacl - m u:paulo:rw- TRT8


D

# setfacl TRT8 - m u:paulo rw-


E

# chmod paulo 640 TRT8

Após a instalação do sistema operacional Linux em um computador, é desejável verificar as portas TCP e UDP em estado listening por padrão, podendo-se, então, desinstalar ou desativar os aplicativos correspondentes àquelas portas que não se pretende utilizar. Dentre as alternativas a seguir, o comando do Linux que permite fazer essa verificação (utilizando os devidos parâmetros) é:


A

ifconfig


B

df


C

ps


D

nslookup


E

netstat

Mariana criou um arquivo chamado “prova” no diretório raiz do Linux e deseja modificar suas permissões de acesso, para que o proprietário tenha permissão total, o grupo tenha permissão somente leitura e os outros não tenham nenhuma permissão. Assinale a alternativa em que a sintaxe do comando está correta para que seja possível essa operação.


A

chmod 047 /prova


B

chmod 740 /prova


C

chmod u=rwx,g+rw /prova


D

chmod u=rwx,g=r,o=r /prova

   
Gerar simulado