

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O uso de transações distribuídas em bancos de dados introduz o problema da manutenção da propriedade da atomicidade para essas transações. Se uma transação depende de operações que devem ocorrer em dois ou mais nós distintos, é necessário que o sucesso ou falha dessas operações possa ser percebido por todos os nós participantes.
Um dos algoritmos mais utilizados para a implementação de transações dessa natureza é:
Sync-lock;
SyncPoint;
Undo-Redo;
2-phase lock;
2-phase commitment.
Uma transação é uma unidade de execução de programa que acessa e, possivelmente, atualiza vários itens. Há uma propriedade das transações que garante que a execução simultânea de transações resulte em uma situação no sistema equivalente ao estado obtido caso as transações tivessem sido executadas uma de cada vez, independente da ordem em que são executadas. Essa propriedade denomina-se:
isolamento.
consistência.
atomicidade.
durabilidade.
dinamicidade.
Considere uma transação de banco de dados que transfere uma quantia X de uma conta A para outra, B. A transação consiste de uma leitura e gravação de A, seguida da leitura e gravação de B. Admita que o programador construiu seu programa corretamente.
Caso ocorra algum tipo de erro nas operações sobre B, interrompendo o curso normal da transação, o sistema gerenciador do banco de dados deve agir para corrigir a situação e garantir que as propriedades da transação sejam respeitadas.
A propriedade resguardada, nesse caso, é conhecida como
atomicidade.
consistência.
durabilidade.
isolamento.
independência de dados.
As transações em um banco de dados devem possuir várias propriedades, normalmente chamadas propriedades ACID. Sobre essas propriedades é correto afirmar que
uma transação deve tornar suas atualizações visíveis para outras antes da operação COMMIT ser executada.
uma vez completado o COMMIT da transação, suas atualizações sobrevivem no banco de dados mesmo que haja uma queda do sistema.
qualquer transação transforma o estado correto do banco de dados em outro estado correto, preservando a correção em todos os pontos intermediários.
a propriedade de correção define que qualquer transação é uma proposição do tipo tudo ou nada.
o isolamento das transações é uma propriedade que deixa visíveis as atualizações a outras transações antes da operação COMMIT.
Há 4 propriedades básicas que uma transação de um banco de dados relacional deve respeitar. Assinale a alternativa que contém duas dessas propriedades.
Atomicidade e isolamento.
Consistência e normalização.
Durabilidade e paralelismo.
Normalização e atomicidade.
Paralelismo e isolamento.
Uma das propriedades que uma transação de um banco de dados relacional deve respeitar é a que estabelece que uma transação deva ser completada até seu término, não sendo admissível implementá-la apenas parcialmente. Essa é a propriedade da
conexão.
unicidade.
dependência.
atomicidade.
compatibilidade.
Em um sistema gerenciador de banco de dados, uma transação é uma unidade de execução de programa que acessa e, possivelmente, atualiza vários itens de dados. Uma transação, geralmente, é o resultado da execução de um programa de usuário escrito em uma linguagem de manipulação de dados de alto nível ou em uma linguagem de programação (por exemplo, C ou Cobol), e é delimitada por declarações (ou chamadas de função) da forma begin transaction e end transaction. Para assegurar a integridade dos dados, exige-se que o sistema de banco de dados mantenha a propriedade de que todas as operações da transação sejam refletidas corretamente no banco de dados ou nenhuma o será. Esta propriedade é conhecida por:
Encapsulamento.
Atomicidade.
Validação.
Reversão.
O tratamento de imagens auxilia no desenvolvimento de páginas para a Internet, pois as tornam mais leves, o que possibilita uma maior interação entre o usuário e a página. Considerando as opções para edição/tratamento de imagens disponíveis no drewamweaver, a ferramenta
é capaz de
redimensionar a imagem.
otimizar a imagem.
modificar brilho e contraste da imagem.
desfocar a imagem.
recortar a imagem.
Considere uma transação no banco de dados de uma instituição financeira referente à transferência de valores da conta-corrente de um determinado cliente para a conta- -corrente de outro cliente, mostrada no quadro a seguir.

Caso ocorra uma falha no sistema logo após ter sido executada a operação de número 3 e antes de ter sido executada a operação de número 6 do quadro acima, e se o sistema não conseguir restabelecer o valor original de X, qual propriedade de transações foi violada?
Em relação às propriedades ACID das transações, correlacione as colunas a seguir, de acordo com o melhor significado de cada propriedade:
Propriedade
I. Atomicidade
II. Consistência
III. Isolamento
IV. Durabilidade
Significado
( ) As mudanças aplicadas ao banco de dados por uma transação confirmada, não podem ser perdidas por causa de falhas.
( ) Uma transação não deve sofrer interferência por outra transação em execução simultânea.
( ) Uma transação deve ser realizada em sua totalidade ou não ser realizada de forma alguma.
( ) Uma transação deve levar o banco de dados de um estado consistente para outro.
Está CORRETA a seguinte sequência de respostas:
IV, III, I, II.
IV, II, I, III.
II, III, I, IV.
IV, III, II, I.
Um analista recebeu a missão de avaliar as propriedades das transações de um sistema de banco de dados que sua empresa está pensando em adquirir. Um dos testes que ele realizou consistiu na execução da seguinte transação:
Ti: read(A); A := A – 50; write(A); read(B); B := B + 50; write(B);
O objetivo da transação era transferir 50 reais da conta A para a conta B.
Após receber a confirmação do sistema de banco de dados de que a transação foi efetuada com sucesso, significando que não houve nenhuma falha de sistema que tenha resultado em perda de dados relativa a essa transferência, o analista simulou uma falta de energia, e o servidor no qual estava o sistema de banco de dados foi desligado. A seguir, o servidor foi reiniciado e o sistema de banco de dados, também. Após realizar todos os processos referentes à recuperação de falhas do sistema de banco de dados, o analista verificou que as mudanças feitas no banco de dados não persistiram. Pelo que foi descrito, qual das seguintes propriedades das transações o sistema de banco de dados avaliado pelo analista NÃO apresenta?
Atomicidade
Consistência
Durabilidade
Isolamento
Sincronismo
A propriedade de uma transação denominada de ACID envolve os seguintes conceitos:
Atômico, Concorrente, Isolamento e Durabilidade.
Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade.
Atomicidade, Concorrente, Inconsistente e Durabilidade.
Atomicidade, Consistência, Integridade e Dependência de dados.
Atomicidade, Consistência, Isolamento e Dependência de dados.
Uma vez completado o COMMIT da transação, suas atualizações sobrevivem no banco de dados mesmo que haja uma queda subsequente no sistema. É a propriedade das transações denominada
Durabilidade.
Derivação.
Concorrência.
Manutenibilidade.
Visibilidade.
A visualização de uma página que está sendo editada no Dreamweaver CS4, num navegador web, pode ser realizada pressionando a tecla
F5.
End.
F12.
Home.
As quatro propriedades de uma transação são sumarizadas em uma sigla denominada ACID.
-
As letras A e C indicam, respectivamente, as propriedades:
Atomicidade e Consistência.
Atomicidade e Concorrência.
Atomicidade e Convergência.
Autenticidade e Consistência.
Autenticidade e Concorrência.
Considere duas transações distintas T1 e T2, onde T1 pode "enxergar" as atualizações de T2 (após T2 executar o COMMIT) ou T2 pode "enxergar" as atualizações de T1 (após T1 executar o COMMIT), mas certamente não ambas. Isso quer dizer que geralmente existem muitas transações sendo executadas ao mesmo tempo, porém, as atualizações de uma dada transação são ocultas de todas as outras até o COMMIT dessa transação. Trata-se da propridade de transação chamada
Execução.
Isolamento.
Atualização.
Atomicidade.
Persistência.
Em banco de dados, todo método de controle de concorrência deve evitar anomalias de sincronização. Essas anomalias estão relacionadas a
I perda da consistência do banco.
II acesso via ODBC.
III acesso a dados inconsistentes.
IV consulta recursiva.
V perda de atualizações.
Estão certos apenas os itens
I, II e IV.
I, III e V.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, III e V.
Que propriedade ACID garante que uma transação de banco de dados seja totalmente executada ou não tenha efeito?
Consistência
Atomicidade
Durabilidade
Estabilidade
Isolamento
Dentre as opções a seguir, marque aquela que NÃO contém uma propriedade desejável de uma transação de banco de dados.
Isolamento.
Confiabilidade.
Durabilidade.
Atomicidade.
Consistência.