

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sistemas multiagentes são adequados para problemas que exigem solução distribuída, autonomia local e coordenação entre entidades independentes, como logística, simulação social e controle de tráfego.
Certo
Errado
Emambientes corporativos distribuídos, a interoperabilidade entre sistemas é essencial para garantir troca de informações consistente e integração entre aplicações desenvolvidas em diferentes plataformas e linguagens.Ouso deAPIs padronizadas permite que sistemas heterogêneos se comuniquem de forma controlada, reduzindo acoplamento e facilitando a evolução tecnológica ao longo do tempo.
Considere um cenário em que diferentes aplicações — desenvolvidas em linguagens distintas e executando em ambientes variados — precisam consumir serviços de um sistema central por meio de APIs.
Nesse contexto, assinale a alternativa que descreve corretamente uma prática que favorece a interoperabilidade entre sistemas integrados por APIs.
Utilizar formatos de dados proprietários e dependentes da linguagem do servidor, garantindo maior controle sobre os consumidores.
Restringir o acesso às APIs apenas a aplicações desenvolvidas com o mesmo framework do sistema provedor.
Exigir que todos os sistemas consumidores compartilhem o mesmo banco de dados do sistema central para evitar inconsistências.
Definir contratos de interface claros, utilizando padrões amplamente aceitos de comunicação e formatos de dados independentes de plataforma.
Há diversos modelos de organização de arquiteturas de software que podem ser utilizados para construir sistemas robustos e escaláveis. Um Técnico Judiciário, ao ser convidado para opinar sobre esse tema, afirmou corretamente que:
Em uma arquitetura distribuída multicamadas, é possível combinar serverless computing para processar eventos na camada de negócios, utilizar objetos distribuídos para facilitar a comunicação entre diferentes servidores na camada de dados e implantar as diversas camadas em uma cloud computing pública para otimização de recursos.
Em uma arquitetura multicamadas, a camada de negócios deve sempre estar no mesmo servidor da camada de dados para evitar latência na comunicação entre os componentes.
O uso de objetos distribuídos deve ser evitado em arquiteturas cliente-servidor para garantir que a comunicação ocorra de forma síncrona e dentro do mesmo contexto de rede.
Serverless computing não é recomendado em soluções que utilizam cloud computing, pois os ambientes de nuvem pública exigem o gerenciamento explícito de servidores para controlar custos de forma eficiente.
Em uma arquitetura multicamadas, os componentes funcionais comunicam-se por meio de chamadas de procedimentos locais dentro de um único processo, ao invés de mensagens entre processos, o que garante seu alto desempenho. Por isso, a comunicação entre as camadas deve ser sempre síncrona, para garantir que as respostas sejam imediatas e não haja falhas de consistência nos dados.
Em ambientes multiusuários dentro de sistemas distribuídos, os componentes podem ser implementados em diferentes linguagens de programação, plataformas e protocolos para comunicação. Nesse tipo de sistema distribuído, faz-se necessário um software que gerencie essas diversas partes e assegure que elas possam se comunicar e trocar dados. Esse software é denominado
comutação de pacotes.
middleware.
servidor de aplicação.
chamadas remotas (RPC).
microsserviços.
Assinale a opção em que é corretamente apresentada uma característica de funcionamento de uma DHT (distributed hash table) em um sistema distribuído.
Os algoritmos de busca de dados são do tipo O2 .
Os nós só possuem informações relativas a si mesmos.
A abordagem de busca é, por padrão, do tipo broadcast.
A curva elíptica é o tipo de criptografia utilizada em sua estrutura.
Os dados são armazenados em uma estrutura chave-valor.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A respeito do conceito de multitenancy, assinale a alternativa correta.
Somente pode ser implementado com a utilização de máquinas Windows.
É um conceito moderno que surgiu apenas nos últimos 10 anos.
É a abordagem mais cara e lenta, inviável no uso diário da maioria das empresas.
Diminui a flexibilidade da infraestrutura ao implicar altos custos com máquinas ociosas.
É uma funcionalidade de cloud computing.
Batista (2012) traz em sua obra um glossário com diversos conceitos relacionados à tecnologia da informação. Segundo o autor, o termo plotter é corretamente definido como o dispositivo:
Que conecta dois segmentos de rede local, que podem ter tipos semelhantes ou não, tais como Ethernet e Token Ring.
De impressão para grandes formatos, normalmente utilizados em engenharia para impressão de projetos, e atualmente também utilizados por birôs de computação gráfica.
De hardware que se encontra na periferia do computador, normalmente algum acessório ligado a ele por meio de uma porta ou placa.
De armazenamento magnético que tem capacidade superior aos disquetes comuns. Tem modelos de 100 Mb e 250 Mb.
De conexão central de redes do tipo estrela que direciona o fluxo de uma porta para outra.
Leia o trecho a seguir.
É uma linguagem de programação paralela de plataforma cruzada usada para programar diferentes tipos de processadores em computadores pessoais, servidores, dispositivos móveis e plataformas embarcadas. Ela define uma linguagem de programação e uma interface de programação de aplicativos para controlar a plataforma e executar programas em dispositivos de computação, como CPUs e GPUs.
Assinale a opção que indica a tecnologia descrita no trecho acima.
OpenCL.
MPI.
Fortran.
OpenMP.
Assembly.
Chama-se cruzado o compilador que gera um programa que seja executável em pelo menos um sistema operacional diferente daquele onde o compilador tenha sido executado.
Certo
Errado