Questões de Concurso sobre SGSI - Sistema de Gestão de Segurança da Informação

 
 
Disciplina 1
Assunto 4
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
534 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Norma ISO/IEC 27.002 especifica quais controles criptográficos podem ser utilizados para alcançar diferentes objetivos de segurança da informação. Assinale a alternativa correspondente ao controle que utiliza técnicas de criptografia para fornecer evidência da ocorrência ou não ocorrência de um evento ou de uma ação.


A

Confidencialidade


B

Não repúdio


C

Integridade


D

Autenticidade


E

Autenticação

A norma ISO 27002 visa estabelecer diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar a gestão de segurança da informação em uma empresa. Além disso, ela inclui a seleção, a implementação e o gerenciamento de controles, considerando os ambientes de risco encontrados em uma empresa. São considerados benefícios dessa normativa, EXCETO:


A

Proporciona maior controle de ativos e informações sensíveis.


B

Oferece uma abordagem para implantação de políticas de controles.


C

Contribui para uma melhor conscientização sobre segurança da informação.


D

Aumenta os custos com a prevenção de incidentes de segurança da informação.

Uma das formas de assegurar a proteção da informação é através de uma Política de Segurança da Informação. Possui como objetivo prover orientação e apoio a todos os ativos da organização, de acordo com os requisitos de negócio e com as leis regulamentadoras pertinentes. Sobre a Segurança da Informação, analise as afirmativas a seguir.


I. Ao interconectar redes públicas e privadas, o acesso aos recursos de informações compartilhados aumenta a dificuldade de se controlar. Instalar e utilizar antivírus é uma forma de ação preventiva que pode eliminar completamente a insegurança de ataques à rede.

II. Uma Política de Segurança da Informação é adquirida a partir da implementação de controles adequados. Os recursos e as instalações de processamento de informações devem ser mantidos em áreas seguras, incluindo políticas segurança, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software e hardware com barreiras de segurança apropriadas e controle de acesso.

III. Uma Política de Segurança da Informação é um manual de procedimentos que atribuem controles de segurança que precisam ser estabelecidos, implementados, monitorados e analisados para garantir que os objetivos do negócio sejam atendidos. Caso não existam regras preestabelecidas, a segurança se tornará inconsistente.

IV. Uma Política de Segurança da Informação bem estruturada com procedimentos de controle adequados é importante para os negócios, tanto do setor público quanto do setor privado para proteger as infraestruturas críticas.


Está correto o que se afirma apenas em


A

I e III.


B

III e IV.


C

I, II e IV.


D

II, III e IV.

Políticas de segurança definem os direitos e as responsabilidades de cada um em relação à segurança dos recursos computacionais que utiliza e as penalidades às quais está sujeito, caso não as cumpram (Cartilha de Segurança da Internet, 2012). Sobre os tipos de políticas de segurança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Política de confidencialidade: não define como são tratadas as informações institucionais, ou seja, se elas podem ser repassadas a terceiros.

( ) Política de senhas: define as regras sobre o uso de senhas nos recursos computacionais, como tamanho mínimo e máximo, regra de formação e periodicidade de troca.

( ) Política de privacidade: define como são tratadas as informações pessoais, sejam elas de clientes, usuários ou funcionários.

( ) Política de uso aceitável: não define as regras de uso dos recursos computacionais, os direitos e as responsabilidades de quem os utiliza e as situações que são consideradas abusivas.

( ) Política de backup: define as regras sobre a realização de cópias de segurança, como tipo de mídia utilizada, período de retenção e frequência de execução.


A sequência está correta em


A

F, F, F, F, F.


B

F, V, V, F, V.


C

F, V, F, V, F.


D

V, F, F, V, F.


E

V, V, V, V, V.

Segundo a Norma ISO/IEC 27002, segurança da informação é definida como sendo a preservação da confidencialidade, da integridade e da disponibilidade da informação. Considerando os conceitos abordados nesta normativa, assinale a afirmativa correta.


A

Integridade: pode ser definida como a garantia de que as informações serão acessadas apenas pelas pessoas que têm autorização para acessá-las.


B

Confidencialidade: garantia de que as informações estarão disponíveis para serem acessadas pelas pessoas que têm autorização para vê-las quando forem necessárias.


C

Política de Segurança da Informação: deve expressar informalmente as intenções e diretrizes setoriais da direção da organização no sentido de promover a preservação da confidencialidade; da integridade; e, da disponibilidade da informação.


D

Política de Segurança da Informação: documento que tem como objetivo mostrar a orientação e o apoio da direção da organização para a segurança da informação de acordo com os requisitos do negócio e com as leis e regulamentações pertinentes.

De acordo com a Norma ISO/IEC 27.001/2013, a gerência superior deve demonstrar liderança e comprometimento com o gerenciamento da segurança da informação. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta uma demonstração desse tipo de liderança e de comprometimento.


A

Comunicar que uma gestão eficaz da segurança da informação e estar em conformidade com os requisitos do sistema de gerenciamento de segurança da informação não são pontos importantes.


B

Não priorizar melhoria contínua, focando em outras atividades.


C

Garantir a não disponibilidade dos recursos necessários ao sistema de gestão da segurança da informação.


D

Garantir que a política de segurança da informação e os objetivos de segurança da informação sejam estabelecidos e compatíveis com o direcionamento estratégico da organização.


E

Não alocar tempo para direcionar e apoiar as pessoas, a fim de contribuir para a eficácia do sistema de gestão da segurança da informação.

A norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013 (Tecnologia da informação – Técnicas de segurança – Código de prática para controles de segurança da informação) estabelece, em seu Capítulo 9, condições para um sistema de gerenciamento de senha, contendo, explicitamente, como diretriz


A

obrigar que cada usuário possua um mínimo de duas senhas para seu acesso ao sistema.


B

as senhas de cada usuário devem ser previamente aprovadas por suas chefias imediatas.


C

estabelecer uma senha única a todos usuários de uma mesma seção dentro da empresa.


D

obrigar o registro das senhas dos usuários em um sistema corporativo, para controle por suas chefias.


E

permitir que os usuários selecionem e modifiquem suas próprias senhas.

Uma empresa de consultoria foi chamada para implementar o processo de gestão de risco, com atividades coordenadas para dirigir e controlar o risco de uma organização. Nesta tarefa, essa empresa de consultoria deve aplicar os itens de uma norma NBR-ISO específica. Para essa situação, a norma NBR-ISO a ser utilizada é a:


A

27001


B

27002


C

27005


D

27007

Segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013, quem deve estabelecer a política de segurança da informação, atribuir responsabilidades e autoridade para assegurar que o Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI) esteja em conformidade com os requisitos dessa norma e, ainda, relatar sobre o desempenho do sistema de gestão da segurança da informação é


A

o setor de Qualidade.


B

a área de Infraestrutura.


C

a área de Tecnologia da Informação.


D

a Alta Direção.


E

a área de Compliance.

Sobre a política de segurança da informação de uma organização, é INCORRETO afirmar que:


A

Fornece uma série de diretrizes e critérios para garantir a disponibilidade, integridade e confidencialidade da informação na organização.


B

Documenta uma análise de riscos em segurança da informação, bem como seus critérios de aceitação e tratamento ao risco.


C

Proporciona orientação da direção e apoio para a segurança da informação de acordo com os requisitos de negócio.


D

Considerável que contemple regulamentações, legislação e contratos.


E

Convém que sejam comunicadas e entendidas por todas as partes interessadas da organização.

Gestão de riscos é o processo de natureza permanente, estabelecido, direcionado e monitorado pela alta administração, que contempla as atividades de identificar, avaliar e gerenciar potenciais eventos que possam afetar a organização, destinado a fornecer segurança razoável quanto à realização de seus objetivos.


(Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/seguranca-e-protecao-de-dados/gestao-riscos. Acesso em: 20/04/2023.)


Para reduzir os riscos é necessário implementar controles adequados, isso inclui políticas, procedimentos, diretrizes, práticas ou estruturas organizacionais, que podem ser de natureza administrativa, técnica, de gestão, ou legal. Podem ser selecionados a partir de normas preestabelecidas ou de conjunto de controles específicos como, por exemplo, as normas: Normas ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013 e ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013, ABNT NBR ISO/IEC 22301, ABNT NBR ISO 31000:2018.


Sobre a norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013, analise as afirmativas a seguir.


I. Especifica requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

II. Busca de forma objetiva e genérica apresentar os requisitos aplicáveis a todas as organizações, independentemente do tipo, tamanho ou natureza.

III. Ao utilizar a norma na organização, não é necessário utilizar todos os requisitos para satisfazer os critérios de aceitação de riscos; isso varia de acordo com cada empresa.

IV. Os requisitos são divididos em sete categorias: contexto da organização; liderança; planejamento; apoio; operações; avaliação do desempenho; e, melhoria.


Está correto o que se afirma apenas em


A

I e III.


B

I, II e IV.


C

I, III e IV.


D

II, III e IV.

Na área de Tecnologia da Informação as normas da ISO são de grande ajuda a manter a segurança cibernética das empresas. Seu entendimento e adoção na prática nos ajudam. Dentro do conjunto de normas temos várias normas, sendo que a ______ tem a seguinte proposta: Segurança da informação, segurança cibernética e proteção da privacidade: controles de segurança da informação.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

27005


B

31003


C

27004


D

31001


E

27002

Qual é o objetivo principal da norma ISO 27001:2013?


A

Padronizar a qualidade de sistemas de gestão ambiental.


B

Estabelecer diretrizes para gestão de saúde e segurança ocupacional.


C

Garantir a segurança da informação em organizações.


D

Padronizar a gestão de continuidade de negócios.


E

Promover a sustentabilidade ecológica em organizações.

No âmbito da implantação da norma NBR ISO/EC nº 27001:2013 para garantir uma maior segurança da informação, qual das seguintes alternativas descreve corretamente um dos principais requisitos desta norma?


A

Estabelecer uma política de uso aceitável para a utilização de emails.


B

Garantir que cada empregado tenha seu próprio computador pessoal.


C

Implementar uma infraestrutura de chave pública (PKI) para gerenciamento de chaves e certificados.


D

Estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão de segurança da informação (SGSI).


E

Implementar uma VPN para todos os empregados.

O documento de política de segurança da informação tem como diretriz de implementação a necessidade de a direção da organização emitir uma declaração de comprometimento, que deve ser previamente registrada em órgão competente e anexada à política de segurança da informação.


C

Certo


E

Errado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado