Questões de Concurso sobre Clínica Médica

 
 
Disciplina 1
Assunto 6
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.180 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com FORD e MAZZAFERRO, o exame do animal com traumatismo agudo que está inconsciente e em choque e apresenta hemorragia aguda ou dificuldade respiratória deve ser feito simultaneamente ao tratamento imediato e agressivo para estabilizar o paciente. Como, em geral, não há tempo para uma anamnese detalhada, o diagnóstico baseia-se, principalmente, nos achados do exame físico e testes simples de diagnóstico. A triagem é a arte e a habilidade de avaliar pacientes rapidamente e classificá-los de acordo com a urgência requerida do tratamento. Com relação aos testes laboratoriais auxiliares de diagnóstico, analisar os itens abaixo:


I. Os testes de diagnóstico imediatos devem incluir hematócrito, proteínas totais, glucose, nitrogênio não proteico e densidade urinária.

II. Devem sempre ser realizadas as técnicas invasivas de diagnóstico, incluindo a toracocentese, paracentese abdominal e lavado peritoneal de diagnóstico.

III. O hemograma e a contagem de plaquetas, assim como a realização de hemogasometria arterial e eletrólitos, parâmetros de coagulação, perfil bioquímico sérico, lactado sérico e urinálise, deverão ser considerados para a melhor avaliação clínica do paciente.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente os itens I e III.


D

Somente os itens II e III.

Ano: 2019
Prova: FUNDEP - Prefeitura - Médico Veterinário - 2019

A fluidoterapia é um dos procedimentos mais frequentes utilizados na rotina médica de animais de companhia.

Com relação à fluidoterapia, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) São exemplos de fluidos cristaloides que podem ser utilizados nos animais o Ringer-lactato, o hidroxietilamido e a solução de glicose a 5%.

( ) Algumas soluções podem ser adicionadas ao fluido para corrigir deficiências e são denominadas aditivos, por exemplo, o cloreto de potássio.

( ) Os fluidos podem ser administrados pelas vias intravenosa, oral, subcutânea e intraóssea.

( ) A quantidade de fluido a ser administrado em 24 horas deve suprir as necessidades de manutenção e compensar as perdas concomitantes, sendo que a necessidade de manutenção em filhotes é menor que nos animais adultos.


Assinale a sequência correta.


A

V V F F


B

F F V V


C

V F F V


D

F V V F

Leia as afirmativas a seguir:

-

I. O aumento da coordenação motora no animal é um dos possíveis sintomas da cinomose.

II. A diarreia com sangue nas fezes é o único sintoma da Parvovirose canina.

III. O corpo das aves encontra-se coberto pela pele e seus anexos, tais como as penas, as unhas e o bico.

-

Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Está correta a afirmativa I, apenas.


C

Está correta a afirmativa II, apenas.


D

Está correta a afirmativa III, apenas


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre a leptospirose, é correto afirmar que:


A

é uma zoonose transmitida pela bactéria Lepstospira cujo tratamento é feito exclusivamente com antibiótico do grupo das penicilinas.


B

a contaminação é frequente e pode desencadear sinais clínicos graves e até morte em várias espécies como: caninos, bovinos, suínos, felinos e humanos.


C

a manifestação clássica da leptospirose grave é caracterizada pela tríade de insuficiência hepática, insuficiência renal e hemorragias, mais comumente pulmonar.


D

a única forma de contaminação é o contato direto com a urina de roedores. Isso reforça a necessidade de manter a vigilância operante para o controle de roedores, principalmente em áreas endêmicas do país.


E

por se tratar de uma zoonose endêmica no Brasil, tornando-se epidêmica em períodos chuvosos, principalmente nas capitais e áreas metropolitanas, não é uma doença que exige notificação devido ao grande número de casos.

A mastite é a inflamação da glândula mamária, que se caracteriza por apresentar alterações patológicas no tecido glandular e uma série de modificações físico-químicas no leite. A respeito do diagnóstico, é correto afirmar que:


A

a primeira etapa para confirmação de mastite é a inspeção, que consiste em realizar uma anamnese rigorosa, inspeção da pele do úbere e tetos, e, por fim, avaliar o úbere em busca de possíveis alterações de tamanho e forma.


B

em caso de mastite, o pH do leite se torna ácido, pois as bactérias liberam substâncias acidificantes.


C

deve-se coletar, sob criteriosa antissepsia, uma amostra de leite em tubo estéril para ser realizado o exame bacteriológico e antibiograma, sendo esse o único método de diagnóstico existente para mastite.


D

o aspecto do leite é avaliado no momento da coleta, buscando-se identificar apenas presença de sangue, sintoma comum em mastite.


E

antigamente uma prova bastante usada no leite era o “Califórnia Mastites Test” (CMT) Hoje já sabemos que o teste tem baixa eficácia em sua avaliação, e por isso não é mais utilizado.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado