

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O ciclo reprodutivo relaciona-se com vários fenômenos: puberdade e maturidade sexual, estação de monta, ciclo estral, atividade sexual pós-parto e envelhecimento. Sobre o tema, é CORRETO afirmar que:
O início da puberdade está mais intimamente relacionado com o peso corpóreo do que com a idade. O gado leiteiro atinge a puberdade quando o peso do corpo representa 30 a 40% do peso adulto; no gado de corte, essa porcentagem é maior.
Em bovinos e suínos, o cio ocorre em certa estacionalidade. As fêmeas apresentam cio nos períodos mais frios do ano.
O fotoperíodo e a temperatura ambiental afetam os ciclos sexuais sazonais. O segundo é o fator mais eficiente.
Ciclos anovulatórios silenciosos ocorrem sempre no início e no fim da estação sexual e continuam durante o período de anestro em um número variável de ovelhas.