Imagem de fundo

Com relação à Governança de TI relacionada à Governança...

ORIENTAÇÃO GERAL

Nesta prova, usaremos o termo “processo tradicional” (de desenvolvimento de software) significando os processos mais formalizados e prescritivos, em contraposição aos chamados “métodos ágeis” ou “metodologias ágeis”. Também usaremos o termo “processo de desenvolvimento” por simplificação, significando “processo de desenvolvimento de software”

Com relação à Governança de TI relacionada à Governança Corporativa, é INCORRETO afirmar que


A

a Resolução 3380 do Banco Central do Brasil dispõe sobre a realização de auditorias.


B

os requisitos da SOX, Sarbanes-Oxley Act, ligados às informações financeiras e de resultados afetam bastante a TI, já que essas informações vêm de todos os processos de negócio que geram fatos contábeis e financeiros para a empresa, que podem estar automatizados ou não.


C

um dos pilares estabelecidos pela Acordo da Basileia II estabelece regras para a comunicação para o mercado, dos requisitos mínimos de capital, face aos riscos e aos métodos e resultados de avaliações de risco.


D

de acordo com o IBCG, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, um dos princípios da Governança Corporativa é que os agentes da governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.