

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O regulamento da Lei nº 14.185/2002 (MAPA, 2002) dispõe sobre o processo de produção de queijo minas artesanal e determina que o leite utilizado para essa produção atenda a padrões microbiológicos e físico-químicos.
Com relação a esses padrões, assinale a alternativa incorreta.
No leite utilizado para a produção de queijo minas, a contagem bacteriana total deve ser ≤ 100.000 ufc/mL; e a presença de células somáticas deve ser ≤ 400.000 unidades/mL.
No leite utilizado para a produção de queijo minas, é aceitável a presença de alguns microrganismos, como o Staphylococcus aureus ≤ 100 ufc/mL; e a Escherichia coli ≤ 100 ufc/mL.
Com relação aos padrões físicos-químicos, o teor de gordura no leite deve ser de 3%; a acidez em graus Dornic de 15° a 20° D; e a densidade a 15° C de 1.028 a 1.033.
Para a produção de queijo minas, é aceitável no leite uma porcentagem mínima de resíduos de antibióticos, agrotóxicos e quimioterápicos.