Imagem de fundo

Almeida & Trevisan (2023) relatam que na história da...

Almeida & Trevisan (2023) relatam que na história da terapia ocupacional, como uma herança do tratamento moral, a profissão utilizava o trabalho como recurso terapêutico para a recuperação da racionalidade psíquica, bem como o restabelecimento de saúde, a organização do comportamento, o controle da ociosidade e o entretenimento no interior dos manicômios. Sobre essa fundamentação inicial, assinale a afirmativa correta.


A

Trouxe inovações epistemológicas, técnicas e éticas que reorientaram a concepção de saúde.


B

Foi fortemente marcada por um caráter de promoção da adaptação social e pela filosofia humanista.


C

Processos de saúde e doença passaram a ser considerados de forma atrelada a determinantes sociais, históricos, econômicos e culturais.


D

A prática emergiu no âmbito disciplinar, em diálogo com as ciências humanas e movimentos sociais de redemocratização e luta por direitos, reflexões e críticas dos fundamentos da profissão.