Questões de Concurso sobre Linux

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.637 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Relacione os principais comandos do Linux da coluna da esquerda com a respectiva funcionalidade da coluna da direita:


(1) kill

(A) Criar um diretório.

(2) ls

(B) Apaga arquivos.

(3) mkdir

(C) Listar todos os arquivos do diretório.

(4) rm

(D) Matar um processo.



A

1D - 2C - 3A - 4B


B

1A - 2B - 3C - 4D


C

1C - 2D - 3A - 4B


D

1B - 2C - 3D - 4A

Em um computador com o sistema operacional Linux, foi encontrado um arquivo chamado arq em um certo diretório. Nesse diretório, executou-se, com sucesso, o seguinte comando:


ln arq arq2


É correto afirmar que arq2 é


A

um hard link para arq.


B

um soft link para arq.


C

uma cópia de arq.


D

o subdiretório para onde arq foi movido.


E

o grupo que passou a ser dono de arq.

João criou uma variável chamada MyVar em seu sistema Linux que o ajuda nas suas tarefas diárias. No entanto, sempre que João desliga seu sistema, a variável criada é perdida.

-

Qual o arquivo do sistema operacional que melhor pode armazenar a configuração da variável MyVar, de modo que a mesma seja utilizada apenas pelo usuário João?


A

$HOME/.bash_profile


B

$HOME/bash_profile


C

/HOME/joao/.bash_profile


D

/etc/bash_profile


E

/etc/.bash_profile

Abaixo encontra-se o conteúdo extraído do interpretador de comandos de um computador com Sistema Operacional Linux:

$ ping -c 3 127.0.0.1

PING 127.0.0.1 (127.0.0.1) 56(84) bytes of data.

64 bytes from 127.0.0.1: icmp_seq=1 ttl=64 time=0.017 ms

64 bytes from 127.0.0.1: icmp_seq=2 ttl=64 time=0.017 ms

64 bytes from 127.0.0.1: icmp_seq=3 ttl=64 time=0.017 ms

--- 127.0.0.1 ping statistics ---

3 packets transmitted, 3 received, 0% packet loss, time 2065ms

rtt min/avg/max/mdev = 0.017/0.017/0.017/0.000 ms


Com base no que foi apresentado, é correto afirmar que:


A

A comunicação com o gateway padrão está funcionando corretamente.


B

A comunicação com os computadores da rede local (LAN) não está funcionando corretamente.


C

Não existe perda de pacotes na comunicação com a rede local (LAN).


D

O software que implementa a pilha TCP/IP está funcionando adequadamente.


E

Outro computador da rede local (LAN) está ligado e respondendo adequadamente.

Em um ambiente Linux, em condições ideais, um Analista digitou o seguinte comando:


$ sudo tcpdump -s 65535 -i trt0s3 -w trt_capture.pcap


É correto afirmar que o


A

parâmetro -s é usado para que os 65535 pacotes sejam capturados em tamanhos de 68 ou 96 bytes, que são os tamanhos permitidos.


B

parâmetro -i indica o diretório para o qual o dump deve ser direcionado, nesse caso, trt0s3.


C

parâmetro -w indica que o dump deve ser exibido no terminal e armazenado no arquivo de saída, que deverá será exclusivamente para escrita (write).


D

parâmetro -s é usado para que os pacotes sejam limitados ao tamanho máximo permitido de 65535 KB.


E

tráfego capturado, após se pressionar CTRL C, será armazenado no arquivo trt_capture.pcap. Na sequência, este arquivo pode ser analisado com o Wireshark.

O systemd é capaz de gerenciar serviços; o comando a seguir permite listar os status de todos os serviços no sistema operacional.


systemctl list-units --type target --anyway


C

Certo


E

Errado

No contexto do Linux, observe os quatro comandos a seguir.


mv xpto xxxx.a

mv abc abcd

mv intro livro/capítulos

mv manual/* .


Sobre esses comandos, está correto concluir que são válidos:


A

todos, exceto o primeiro;


B

todos, exceto o segundo;


C

todos, exceto o terceiro;


D

todos, exceto o quarto;


E

todos.

Entre as características dos sistemas operacionais, as distribuições Linux empregam:


I. Um diretório que armazena executáveis, sendo aplicativos utilizados pelos administradores de sistema para funções de manutenção, como o ifconfig, para configurar e controlar interfaces de rede TCP/IP, e o fdisk, para particionar discos rígidos, por exemplo.

II. Um interpretador de linha de comando, constantemente usado pelos administradores, funcionando como uma interface entre o usuário e o Kernel.


O diretório e o nome pelo qual é conhecido o interpretador são, respectivamente:


A

/sbin e shell


B

/sbin e setup


C

/etc e shell


D

/etc e setup

Um usuário do sistema Linux utilizou um comando no terminal para visualizar os processos sendo executados. Ele reparou que o processo worker estava utilizando muita memória e decidiu encerrar o processo. Para isso, ele utilizou outro comando via terminal, Assim, assinale a opção que corresponde, respectivamente, aos comandos utilizados pelo usuário.


A

ps, killall worker.


B

ps-e, Kill worker.


C

top, killall worker.


D

jobs, finish worker.


E

top, kill worker.

Relacione o sistema arquivo com sua respectiva característica.

-

SISTEMAS

-

1 - ext3

2 - ext2

3 - vfat

4 - cifs

5 - iso9660

-

CARACTERÍSTICAS

-

( ) tipo de sistema de arquivos padrão para sistemas Linux antigos. Não inclui recursos de diário.

( ) CD-ROMs de dados costumam usar esse tipo de sistema de arquivos.

( ) sistema de arquivos de FAT estendida da Microsoft.

( ) inclui recursos de journaling que melhora a capacidade de um sistema de arquivos para se recuperar de falhas.

( ) sistema virtual de arquivos usado para acessar os servidores. É uma tentativa de aperfeiçoar e padronizar o protocolo SMB usado pelo compartilhamento de arquivos Samba e Windows.

-

A sequência correta é


A

1, 2, 4, 3, 5.


B

2, 5, 3, 1, 4.


C

2, 5, 3, 4, 1.


D

1, 2, 3, 5, 4.


E

2, 5, 4, 3, 1.

Se 022 é o umask padrão para todos os usuários, então o comando a seguir modificará o umask para 227 somente para o usuário roberto.


echo 'umask 227' >> /home/roberto/.bashrc


C

Certo


E

Errado

Como administrador de redes é importante projetar e pensar como os sistemas vão compor seu rol de ferramentas e serviços para os usuários. Ao instalar um sistema com Ubuntu Server 20.04 LTS, por exemplo, uma das etapas importantes é determinar o tamanho das partições para os mais diversos objetivos diferentes. Contudo, às vezes não está bem definido como o espaço deve ser dimensionado. Nessas situações, é mais útil utilizar esquemas que permitam que você, como operador, possa balancear e alterar o espaço de forma mais simples, usando, por exemplo, esquemas de volumes lógicos em cima de volumes físicos, separados por grupos de volumes virtuais. Seguindo essa premissa, qual sistema de volumes de discos você deve utilizar?


A

FAT32.


B

LVM.


C

exFAT.


D

NTFS.


E

CIFS.

Em ambientes computacionais, uma tarefa de grande importância é o gerenciamento de grupos, pois estes podem ter diferentes papeis e permissões dentro do ambiente. Distribuições Ubuntu do Linux possuem alguns comandos que podem ser utilizados no Terminal para este propósito. São exemplos de comandos válidos para o gerenciamento de grupo em distribuições Ubuntu:


A

groupget, groupadd e groupdel.


B

groupget, groupmod e grouprem.


C

groupmod, groupadd e groupdel.


D

groupdel, grouprem e groupmod.


E

grouplist, groupget e groupset.

Em relação às ações de hardening de ambiente Linux, analise as afirmativas a seguir.


I. AppArmor é um conjunto de patches no kernel do Linux para aprimorar a sua segurança, e não faz uso do framework Linux Security Module (LSM).

II. O uso de SELinux aumenta consideravelmente a segurança de um ambiente Linux, mas o ambiente final continua sendo baseado em um sistema de controle discricionário.

III. A habilitação do Kernel Page-Table Isolation (KPTI) para hardening do Linux permite a mitigação da exploração das vulnerabilidades conhecidas como Meltdown e Spectre.


Está correto somente o que se afirma em:


A

I;


B

II;


C

III;


D

I e II;


E

I e III;

O particionamento de discos é um ponto que deve ser levado em consideração na instalação de um sistema Linux, pois além de organizar as informações, pode adicionar mais segurança ao sistema. O comando mount é o responsável por permitir utilizar algumas opções para aumentar a segurança das partições. Assinalar a alternativa que se refere ao parâmetro usado para inibir que binários com direito especial de suidbit sejam executados em uma partição:


A

noatime.


B

noexec.


C

nodev.


D

nosuid.


E

nobin.

O subdiretório requerimentos é o único subdiretório existente dentro do diretório creci_sc.


C

Certo


E

Errado

Ano: 2022
Prova: FURB - Prefeitura - Analista de Informática - 2022

O sistema de arquivos do Linux é responsável não somente por armazenar e gerenciar os arquivos virtuais do sistema operacional, mas também utilizar arquivos especiais para realizar a interface com drivers e periféricos de hardware. Como exemplo, é possível utilizar a plataforma Raspberry Pi 3, cujos pinos de GPIO (General Purpose Input/Output ou Entradas e Saídas de Propósito Geral) podem ser manipulados através dos arquivos presentes na pasta gpio, que é encontrada no caminho: /sys/class/gpio. GPIO significa General Purpose Input Output e refere-se ao fato de que os pinos podem suportar as funcionalidades de entrada e saída. Olhando fisicamente para qualquer microcontrolador, você pode facilmente ver filas de pinos que permitem ao microcontrolador controlar e se comunicar com dispositivos externos. A partir deste contexto, avalie o seguinte código:

1

int value_in_gpio(int pin, int value)

2

{

3

arquive=0;

4

char retorno [3];

5

snptintf(path, 35, "/sys/class/gpio/gpio%d/value", pin);

6

arquive = open(path, 0_RDONLY);

7

//printf("Descritor do arquivo: %d \n", arquive);

8

if (arquive == -1)

9

{

10

return false;

11

}

12

if (read(arquive, retorno, 3) == -1)

13

{

14

close(arquive);

15

return false;

16

}

17

close(arquive);

18

printf("Valor do pino: %c \n", retorno [0]);

19

.

20

.

21

return atoi(retorno);

22

}

Fonte: edisciplinas.usp.br


A partir da análise dos dados apresentado, é CORRETO o que se afirma em:


A

Neste código, observamos o método "value_in_gpio" utilizado para realizar a leitura de um pino configurado como entrada.


B

Neste código, observamos o método "value_in_gpio" que efetua a leitura dos pinos.


C

Neste código, observamos o método "value_in_gpio" utilizado para controlar um pino configurado como saída.


D

Neste código, observamos o método "value_in_gpio" que configura a direção do pino de gpio, ou seja, entrada ou saída.


E

Neste código, observamos o método "value_in_gpio" que exporta o arquivo de gpio para conceder acesso aos arquivos de manipulação.

O RPM Package Manager é um sistema executado em várias distribuições Linux e UNIX.


O conjunto completo de modos básicos de operação do RPM é


A

consulta, atualização e instalação de pacotes.


B

instalação, atualização, criação e depuração de pacotes.


C

valoração, reinstalação, consulta e desinstalação de pacotes.


D

instalação, desinstalação, valoração, consulta, monitoramento e depuração de pacotes.


E

criação, instalação, desinstalação, atualização, consulta e verificação de pacotes.

Quanto ao padrão dos diretórios da maioria das distribuições Linux, relacione o nome dos diretórios da coluna da esquerda com a respectiva explicação da coluna da direita.


(1) dev

(A) onde ficam as bibliotecas gerais do sistema.

(2) lib

(B) ficam aqui as configurações do sistema.

(3) bin

(C) onde ficam armazenados os executáveis.

(4) etc

(D) aqui ficam os arquivos dos dispositivos do sistema.


Assinale a alternativa que apresenta a correlação entre as colunas.


A

1D - 2C - 3A - 4B


B

1D - 2A - 3C - 4B


C

1B - 2A - 3D - 4C


D

1C - 2B - 3A - 4D

O trecho mostra a do comando no shell-unix: traceroute -q 1 www.louvre.fr


Essa saída do comando traceroute mostra dados importantes a rota de pacotes entre uma máquina no Brasil e o servidor que hospeda o website do Museu do Louvre em Paris.


$ traceroute -q 1 www.louvre.fr

traceroute to www.T-ouvre.fr (89.185.38.196), 64 hops max, 52 byte packets

1 192.168.0.1 (192.168.0.1) 10.240 ms

2 b5dc8801.virtua.com.br (181.220.136.1) 16.486 ms

3 bde7b864.virtua.com.br (189.7.184.108) 19.447 ms

4 embratel-t0-6-0-0-3-4004-agg02.pltqn.embratel.net.br (200.249.16.9) 18.637 ms

5 200.230.28.241 (200.230.28.241) 162.688 ms

6 ebt-bl521-tcore01.ctamr.embratel.net.br (200.230.252.230) 159.816 ms

7 ebt-bl4251-intl01.atl.embratel.net.br (200.233.230.28) 163.660 ms

8 1x-et-10-0-2-0.tcore2.a56-atlanta.as6453.net (64.86.9.93) 174.025 ms

9 if-ae-21-2.tcore1.aeq-ashburn.as6453.net (66.198.154.24) 253.771 ms

10 if-ae-21-2.tcorel.aeq-ashburn.as6453.net (66.198.154.24) 325.736 ms

11 63.243.137.133 (63.243.137.133) 251.345 ms

12 -f-ae-12-2.tcore4.njy-newark.as6453.net (216.6.87.43) 257.658 ms

13 -if-ae-l-3.tcore3.njy-newai-k.as6453.net (216.6.57.5) 244.555 ms

14 -if-ae-15-6.tcorel.l78-london.as6453.net (66.198.70.63) 248.986 ms

15 -if-ae-3-2.tcorel.pye-paris.asG453.net (80.231.154.142) 243.240 ms

16 80.231.154.126 (80.231.154.126) 258.363 ms

17 sd-arll-te-0-0-2-0.router.fr.clara.net (212.43.193.145) 306.522 ms


Sobre a do comando traceroute, na figura a alternativa correta.


A

Traceroute fornece de da máquina de origem, passando pelos roteadores no caminho fim-a-fim até o destino. Para cada i, a máquina de origem, por default, envia pacotes probes que ao roteador i no caminho ao destino. O comando configura o envio de 3 pacotes probe.


B

Traceroute envia o valor de time-to-live (TTL), que é incrementado de pacote em pacote, iniciando com TTL valor 1. Roteadores decrementam o valor do TTL de cada pacote em e descartam os pacotes em que o valor de TTL chegou a zero. Com isso, o a mensagem de aviso de TTL à origem.


C

Traceroute fornece medição de da máquina de origem, roteadores no caminho fim-a-fim até o destino. Podemos observar o mínimo até o é de 325 milisegundos.


D

Traceroute de da máquina de origem, roteadores no caminho fim-a-fim até o destino. Podemos observar que existem 12 (roteadores) no caminho fim-a-fim.


E

A saída acima mostra um salto no valor da latência entre os hosts embratel-t0-6-0-0-3-4004- agg02.pltqn.embratel.net.br e 200.230.28.241. Esse salto, com diferença em tomo de 145 milissegundos, refere-se a congestionamento no enlace entre esses roteadores.

   
Gerar simulado