

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os anti-inflamatórios, os quais podem ser classificados em esteroidais e não esteroidais, são fármacos frequentemente prescritos pelos médicos veterinários para seus pacientes. Dentre as diversas atividades farmacológicas dos esteroidais, podem ser incluídas a diminuição da migração leucocitária para o local da lesão tecidual, a inibição da síntese e a liberação de pirógenos endógenos e a indução do parto na gestação avançada. Nesse sentido, desejando-se prescrever um anti-inflamatório esteroidal, qual princípio ativo deveria ser indicado?
Triancinolona
Fenilbutazona
Carprofeno
Acetaminofeno
O vírus da raiva é sensível ao pH baixo e aos solventes de lipídeos, que agem no envelope viral. O “vírus de rua” é isolado dos animais doentes e não modificado em laboratório, mantendo a capacidade de invadir as glândulas salivares. A doença acomete o homem e quase todas as espécies de mamíferos domésticos e silvestres. A manifestação clínica da raiva varia nas diferentes espécies de animais domésticos, sejam eles de companhia ou de produção. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Nos bovinos e equinos, a forma furiosa da raiva é a mais frequente.
II. Os gatos geralmente desenvolvem a forma paralítica da doença.
III. A manifestação da forma furiosa da raiva é frequente em caninos.
IV. Nos ovinos e nos primatas não humanos, a doença é assintomática.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
I, II, III e IV.
Considerando o exame físico dos animais clinicamente hígidos, é correto afirmar:
Os linfonodos subilíacos são difíceis de serem palpados em equinos e facilmente palpáveis nos ruminantes, cães e gatos.
Nos ruminantes adultos, o rúmen é facilmente acessível ao exame físico por ser o maior compartimento digestório, localizado no lado direito da cavidade abdominal.
Aéreos, hidroaéreos e timpânicos são exemplos de ruídos audíveis à auscultação, enquanto mole, firme e dura são as consistências detectáveis à palpação.
Na percussão dígito‐digital da cavidade torácica em cães, a área correspondente ao pulmão apresenta som claro e, ao hiponcôndrio direito, som maciço, devido à presença do fígado.
Na auscultação cardíaca, a segunda bulha corresponde ao fechamento das válvulas atrioventriculares, à distensão das cordoalhas tendíneas e à contração ventricular.
Considerando a avaliação laboratorial do fígado, é correto afirmar:
A enzima alanina aminotransferase é um marcador de necrose de hepatócitos em ruminantes.
A concentração de ureia plasmática aumenta em casos de desvio portossistêmico em cães.
A enzima gamaglutamiltransferase é um marcador de colestase em equinos.
A concentração de amônia plasmática diminui na insuficiência hepática em cães.
A fração bilirrubina direta predomina na circulação em casos de hemólise aguda em gatos.
As pneumonias bacterianas em animais de grande porte representam importante impacto econômico, podendo ocorrer em diferentes faixas etárias. Nesse contexto, é correto afirmar:
Tanto bronquíolos como parênquima pulmonar estão livres de bactérias, e a quebra dos sistemas de defesa presentes em vias aéreas anteriores pode propiciar a instalação de quadro infeccioso.
Pneumonia bacteriana pode se desenvolver após infecção viral, uma vez que a principal consequência é elevação da população de macrófagos alveolares, que liberam grande quantidade de citocinas e criam ambiente favorável à proliferação bacteriana.
As bactérias envolvidas nos quadros de pneumonia bacteriana podem ser gram‐positivas, gram‐negativas, anaeróbias, podendo ocorrer a associação sinérgica entre elas.
O quadro de pneumonia associado a halitose e secreção nasal com mau odor sugerem quadro de infecção por agente gram‐negativo.
Como as pneumonias bacterianas podem estar associadas a infecções virais e levar a graves consequências, o tratamento pode incluir a administração de agentes antivirais, além de associação de antibióticos de amplo espectro.