Imagem de fundo

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990)...

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) estabelece princípios que garantem o pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social de crianças e adolescentes, assegurando-lhes o direito à liberdade de pensamento, consciência e crença.


Com base nesses princípios e na relação entre o ECA e o Ensino Religioso, analise as afirmativas a seguir:


I.O ECA garante à criança e ao adolescente o direito de ter ou não uma religião, bem como de mudar de crença, devendo a escola respeitar essas escolhas no ambiente educacional.

II.A oferta do Ensino Religioso nas escolas públicas deve ocorrer de forma confessional, vinculada a uma tradição religiosa específica, desde que haja consentimento dos responsáveis.

III.A liberdade de crença assegurada pelo ECA implica que nenhuma criança ou adolescente pode ser compelido a participar de atividades religiosas contrárias às suas convicções pessoais ou familiares.

IV.O respeito à diversidade religiosa no contexto escolar deve ser entendido como parte da formação ética e cidadã prevista no ECA.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.


B

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


C

Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.


D

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.