

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um equino, macho, 3 anos, apresenta há aproximadamente 45 dias corrimento nasal bilateral intermitente, de aspecto mucoso, opaco, esbranquiçado e inodoro. Observa-se ainda: febre intermitente, emagrecimento, dispneia, aumento dos gânglios linfáticos, dor e tumefação na região parotídea. Os sinais clínicos pioram quando a cabeça do animal é abaixada. O exame laboratorial revelou leucocitose. Segundo o proprietário foi realizado um tratamento com antibióticos por 05 dias, com melhora passageira e retorno do quadro 10 dias após a suspensão do tratamento. O quadro clínico apresentado é compatível com:
sinusite
pneumonia
empiema da bolsa gutural
infecção fúngica por Aspergillus nidulans
infecção por vírus sincicial respiratório eqüino
Sobre a insuficiência cardíaca em cães, analise as afirmativas abaixo colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando a afirmativa for falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Na insuficiência cardíaca, as pressões de preenchimento venoso ficam reduzidas, sendo a redução do débito cardíaco devido à disfunção cardíaca sistólica.
( ) Um aumento acentuado de tamanho do átrio esquerdo pode ocasionar uma compressão dos brônquios com consequente tosse, trata-se de um sinal de cardiopatia e necessariamente de uma insuficiência cardíaca.
( ) É provável a existência de ICC do lado direito quando observa-se aumento da pressão venosa jugular, hepatomegalia e acúmulo anormal de líquido.
( ) Deve-se prescrever digoxina a praticamente todos os pacientes com miocardiopatia dilatada ou fibrilação atrial, estando contra-indicada nas arritmias ventriculares complexas.
Se um cão da raça labrador, muito utilizada pela Polícia Militar, está claudicando, é provável que seu problema se localize no sistema:
digestivo;
urinário;
cardiopulmonar;
ósteo-articular.
Essa enfermidade deve ser notificada imediatamente à defesa sanitária.