Questões de Concurso sobre Clínica Médica

 
 
Disciplina 1
Assunto 6
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.180 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Cão, macho, doze anos de idade, peso 5 kg, da raça poodle, apresenta aumento de volume abdominal e edema de membros pélvicos. Proprietário relata leve intolerância a exercícios. Diante do exposto, qual é o provável diagnóstico?


A

Hepatite tóxica por carbamatos.


B

Insuficiência cardíaca congestiva esquerda.


C

Insuficiência cardíaca congestiva direita.


D

Insuficiência renal aguda.

As leishmanioses referem-se a uma variedade de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania. São doenças infecciosas, transmitidas por mosquitos flebotomíneos, apresentando curso crônico com sinais cutâneos, mucocutâneos e sistêmicos. Com relação a leishmaniose, a assinale a alternativa correta.


A

Apesar da existência de tratamento para os animais, ele não é aconselhável. Recomenda-se o sacrifício do animal, pelo fato do mesmo constituir-se em reservatório, e portanto, mantenedor do ciclo de infecção.


B

Na América Latina, o agente responsável pela leishmaniose visceral é a Leishmaniabraziliensis.


C

A leishmaniose canina é de caráter víscero-cutâneo crônico, causada pela L.infantum e L. chagasi.


D

A sorologia é o método preferencial para o diagnóstico da leishmaniose cutânea, apresentando menor valor para a leishmaniose visceral.

Os bovinos podem apresentar diversos distúrbios que alteram todo o funcionamento do seu organismo. Dentre esses distúrbios, temos a acidose metabólica. Sobre essa doença assinale a alternativa correta:


A

pode ocorrer em bezerros devido a diarreias severas, excesso de concentrado na dieta e intensa atividade muscular.


B

ocorre principalmente em animais adultos, tendo como principal causa a diarreia, que leva à perda de hidrogênio e consequente aumento do pH.


C

diminui a produção de lactato, quando ocorre por distúrbios fermentativos.


D

pode ocorrer por diarreia, que irá ocasionar perda excessiva de bicarbonato, levando a um aumento do pH, caracterizando a acidose.

Um método adequado de eutanásia deve garantir a perda da consciência de forma rápida, irreversível e desprovida de experiência emocional ou física desagradável. Dentre todos os métodos, os agentes injetáveis são os mais indicados para eutanásia na maioria das espécies. O agente barbitúrico comumente usado para a produção do estado de anestesia geral é o(a):


A

tiopental.


B

etomidato.


C

propofol.


D

cetamina.


E

tiletamina.

A doença conhecida como paresia da parturiente, febre do leite, febre vitular, paresia pós-parto, etc., é consequência direta de:


A

Hiponatremia.


B

Deficiência de vitaminas do complexo B.


C

Infecção bacteriana puerperal.


D

Hipercalemia.


E

Hipocalcemia.

Leishmanioses representam um conjunto de enfermidades diferentes entre si, que podem comprometer pele, mucosas e vísceras, dependendo da espécie do parasito e da resposta imune do hospedeiro. São produzidas por diferentes espécies do protozoário pertencente ao gênero Leishmania, parasitas com ciclo de vida heteroxênico, vivendo alternadamente em hospedeiros vertebrados (mamíferos) e insetos vetores (flebotomíneos). Com relação à leishmaniose, analisar os itens abaixo:


I. Nos hospedeiros mamíferos, os parasitas assumem a forma amastigota (aflageladas), arredondada e imóvel (3-6μm), que se multiplicam obrigatoriamente dentro de células do sistema monocítico fagocitário (especialmente macrófagos). À medida que as formas amastigotas vão se multiplicando, os macrófagos se rompem liberando parasitas que são fagocitados por outros macrófagos.

II. São requisitos para uma espécie de flebotomínio ser vetora: deve ser antropofílica e zoofílica, deve estar parasitado (e também com a mesma espécie de parasito que a do homem), deve ter distribuição geográfica igual ao do parasito, deve transmitir o protozoário pela picada e deve ser abundante na natureza.

III. Os testes sorológicos de imunofluorescência direta (IFD) e imunoenzimático (ELISA) são utilizados para detectar antígenos anti-Leishmania. As reações sorológicas podem ser utilizadas como critério isolado para diagnóstico de leishmaniose. Entretanto, podem ser consideradas como critério adicional no diagnóstico diferencial com outras doenças, especialmente nos casos sem demonstração de qualquer agente etiológico.

IV. Os cães com leishmaniose visceral comumente possuem um ou mais sinais, sendo eles: na fase inicial da doença, há lesões cutâneas (alopecia, despigmentação de pelos, descamação e eczema, em particular no espelho nasal e nas orelhas) e pequenas úlceras rasas localizadas mais frequentemente ao nível das orelhas, focinho, cauda e articulações. Nas fases mais adiantadas, observa-se, com grande frequência, onicogrifose, esplenomegalia, linfoadenopatia, alopecia, dermatites, úlceras de pele, distúrbios oculares (conjuntivites, ceratites, ceratoconjuntivite, blefarites e/ou uveítes), coriza, apatia, diarreia, hemorragia intestinal, edema de patas e vômito, além da hiperqueratose. Na fase final da infecção, ocorrem, em geral, a paresia das patas posteriores, caquexia, inanição e morte. Entretanto, cães infectados podem permanecer sem sinais clínicos por um longo período de tempo.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens III e IV


C

Somente os itens I, II e IV.


D

Todos os itens.

Espécie doméstica mais sensível aos efeitos tóxicos da lidocaína (convulsões e depressão cardiovascular) e que, por esse motivo, é empregada para bloqueios infiltrativos locais em doses mais reduzidas que as recomendadas em outras espécies, além de ter seu uso pela via intravenosa restrito:


A

Cães


B

Caprinos


C

Gatos


D

Coelhos


E

Suínos

Quais são as doenças que a vacina V4, previne em gatos?


A

Raiva, rinotraqueite, panleucopenia, leucemia felina.


B

Calicivirose, rinotraqueite, panleucopenia e clamidiose.


C

Calicivirose, panleucopenia, leucemia felina.


D

Nenhuma das alternativas.

Sobre a Insuficiência Renal Aguda (IRA) em cães, é correto afirmar que


A

a IRA é caracterizada por elevação abrupta e persistente da taxa de filtração glomerular devido a alterações vasculares que reduzam o fluxo sanguíneo renal.


B

a concentração sérica da enzima creatina quinase é o exame bioquímico utilizado para o diagnóstico da IRA em cães.


C

a IRA, embora possa decorrer de diversos tipos de doença renal, tem como causa mais frequente a lesão tubular aguda resultante de agressão isquêmica ou tóxica.


D

a lesão renal aguda tóxica ou isquêmica é um processo irreversível.


E

a IRA é potencialmente reversível, portanto o risco de morte é baixo.

Existem alterações hematológicas para as quais é necessário realizar o mielograma para obter um diagnóstico. São indicações hematológicas para realizar o mielograma:


A

neutropenia, trombocitopenia e anemia regenerativa.


B

neutrofilia, pancitopenia e anemia regenerativa.


C

neutropenia, pancitopenia e anemia não regenerativa.


D

neutrofilia, linfopenia e anemia hemorrágica.


E

neutrofilia, monocitose e anemia regenerativa.

De acordo com GERMANO e GERMANO, sobre a toxoplasmose, analisar os itens abaixo:


I. O homem pode contrair a infecção acidentalmente por meio da ingestão de oocistos infectantes presentes no solo ou na água, ou de alimentos, principalmente de origem vegetal, crus ou mal lavados, contaminados por diferentes formas do protozoário, cistos ou zoítos.

II. O leite de cabra cru tem sido frequentemente apontado como responsável por casos de toxoplasmose, tanto em crianças como em adultos.

III. Para evitar contaminação, as mãos e superfícies de corte, pias de cozinha e utensílios devem ser muito bem lavados com água e sabão após o contato com carne crua, ou insuficientemente cozida, para evitar o risco de contaminação cruzada. Frutas e vegetais devem ser lavados antes da ingestão.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente os itens I e III.


D

Somente os itens II e III.

Ano: 2019
Prova: URCA - Prefeitura - Médico Veterinário - 2019

A clamidiose felina é uma patologia associada a quadros de conjuntivite nos gatos. Sobre essa enfermidade, julgue os itens abaixo e assinale o único INCORRETO:


A

Os animais acometidos são principalmente gatos jovens, geralmente com idade inferior a 1 (um) ano;


B

A doença é caracterizada por intensa inflamação e secreção ocular;


C

O agente etiológico é a Clamydia felis, uma bactéria bastonete, intracelular obrigatória e gram-positiva;


D

O agente não sobrevive no meio externo ao hospedeiro, portanto a transmissão requer contato direto entre a fonte de infecção e o susceptível;


E

Os tecidos alvo são as mucosas, particularmente a conjuntiva;

As hepatopatias, nefropatias e enteropatias podem provocar alterações eletrolíticas nos pulmões. Qual o mecanismo que acarreta esse desequilíbrio?


A

Aumento da pressão hidrostática.


B

Aumento da permeabilidade vascular.


C

Diminuição da pressão oncótica.


D

Redução da drenagem linfática.


E

Aumento da permeabilidade vascular e redução da drenagem linfática.

A diminuição da perfusão renal de origem pré-renal ocasiona insuficiência renal aguda. Quais patologias são responsáveis por essa alteração?


A

Obstrução do aporte vascular, ICC, choque e hipovolemia.


B

Hipovolemia, necrose, choque e ICC.


C

Glomeruloesclerose, embolia, hemorragia e retenção de potássio.


D

Transformação deficiente de 25- hidroxicolecalciferol.


E

Formação deficiente de eritropoietina.

Das alterações morfológicas a seguir, qual pode ser observada nos casos avançados de doença pulmonar obstrutiva e restritiva?


A

Espessamento acentuado da túnica média das arteríolas pulmonares.


B

Destruição de tecido elástico nas paredes alveolares.


C

Fibrose das paredes alveolares.


D

Hemorragia na luz alveolar.


E

Revestimento dos espaços alveolares por membranas hialinas.

Leia o caso a seguir.


Uma vaca de alta produção criada em sistema de estabulação livre reduziu repentinamente o consumo alimentar e a produção leiteira. A vaca se encontra na segunda semana após o parto e apresentou retenção de envoltório fetal. Ao exame físico, observam-se frequências cardíaca e respiratória de 110 e 60, respectivamente. A temperatura retal se encontra em 39,0 ºC. O animal apresenta desidratação moderada, estimada em 8%, e sem motilidade ruminal. Ao se realizar a auscultação com percussão e com balotamento no abdome direito, detecta- se área de som metálico sob as últimas costelas. Baseado no histórico e exame físico, suspeita-se de deslocamento de abomaso à direita, podendo ou não haver torção do mesmo.

Nessa situação, qual é o procedimento indicado?


A

Fixação do abomaso na parede abdominal ventral com pinos e sem abertura da cavidade abdominal.


B

Omentopexia na parede abdominal direita por acesso no flanco direito.


C

Piloropexia na parede abdominal ventral por acesso paramediano.


D

Abomasopexia na parede abdominal ventral por acesso no flanco esquerdo.

Diabetes Mellitus é uma doença com incidência moderada em diversas espécies animais. Sobre tal enfermidade é correto afirmar:


A

Sabe-se que a enfermidade é restrita a animais obesos, uma vez que eles farão elevada ingestão de glicose e derivados.


B

É comum que o animal acometido apresente icterícia causada pela lesão das hemácias, caracterizando a icterícia pré-hepática.


C

O animal com diabetes pode apresentar alterações na urinálise que incluem a proteinúria, glicosúria e cetonúria.


D

O diagnóstico independe de alterações clínicas e deve ser feito por meio da dosagem da glicose sanguínea, que nestes animais apresenta-se diminuída.

A sepse é uma causa de óbito importante em potros neonatos. Reconhecer os sinais precocemente, bem como identificar potros que se enquadram na categoria de alto risco de desenvolver sepse, podem aumentar a sobrevivência de animais acometidos. São considerados fatores de risco, sinais clínicos, achados laboratoriais de sepse em potros neonatos, respectivamente:


A

ingestão de colostro inadequada, febre e timpanismo, hiperglicemia e trombocitopenia.


B

prematuridade, mucosas congestas e petéquias aurais, leucopenia e hipoglicemia.


C

parto em curral, diarreia e ataxia, leucocitose e acantocitose.


D

ingestão de colostro de baixa qualidade, tenesmo, monocitose.

A correção do timpanismo espumoso em bovinos consiste em:


A

sondagem ruminal e introdução de trocarte pelo flanco para liberação de gases.


B

fornecimento de solução contendo bicarbonato de sódio.


C

fluidoterapia oral com solução eletrolítica balanceada.


D

administração de produtos com polímeros de silicone em sua composição.

O correto acondicionamento de materiais biológicos colhidos dos animais é essencial para um resultado confiável de exames laboratoriais. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta quanto ao produto que deva estar contido em tubos de coleta de sangue de cães e gatos para posterior realização de hemograma:


A

anti-hemorrágico.


B

antitérmico.


C

anticoagulante.


D

antiparasitário.


E

antisséptico.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado