Questões de Concurso sobre Linux

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.635 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A ferramenta tcpdump do sistema operacional Linux é adequada para


A

efetuar configurações de rede relativas ao protocolo TCP no computador.


B

traçar a rota entre o computador e um endereço IP de destino na Internet, informando os endereços de todos os roteadores intermediários.


C

acessar remotamente outro computador na rede por um terminal com comunicação encriptada.


D

monitorar os pacotes que trafegam pela interface de rede do computador.


E

converter datagramas UDP em conexões TCP, permitindo maior confiabilidade de entrega para aplicações que utilizam o UDP.

Os sistemas operacionais com distribuições Linux costumam possuir um ambiente de terminal com um interpretador, como o bash, que permite executar diversos comandos. Para verificar quais arquivos estão presentes em um diretório utiliza-se o comando:


A

ls


B

cd


C

pwd


D

cat


E

man

Algumas das ferramentas mais conhecidas e utilizadas pelo profissional responsável pela administração de servidores Linux pertencem aos pacotes net-tools e iproute2. A respeito dos pacotes net-tools e iproute2, considere as afirmativas a seguir:


I. O comando ip address add 192.168.0.1/24 dev eth0 pode ser utilizado para configurar um endereço IPv4 na interface de rede eth0 do servidor Linux.

II. O comando ipconfig eth0 pode ser usado para exibir informações de configuração da interfacede rede eth0 do servidor Linux.

III. O comando ip -6 neighbor show serve para exibir a tabela de vizinhança (NDP) do servidor Linux no formato de endereçamento IPv6.

IV. O comando ifconfig eth0 add 2001:db8:cafe::1/64 pode ser utilizado para configurar um endereço IPv6 na interface de rede eth0 do servidor Linux.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I e IV, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

II, III e IV, apenas.


E

I, II e IV, apenas.

No firewall IPFW, disponível nos sistemas operacionais Linux e FreeBSD, a operação conhecida como stateful representa


A

o bloqueio completo do uso do protocolo UDP, permitindo apenas o uso do TCP na camada de transporte.


B

o uso de conjuntos de regras (rulesets) expandidos, ou seja, com mais de 65535 regras, necessários em infraestruturas complexas.


C

uma forma do firewall criar regras dinamicamente para fluxos específicos quando pacotes que seguem um determinado padrão são detectados.


D

um modo de trabalho em que o administrador de rede é notificado imediatamente, em geral por e-mail, quando pacotes que seguem um determinado padrão são detectados.


E

o bloqueio do envio e recepção de determinados pacotes de acordo com a data e hora do sistema.

Qual o nome e local correto do arquivo de configuração do Apache em distribuições Red Hat Enterprise Linux 9.xx?


A

/etc/apache.conf


B

/etc/httpd/admin.conf


C

/etc/httpd/conf/main.conf


D

/etc/httpd/conf/httpd.conf


E

/etc/httpd/apache.conf

Uma analista está trabalhando em ambiente Linux (Ubuntu), funcionando em condições ideais, e deseja conectar-se ao banco de dados PostgreSQL, bem como verificar a versão instalada. Para isso deve utilizar o(s) comando(s):


A

sudo -su postgres psql

SHOW postgre_version()


B

sudo -u postgres psql -c "SELECT version();"


C

sudo -su postgresql

SELECT version()


D

sudo -su postgresql -exec "SHOW version();"


E

sudo -u postgres

psql –-postgre_version();

Qual das seguintes opções descreve corretamente o comando chmod no Linux?


A

É usado para alterar as permissões de um arquivo ou diretório.


B

É usado para alterar a propriedade modal de um arquivo ou diretório.


C

É usado para alterar o modo de arquivos.


D

É usado para alterar o modo do diretório.


E

É usado para alterar a propriedade de grupo de um arquivo ou diretório.

Um administrador de sistema operacional Linux quer verificar quais arquivos estão presentes em um diretório que está sendo observado no terminal. Para fazer isso, ele pode utilizar o comando


A

cd


B

mv


C

ls


D

top


E

ps aux

Você está configurando um ambiente Linux e necessita gerar uma chave pessoal (para SSH) no formato RSA (Rivest-Shamir-Adleman); para tanto deve-se, na tela do terminal Linux emitir o comando______.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

krypto key generate rsa general-keys modulos 1024


B

keygen-personal rsa modulus 512


C

keygen -as -h rsa


D

ssh-keygen -t rsa

Para a realização da leitura contínua de um arquivo com atualização em tempo real, como um arquivo de log, utiliza-se o comando tail /var/log/meu_arquivo.log.


C

Certo


E

Errado

Um usuário do Linux Ubuntu relata ao técnico uma lentidão no uso de seu computador. Após uma rápida verificação, realiza-se algumas operações via SSH/Terminal e decide-se reiniciar o computador imediatamente. Assinale qual comando deve ser utilizado para executar a ação desejada no Linux.


A

sudo shutdown -h


B

sudo shutdown -r


C

sudo shutdown -r 0


D

sudo shutdown -h now


E

sudo shutdown -r now

A existência de diversas distribuições de Linux e sua manutenção por organizações comerciais ou projetos comunitários é amplamente conhecida. São consideradas distribuições Linux, respectivamente:


A

Ubuntu, Debian e Opera mini.


B

Ubuntu, Debian e Linux Mint.


C

Debian, Opera mini e Linux Mint.


D

Debian e Opera mini.

Um técnico de informática da Prefeitura, por meio do sistema Linux, precisou dar permissão de leitura, edição e execução para determinado arquivo. Para isso, utilizou o comando


A

chmod 755


B

chmod 777


C

chmod 750


D

chmod 700

Relacione as colunas quanto aos comandos utilizados para gerenciamento de redes no Sistema Operacional Linux. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.


1 – ping

2 – netstat

3 – tcpdump

4 – traceroute


( ) Pode ser utilizado informando-se o IP ou nome do host, revelando a sequencia de gateways até alcançar o IP de destino.

( ) Analisa pacotes, fazendo o registro daqueles que atendem o critério especificado pelo usuário.

( ) Serve para testar segmentos de rede e o estado dos hosts.

( ) Apresenta informações sobre a configuração e o estado das interfaces de rede do host, incluindo o estado das portas TCP e UDP ativas.


A

1 - 2 - 3 - 4


B

4 - 3 - 1 - 2


C

2 - 4 - 1 - 3


D

4 - 3 - 2 - 1

O ext4 é um sistema de arquivos que usa checksums no journaling para melhorar a confiabilidade.


C

Certo


E

Errado

Assinale a alternativa, considerando o 7 sistema operacional GNU Linux, que permite mostrar o conteúdo de um arquivo, por meio da execução no | terminal de comando.


A

Chattr.


B

Chown.


C

Cat arquivo.


D

Cd pasta.


E

Cron.

   
Gerar simulado