

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O terapeuta ocupacional tem papel importante no enfrentamento da hospitalização e do adoecimento, na medida em que auxilia na realização de afazeres saudáveis e no resgate ou na descoberta de novas capacidades e habilidades.
Certo
Errado
Analise as afirmativas abaixo, tratando da História da Terapia Ocupacional (TO).
1. A TO surgiu nos Estados Unidos da América no início do século XX, inicialmente com intuito de minimizar os efeitos da Primeira Guerra Mundial.
2. A TO surgiu primeiramente na Europa por volta de 1910 e mais tarde, por volta de 1930 foi reconhecida nos Estados Unidos.
3. A TO, tanto no continente americano quanto europeu, teve suas atividades iniciais voltadas ao atendimento de pessoas vítimas de guerra.
4. Na América Latina, a história da TO se iniciou formalmente após a Segunda Guerra Mundial fomentada por organismos internacionais (ONU e UNESCO). 5. No Brasil o primeiro curso de TO surgiu apenas no ano de 1969, com intuito de formar profissionais da reabilitação dos membros superiores e treino de AVDs.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Desde a criação dos primeiros cursos de terapia ocupacional no Brasil, em 1956, referenciais teóricos e metodológicos vêm sendo incorporados e substituídos de acordo com os contextos e mudanças históricas, sociais e políticas do país. A incorporação de novas perspectivas acontece, também, em diálogo com reconfigurações no âmbito das políticas públicas, com recomendações de organismos internacionais e com a difusão de novas tecnologias e tendências produzidas nos cenários nacional e/ou internacional (Galheigo, S. M. et al., 2018). Considerando esse processo de problematização e suas conjunturas sócio históricas, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A entrada da perspectiva humanista na produção nacional da profissão aconteceu em meados dos anos 60 com a influência da psiquiatria social de Luís Cerqueira e do aparecimento das comunidades terapêuticas.
II. Nos anos 80 começaram a surgir as problematizações críticas ao modelo biomédico e cientificista hegemônico, às práticas realizadas nas instituições totais e ao processo técnico-procedimental, começando as reflexões e incorporando os saberes provenientes das Ciências Humanas e Sociais, ganhando espaço nas produções teóricas o pensamento técnico-político.
III. No final dos anos 90 ocorre o movimento que sai das discussões filosóficas para se enraizar na prática, na busca por legitimidade a partir da identificação das necessidades das diferentes populações e na elaboração de estratégias de ação de caráter interdisciplinar, em conformidade com as políticas do setor.
IV. Na Terapia Ocupacional brasileira contemporânea evidenciam-se as perspectivas teórico-metodológicas, referenciais teórico-práticos e modelos que retomam o pensamento técnico-procedimental para populações específicas, de forma a reduzir as práticas plurais nos diferentes contextos e com as diferentes populações.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
No que tange aos serviços criados na Reforma Psiquiátrica, durante o Movimento da Luta Antimanicomial, visando a substituição dos antigos hospitais psiquiátricos, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) ( ) Centros de Convivência e Cooperativas (CECCO).
( ) Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
( ) Serviço Residencial Terapêutico (SRT).
( ) Centro Especializado de Reabilitação (CER).
( ) Leitos de retaguarda em Hospital Geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
F, V, F, F, F
V, F, V, V, V
V, V, V, F, F
V, V, V, F, V
A AOTA - American OcupationaI Therapy Association descreve a Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional como documento oficial destinado aos profissionais e estudantes de Terapia Ocupacional e aos demais profissionais de saúde. O termo contexto pessoal, conforme descrito na Estrutura, refere-se a:
fase da vida, a hora do dia ou do ano, a duração ou ritmo da atividade e história
características demográficas do indivíduo, que não fazem parte de uma condição de saúde
costumes, crenças, padrões de atividades, de comportamento e expectativas aceitas pela sociedade
interações que ocorrem em situações simuladas, em tempo real, ou quase real, em que há ausência de contato físico
O conceito de Comportamento Ocupacional, desenvolvido por Mary Reilly, é considerado um marco da Terapia Ocupacional, pois
compreendeu a ocupação e a forma como as pessoas se engajam nela como o conceito estruturante da prática e da pesquisa em Terapia Ocupacional e criou as bases para o desenvolvimento do Modelo da Ocupação Humana.
defendeu que a reorientação dos comportamentos disfuncionais é o foco da atuação do terapeuta ocupacional e foi desenvolvido a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Comportamental.
considerou os resultados das interações sociais nos estados de saúde das pessoas e postulou que a ação do terapeuta ocupacional deveria pautar‐se na ampliação das redes sociais.
defendeu o uso terapêutico das atividades expressivas e da análise de seus componentes, como eixo estruturante da prática da Terapia Ocupacional Psicodinâmica.
foi a base do desenvolvimento dos primeiros instrumentos da Terapia Ocupacional para a avaliação do desempenho ocupacional, adaptação e retorno ao trabalho.
A profissão de Terapeuta Ocupacional surge para atender às necessidades sociais surgidas a partir da Primeira Guerra Mundial e do processo de industrialização fordista (Bezerra e Trindade, 2013). Assim, a profissão de Terapeuta Ocupacional surge socialmente para:
Tratar de pessoas com problemática física e/ou sensorial com o intuito de lhe proporcionar as condições de vida satisfatória e inserção no mercado de trabalho.
Tratar de vítimas de acidente de trabalho da indústria moderna e dos militares que retornavam da guerra com dificuldades físicas e psíquicas.
Tratar de vítimas de acidente de trabalho da indústria moderna e para colocar em condições de exploração os indivíduos com problemática física e/ou sensorial.
Tratar dos militares que iriam para a guerra com o intuito de criar as condições psicológicas de sobrevivência nos contextos sociais da guerra.
Tratar dos militares que retornavam da guerra e de seus familiares com o intuito de auxiliar-lhes na reestruturação da vida familiar e social.
A terapia ocupacional emergiu-se enquanto profissão justamente relacionada aos problemas de inserção social das pessoas com agravos severos físicos ou mentais e especialmente sua possível inserção no trabalho. Atualmente, os novos ventos da reabilitação psicossocial e o avanço das práticas de desinstitucionalização passam a reconhecer o direito das populações alvo da atenção e a produção de respostas às suas necessidades como centrais em qualquer processo de cuidado. Em relação à reabilitação psicossocial, assinale a alternativa CORRETA:
É importante questionar as velhas estratégias da reabilitação pelo trabalho e buscar novas formas de pensar as relações entre trabalho e reabilitação.
Os processos de trabalho não necessariamente precisam ser dotados de sentido para as pessoas, para que seus ritmos e desejos convivam de forma diferente com a diferença.
Redimensionar as formas de a sociedade pensar e agir, diante das populações mais vulneráveis, tem preocupado somente com setores mais comprometidos com a produção de respostas sociais inovadoras, que são as grandes empresas.
A Terapia Ocupacional vem tentando se alinhar com a área de saúde do trabalhador na tentativa de poder colaborar no futuro com o desenvolvimento de ações pertinentes aos avanços atuais dessa área.
O terapeuta ocupacional que atua na saúde do trabalhador tem suas intervenções voltadas somente para a prevenção de agravos.
Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde – OMS, revista em 2002, “Cuidado Paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”. Ainda, as intervenções em cuidados paliativos são baseadas em princípios. Assim, marque a alternativa que corresponde ao princípio que está mais relacionado à atuação da Terapia Ocupacional nesse contexto:
Afirmar a vida e considerar a morte como um processo normal da vida.
Não acelerar nem adiar a morte.
Deve ser iniciado o mais precocemente possível, juntamente com outras medidas de prolongamento da vida.
Oferecer um sistema de suporte que possibilite o paciente viver tão ativamente quanto possível, até o momento da sua morte.
Interromper todas as intervenções já que o paciente não tem mais jeito.
Reconhecidamente, o hospital foi o contexto de surgimento da própria Terapia Ocupacional,
no fim do século XX, na Europa, com contexto de encerramento das políticas de Wellfare e de ampliação da presença do setor privado na atenção em saúde.
especificamente no contexto de crítica às instituições asilares e nos processos de desinstitucionalização.
no início do século XX, nos Estados Unidos da América e, nos meados do mesmo século, no Brasil, marcado pela atenção aos pacientes crônicos – psiquiátricos ou tuberculosos.
em meados dos anos 2000, no contexto de criação e fortalecimento das políticas públicas de saúde, especialmente a Política Nacional de Humanização.
no pós-segunda guerra, na atenção aos pacientes com neuroses de guerra e sequelas motoras e neurológicas.
Com relação à história da Terapia Ocupacional no Brasil, assinale a alternativa correta.
teve início na década de 60 a regulamentação da profissão em diversos estados brasileiros
contou com a adaptação de bibliografia estrangeira para a realidade brasileira de maneira satisfatória
tem como bagagem importante a necessidade de readaptação dos “incapacitados” no pós II Guerra Mundial e possibilidade da criação de uma “terapêutica ocupacional” por Nise da Silveira
foi influenciada pelo modelo clínico-biológico desde sua origem de maneira significativa, com atenção recente para fatores psicológicos e sociais
Durante as décadas de 1970 e 1980, a Terapia Ocupacional passou por intensas modificações no Brasil. Com relação a este fato, assinale a alternativa correta.
apesar de intensas mudanças políticas pós-ditadura militar no país, a profissão permaneceu restrita ao campo da saúde
ampliou atuações, acrescentando participações em programas educativos e em instituições tutelares, envolvendo-se também na assistência social
os programas de reabilitação física receberam grandes investimentos devido à influência estrangeira na formação de profissionais brasileiros
firmou-se como “a terapia do trabalho”, instrumento eficaz no controle asilar de pacientes com sofrimento psíquico
Os modelos/correntes filosóficas de processo de terapia ocupacional descritos por Francisco (1988) são:
humanista, freudiano, social
psíquico, social, positivista
socialista, materialista, positivista
positivista, humanista, materialista histórico
Alguns marcos históricos influenciaram a reforma psiquiátrica brasileira. Estes acontecimentos promoveram paradigmas em saúde mental. Para a Terapia Ocupacional, o Tratamento Moral de Philippe Pinel foi um paradigma em que o trabalho tinha propósito terapêutico, com características definidas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta:
As tarefas eram organizadas conforme a complexidade da atividade e o nível de degradação moral e intelectual do interno.
O tratamento moral foi instituído no Brasil pela família real e foi nominada também como ergoterapia, praxiterapia e laborterapia.
O termo Terapia Ocupacional foi utilizado por Pinnel como a base do tratamento moral, utilizando atividades no tratamento de loucos de toda ordem, por meio de tarefas para sua reabilitação.
Nos hospitais psiquiátricos, locais exclusivos de tratamento, a superlotação, a deficiência de pessoal, a precariedade, os maus tratos foram intensificados, promovendo mais adoecimento e reclusão
A partir de uma retomada histórica, podemos verificar que os caminhos da terapia ocupacional têm sido trilhados em relação estreita com os caminhos da saúde mental e psiquiatria, com grandes nomes que deixaram grandes contribuições na construção teórico-prática da profissão. Dentre essas influências no decorrer da história, podemos citar, EXCETO:
Carl Gustav Jung.
Gregor Johann Mendel.
Nise da Silveira.
Rui Chamone Jorge.
Alcançar a saúde, o bem-estar e a participação na vida por meio do envolvimento na ocupação constitui o domínio e o processo da terapia ocupacional em geral.
Certo
Errado
Desde a década de 1960, tanto nos Estados Unidos quanto nos diversos países da Europa, principalmente Itália, França e Inglaterra, o movimento da reforma psiquiátrica se desenvolveu e passou a figurar como importante elemento de transformação. No Brasil, desde meados dos anos 1970, acontecimentos importantes impulsionaram o movimento de desinstitucionalização. Um desses acontecimentos foi
a organização dos movimentos dissociais e a luta pela redemocratização do país.
a crise na Divisão Internacional de Saúde Mental – DINSAM.
a divulgação da experiência alemã de Trieste.
a organização e o surgimento do Movimento de Trabalhadores de Saúde Mental – MTSM.
Em março de 1917, um pequeno grupo de pessoas reuniu-se pela ideia de que a ocupação poderia desempenhar um importante papel na cura e na saúde. As práticas que construíram a futura profissão de Terapia Ocupacional eram disseminadas por toda a comunidade médica, mas, com a reunião de 1917, a National Society for the Promotion of Occupational Therapy (NSPOT), posteriormente renomeada como American Occupational Therapy Association (AOTA), agrupou estas práticas. Sobre a história e fundamentos da Terapia Ocupacional, é correto afirmar que
houve um notório crescimento da profissão Terapia Ocupacional desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, todo esse crescimento e toda esta mudança tiveram um custo, e alguns terapeutas ocupacionais sentiram que a profissão havia perdido seu foco na ocupação. Um desses profissionais foi Eleanor Clarcke Slagle, que exigiu um retorno à crença fundamental da Terapia Ocupacional “de que o homem, por meio do uso de suas mãos, quando elas são energizadas pela mente e pela vontade, pode influenciar o seu estado de saúde”.
a Ciência Ocupacional foi desenvolvida na University of Southern California, em 1989, tendo como um de seus precursores Gary Kielhofner. Por meio de grandes chaves de análise, denominadas forma, função e significado da ocupação, os autores vêm produzindo várias pesquisas sobre a ocupação, utilizando-se de conhecimentos interdisciplinares.
o Modelo da Ocupação Humana foi elaborado por Elizabeth June Yerxa na década de 1970. Desde a publicação da primeira edição de seu livro, em 1985, Yerxa e colaboradores vêm trabalhando para expandir a compreensão científica da necessidade humana por ocupação e sua aplicação na prática da terapia ocupacional.
o Comportamento Ocupacional foi desenvolvido por Mary Reilly, nos anos 60 e 70, partindo do pressuposto de que a ocupação era o centro e o método da área. Os quatro temas conceituais principais do Comportamento Ocupacional são: adaptação ao trabalho e jogo, motivação para a ocupação, adaptação no tempo e papéis ocupacionais.
Na base da gênese e constituição da profissão do Terapeuta Ocupacional estão as perspectivas endogenista e histórico-crítica que são antagônicas e levam a conclusões distintas sobre a gênese e constituição da profissão. Como possibilidade de superação do endogenismo Neto (2009) apresenta a concepção de:
Dessinstitucionalização.
Movimentos Precursores.
Práticas Emergentes.
Pronto Atendimento.
Protoformas.
Sobre a história da Terapia Ocupacional no Brasil é correto afirmar o seguinte:
no Brasil, a família real trouxe o Tratamento Moral e a terapia pelo trabalho, esta última recebeu diversas denominações, tai s como: ergoterapia, praxisterapia e laborterapia. Esses conceitos que guardam em si similaridades, foram substituídos pela nomenclatura Terapia Ocupacional, conforme o curso e a profissão foram criados no país na segunda metade do século XX.
o Hospital D. Pedro II, no Rio de Janeiro, foi a primeira instituição criada no Brasil para o atendimento dos sequelados de guerra, foi inaugurada em 1854 e desenvolvia oficinas de marcenaria, desfiação de estopa, sapataria e alfaiataria, visando o resgate da funcionalidade dos membros lesionados.
no Brasil, a criação de dez hospícios teve como principal fundamento o tratamento moral. Estas instituições seguiam o mesmo molde: prédios que simulavam o ambiente de uma casa, localizados próximo aos centros urbanos, e pacientes que eram protagonistas de seu projeto terapêutico.
o tratamento moral era caracterizado por práticas como a convulso-terapia e o eletrochoque. As investigações focavam a nosologia psiquiátrica com alterações anatomopatológicas do cérebro, como as encontradas nos alcoólatras e nos epiléticos.