

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação à engenharia de usabilidade, a definição e a validação da arquitetura da interface com o usuário, bem como os testes de desempenho, estão mais associados à fase de construção que à fase de elaboração.
O ciclo de vida que caracteriza claramente uma abordagem sistemática e sequencial das atividades é o ciclo de vida:
clássico ou cascata;
prototipação;
espiral;
técnicas de quarta geração;
híbrido.
O RUP (Rational Unified Process) é uma metodologia de projeto de software criada pela Rational. O processo analítico do RUP divide o ciclo de vida de desenvolvimento de software em 4 fases. Assinale a alternativa que não indica uma fase do ciclo de vida de desenvolvimento de software, de acordo com o RUP.
Transição.
Concepção.
Elaboração.
Implantação.
Construção.
A modelagem de sistemas de software consiste na utilização de notações gráficas e textuais com o objetivo de construir modelos que representem as partes essenciais de um sistema, considerando-se as várias perspectivas diferentes e complementares.
Segundo a Norma ABNT ISO/IEC 12.207, ciclo de vida pode ser definido como evolução de um sistema, produto, serviço, projeto ou outra entidade desenvolvida por humanos, desde a concepção até a desativação.
As atividades comuns nos modelos de processo de desenvolvimento de software incluem
início, planejamento, teste, validação, ajuste e produção.
modelagem, aprovação, requisitos, teste e produção.
iniciação, iteração, elaboração, construção e transição.
comunicação, planejamento, modelagem, construção e desenvolvimento.
comunicação, elaboração, transição e descarte.
Em um processo iterativo de desenvolvimento de software, a essência é que a especificação seja desenvolvida conjuntamente com o software. A entrega incremental é um modelo de processo projetado para apoiar a iteração de processo, em que a cada incremento é gerado um novo protótipo do sistema, enquanto os requisitos da próxima entrega são analisados. Depois de gerados todos os incrementos, o sistema está completo e, somente então, pode ser colocado em operação.
Considerando as figuras I, II e III apresentadas, assinale a opção correta, com relação a processos de software.
A figura II representa um modelo de processo de software evolucionário. Os elementos identificados por #A e #B correspondem, respectivamente, às versões inicial e versão intermediária, enquanto que os elementos identificados por #D e #C correspondem, respectivamente , ao desenvolvimento e à versão final.
A figura II representa um modelo de processo de software por componentes. Os elementos identificados por #A e #D correspondem, respectivamente, a prototipação e implementação.
As figuras I e II correspondem a modelos de processos de software que têm paradigmas similares.
Na figura II, os elementos identificados por #E e #D correspondem, respectivamente, à definição de requisitos e à avaliação.
Os elementos identificados por #1, na figura I, e por #D, na figura II, correspondem a tarefas da mesma natureza.
O termo artefato, empregado na dimensão da qualidade do processo, além de um produto tecnológico, pode ser entendido também como qualquer saída produzida por uma atividade do ciclo de desenvolvimento de software.
Com base nas figuras I, II e III apresentadas, assinale a opção correta, acerca de processos de software.
A figura I descreve um modelo de processo de software conhecido como sequencial. Nessa figura, os elementos identificados por #1, #2 e #3 correspondem, respectivamente, à prototipação, ao desenvolvimento e à validação.
As figuras I e III descrevem basicamente o mesmo modelo de processo de software, em que a modificação de requisitos, conforme descrita na figura III, é uma fase opcional.
A figura I descreve um modelo de processo de software conhecido como em cascata. Os elementos identificados por #1, #2 e #3 correspondem, respectivamente, ao projeto de sistema de software, à implementação, e a integração e validação do sistema.
A figura I não descreve corretamente um modelo de processo de software, pois a operação e manutenção não podem retroalimentar a fase de definição de requisitos.
A figura II representa o detalhe do elemento identificado por #3 na figura I, que define a implementação e verificação do sistema.
O RUP (Rational Unified Process) é um processo proprietário de engenharia de software embasado no seguinte conjunto de princípios e melhores práticas de desenvolvimento software: modelagem de negócios, requisitos, análise e projeto, implementação, teste, implantação, ambiente, configuração e gerência de mudança e gerência de projeto.

Considerando a figura acima, assinale a opção correta, a respeito de RUP.
O objetivo da fase de elaboração, que corresponde ao identificador #2 na figura, é desenvolver a arquitetura do sistema, em que se identificam os requisitos mais importantes e se faz uma avaliação dos riscos.
Os artefatos dos modelos de design e de user-experience correspondem à visão da arquitetura de requisitos.
Os objetivos da transição, que corresponde ao identificador #3 na figura, são validar o sistema de acordo com a especificação do usuário, treinar usuários e mantenedores e preparar o local de implantação.
Alguns artefatos que compõem a fase de concepção, que corresponde ao identificador #0 na figura, são a visão, a lista de riscos, o plano de desenvolvimento de software e o plano de iteração.
Uma das atividades da transição é completar o projeto de componentes e subsistemas.
Os princípios de refatoração (refactoring) e pequenas entregas (small releases) são seguidos pela comunidade que apóia o desenvolvimento ágil de sistemas de software. Considere os modelos de processo de software a seguir:
I. Modelo Iterativo;
II. Modelo Espiral;
III. Modelo Cascata.
Pode-se dizer que as técnicas de refatoração e pequenas entregas são aplicadas de forma eficaz em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
No contexto do RUP, considere:
I. Estabelecer o escopo do software do projeto e as condições limite, incluindo uma visão operacional, critérios de aceitação e o que deve ou não estar no produto.
II. Estabelecer uma arquitetura da baseline derivada do tratamento dos cenários significativos do ponto de vista da arquitetura, que normalmente expõem os maiores riscos técnicos do projeto.
Os itens I e II constituem alguns dos objetivos principais incluídos, respectivamente, nas fases de
Elaboração e Construção.
Iniciação e Elaboração.
Elaboração e Transição.
Iniciação e Construção.
Construção e Transição.
Os nomes das quatro fases do Processo Unificado (UP) são:
Requisitos, Análise, Design e Programação.
Requisitos, Elaboração, Codificação e Implantação.
Concepção, Elaboração, Construção e Transição.
Planejamento, Design, Implementação e Entrega.
Análise, Design, Implementação e Testes.
Considere o desenvolvimento de uma aplicação que utiliza um componente de prateleira (off-the-shelf) para realizar algumas funcionalidades da aplicação. A primeira etapa em que as funcionalidades são testadas junto com a aplicação é a(o)
desempenho.
integração.
stress.
validação.
unidade.
Considere as seguintes afirmações sobre as fases do modelo cascata de desenvolvimento de software:
I. são executadas de forma isolada;
II. não se pode começar outra fase se a anterior não tiver terminado;
III. a informação de uma fase é utilizada em outra fase e existe o retorno (feedback ) entre elas.
Sobre as afirmações, pode-se dizer que está correto o contido em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
O gerenciamento de configuração (configuration management – CM) trata da identificação do artefato, das versões e das dependências entre artefatos, bem como da identificação de configurações que são conjuntos coerentes de artefatos relacionados.
Engenharia de software é uma área do conhecimento voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos objetivando organização, produtividade e qualidade. Ela é composta pelas seguintes camadas:
Análise, desenvolvimento e testes.
Análise, prototipação, implementação e testes.
Objetos, classes e métodos.
Processos, métodos e ferramentas.
O desenvolvimento evolucionário e o modelo em cascata são exemplos de modelo de processo de software. Uma abordagem evolucionária para desenvolvimento de software é frequentemente mais eficaz que a abordagem em cascata na produção de sistemas que atendam às necessidades imediatas dos clientes. A vantagem da segunda é que a especificação pode ser desenvolvida de forma incremental.