Questões de Concurso sobre Diagnóstico por Imagem - Página 5 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Diagnóstico por Imagem

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
296 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A avaliação renal pode ser realizada por meio do exame ultrassonográfico ou pela urografia excretora, sendo que ambos são úteis para o diagnóstico de diversas afecções. Considerando os padrões possíveis de opacificação nefrográfica e pielográfica de algumas doenças renais, assinale a alternativa correta.


A

A opacificação nefrográfica uniforme é observada nos casos de abscesso renal.


B

A opacificação nefrográfica localizada e não uniforme é observada nos casos de hipertrofia compensatória renal.


C

A opacificação nefrográfica multifocal, não uniforme é observada nos casos de obstrução da artéria renal.


D

A opacificação pielográfica está ausente ou incompleta nos recessos pélvicos; é observada nos casos de hidronefrose.


E

A opacificação pielográfica ocorre com ou sem dilatação pélvica e recessos pélvicos curtos; é observada nos casos de pielonefrite crônica.

Aponte um dos principais benefícios da endoscopia em cães e gatos.


A

Diagnóstico por imagem de fraturas ósseas.


B

Avaliação da função cardíaca.


C

Medição da pressão arterial sistêmica.


D

Exame visual direto do trato gastrointestinal.

Na clínica médica veterinária, o diagnóstico é um ato fundamental.


Sobre o ato, assinale a alternativa correta.


A

Diagnóstico terapêutico é a forma de identificar que a patologia não é tratável cirurgicamente.


B

Legalmente, o diagnóstico animal poderá ser realizado por médico-veterinário ou auxiliar veterinário, desde que devidamente registrados.


C

Para a elaboração de um diagnóstico, o profissional deve se ater somente ao que observa no exame clínico, sem considerar as informações repassadas pelo responsável pelo animal.


D

Diagnóstico diferencial é a prática de considerar outras condições que possam gerar os mesmos sinais clínicos na elaboração do diagnóstico definitivo.


E

Por ser fundamental, não é possível iniciar tratamentos sem que o diagnóstico conclusivo seja firmado.

Dona Benedita possui um cão que atende pelo nome de Pingo, raça Pinscher, 1 ano de idade, macho, 2,5 kg, coloração preta, com histórico de claudicação em membro torácico direito, após pular do sofá. Durante a consulta foi realizado exame físico e suspeitou-se de fratura de rádio e ulna do membro em questão. O médico veterinário solicitou exame de imagem (radiografias) do membro e confirmou o diagnóstico como fratura completa transversa da porção distal de rádio e ulna. Diante do diagnóstico, foi indicada realização de cirurgia (osteossíntese com placa). Levando em consideração o conceito de “strain de Perren”, assinale a alternativa correta a respeito da função da placa, para este caso.


A

Função apoio


B

Função compensação


C

Função ponte


D

Função neutralização

As técnicas de imagem criam uma representação visual (imagem) dos atributos mensuráveis de uma estrutura real. Além de reproduzir as características morfológicas das estruturas do corpo (imagem estrutural), certas modalidades de imagem são úteis para avaliar aspectos de sua função (imagem funcional) (KÖNIG; LIEBICH, 2021).

Com relação aos exames de imagem, analise as afirmativas a seguir:


I. Quando observado ao exame utrassonográfico, o leite da paciente com mastite possui aumento da ecogenicidade, pela alteração da celularidade.

II. Cães mais idosos, com doença articular degenerativa são diagnosticados displásicos a partir da mensuração do deslocamento da cabeça do fêmur em relação ao acetábulo.

III. Ecogenicidade descreve o aspecto resultante da interação da densidade dos tecidos com o feixe sonoro e a amplitude do eco retornado.

IV. Os raios-X são produzidos quando elétrons em alta velocidade atingem metais e estes têm a capacidade de penetrar nos tecidos animais de diferentes densidades.


Está CORRETO o que se afirma em


A

II, III e IV, apenas


B

I, III e IV, apenas.


C

II e IV, apenas.


D

I e IV, apenas.


E

III e IV, apenas.

A resolução da imagem ultrassonográfica é definida como a distinção da menor distância entre dois pontos. Assim sendo, é correto afirmar que a resolução é


A

inversamente proporcional à frequência do transdutor.


B

diretamente proporcional à distância entre duas áreas de compressão e rarefação.


C

inversamente proporcional ao comprimento de onda.


D

determinada pela velocidade do som nos tecidos moles, quanto maior a velocidade, maior a resolução.

A figura a seguir se refere a uma imagem ultrassonográfica do olho direito de uma cadela da raça Labrador Retriever, com 03 anos de idade, que apresentava: déficit visual, pupila dilatada e reflexo luminoso pupilar fraco.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa com o diagnóstico mais provável da afecção apresentada pelo animal.


A

Cistos iridociliares.


B

Catarata supermadura.


C

Lenticone posterior.


D

Deslocamento de retina.


E

Neoplasia intraocular.

A respeito da mucocele de vesícula biliar canina, assinale a alternativa que NÃO apresenta um sinal ultrassonográfico da afecção.


A

Parede pode aparecer hiperecoica e irregular.


B

Mucocele de padrão estrelado é visto inicialmente.


C

Parede espessa maior que 3 mm.


D

Concreções com focos sombreados, bem definidos e hiperecoicos no interior da vesícula biliar.


E

Mucocele de padrão similar à fruta kiwi, podendo levar a ruptura da vesícula biliar.

O princípio físico da imagem por ressonância magnética (RM) é complexo. Em relação ao exame de ressonância magnética (RM) é correto afirmar que:


A

os sinais gerados vêm do núcleo, ou próton, do hidrogênio.


B

os prótons de hidrogênio são energizados pela exposição a um fraco campo magnético.


C

os campos magnéticos dos prótons de nitrogênio passam dentro e fora das bobinas, gerando corrente.


D

Os fótons de raios X atravessam o paciente e são convertidos em sinais elétricos por um painel de detectores.

Em relação ao aspecto ultrassonográfico dos linfonodos, analise as seguintes assertivas:


I os linfonodos são isoecoicos ou discretamente hipoecoicos em relação a gordura adjacente;

II devido à grande variação de dimensões entre linfonodos mesentéricos entre cães e gatos o formato pode representar uma avaliação mais útil que as medidas absolutas;

III geralmente linfonodos, cuja relação entre o eixo curto e longo seja < que 0,5, são considerados sem alterações, o que foi validado apenas para os linfonodos ilíaco medial e nódulos inguinais superficiais;

IV a maioria dos linfonodos mesentéricos não são identificados ao exame ultrassonográfico em função das pequenas dimensões, localização e resolução dos equipamentos de ultrassom.


Estão corretas:


A

apenas I, II e III


B

apenas I, II e IV


C

apenas II e IV


D

todas

Um gato, sem raça definida, encontrado na rua, com queixa de tosse, espirros, dificuldade respiratória e intolerância a exercícios foi encaminhado para o setor de diagnóstico por imagem do hospital veterinário para a realização de uma radiografia torácica. Na radiografia torácica revelou-se aumento da radiotransparência dos campos pulmonares; campos pulmonares estendendo-se além do arco costal e espessamento e calcificação das paredes brônquicas. Demais estruturas torácicas se apresentavam dentro da normalidade radiográfica. O diagnóstico provável da afecção descrita é


A

edema pulmonar não cardiogênico.


B

bronquite alérgica.


C

pneumotórax.


D

efusão pleural.


E

cisto pulmonar.

Qual das seguintes opções é uma condição oftálmica comum em cães, caracterizada pela opacidade ou mudança na transparência do cristalino do olho?


A

Glaucoma.


B

Ceratoconjuntivite seca.


C

Catarata.


D

Retinopatia.


E

Miopia.

Em se tratando de anatomia, determinados termos descritivos são empregados para indicar precisamente e sem ambiguidades a posição ou a direção de partes do corpo do animal. O tórax dos mamíferos domésticos tem o formato de um cone truncado, achatado lateralmente, sendo que o seu ápice aponta para a cabeça, e a sua base, para a cauda (KÖNIG; LIEBICH, 2021).


Considerando os planos anatômicos, quais posicionamentos devem ser utilizados para realização de uma radiografia torácica em um cão?


A

Laterolateral e tangencial.


B

Tripla exposição.


C

Tangencial e ventrodorsal.


D

Laterais (direita e esquerda) e ventrodorsal.


E

Ventrodorsal e laterolateral.

O que é prognóstico na medicina veterinária?


A

Prevenção de uma doença


B

Tratamento de uma doença


C

Diagnóstico de uma doença


D

Monitoramento de uma doença


E

Previsão da evolução de uma doença

A dilatação generalizada do cólon geralmente é referida como megacólon, condição que pode ser idiopática ou associada a inúmeras causas. A avaliação radiográfica do diâmetro colônico é subjetiva, no entanto, a relação de tamanho entre algumas estruturas anatômicas podem se utilizadas para auxiliar a avaliação deste importante parâmetro. Assim sendo, assinale a opção correta quanto à avaliação do diâmetro colônico em cães por meio do exame radiográfico simples.


A

O diâmetro colônico deve ser inferior à altura do corpo da segunda vértebra lombar.


B

O diâmetro colônico deve ser igual ao diâmetro do intestino delgado.


C

O diâmetro colônico deve ser inferior ao comprimento do corpo da sétima vértebra lombar.


D

O diâmetro colônico deve ser inferior ao dobro da espessura da nona costela.

A radiografia convencional ou analógica que utiliza filme e écran vem sendo substituída pela radiografia digital na Medicina Veterinária. O termo radiografia digital é usado em referência aos dois principais sistemas atualmente em uso: a radiografia computadorizada (RC) e a radiografia digital direta (RDD).


Dentre as opções a seguir, indique as verdadeiras e as falsas, indicando a opção com a sequência correta.


( ) Os sistemas RC e RDD requerem computadores e softwares para visibilização das imagens.

( ) O sistema RC utiliza cassete com filme de acetato de celulose claro e tela intensificadora que, ao ser inserida num leitor de placas especializado, extrai a imagem latente por meio de laser.

( ) O sistema RDD utiliza uma placa que contém dois tipos principais de detectores: os diretos e os indiretos. Os detectores indiretos convertem a energia dos raios X em luz que por sua vez é convertida a sinais elétricos.

( ) No sistema RC, os elétrons aprisionados em estado de maior energia durante a exposição aos raios X são liberados em um estado energético menor e emitem luz visível. A energia da luz é ampliada e convertida em sinal elétrico proporcional a sua intensidade ao ser liberada da placa.


A

F, V, F, V


B

V, F, F, F


C

F, V, V, F


D

V, F, V, V

NÃO é uma indicação para a realização do exame ultrassonográfico em equinos adultos:


A

Ultrassonografia abdominal para sexagem de embrião, a confirmação de prenhes e a observação de alterações placentárias durante a gestação.


B

Avaliação ultrassonográfica transabdominal da parede do colón e do intestino delgado, estômago, fígado, baço, rins, adrenais e pâncreas.


C

Ultrassonografia ocular para avaliação de estruturas do segmento anterior e posterior, com o transdutor posicionado diretamente na córnea ou transpalpebral.


D

Avaliação ecocardiográfica pela visualização das estruturas cardíacas no corte parasternal direito em eixo curto (3 janelas) e eixo longo (3 janelas) e corte paraesternal esquerdo em eixo longo (3 janelas).

As tendinites são comuns em equinos de esporte. A avaliação ultrassonográfica dos tendões faz parte do diagnóstico e acompanhamento do paciente durante a terapia. Sobre a ultrassonografia dos tendões flexores digital superficial e profundo, analise as afirmativas a seguir:


I. Deve-se avaliar a presença e a localização das lesões, a área total do tendão e a área da lesão, as alterações de ecogenicidade, o paralelismo das fibras, além de alterações de tamanho do tendão.

II. Os tendões flexores digital superficial (TFDS) e digital profundo (TFDP) são avaliados na região palmar/plantar do metacarpo/metatarso. O TFDP está em contato direto com o osso terceiro metacarpiano/metatarsiano, dorsal ao TFDS.

III. Os cortes transversais são importantes para a visualização do paralelismo das fibras do TFDS e do TFDP.

IV. Para melhor avaliação do TFDS e TFDP, recomenda-se a tricotomia e a aplicação de gel na região avaliada, além da utilização de transdutores lineares de maiores frequências (7.5-16 MHz).


Está CORRETO o que se afirma, apenas, em:


A

I e II.


B

II e III.


C

I e IV.


D

II e IV.

Em relação à avaliação ultrassonográfica do pâncreas em cães ou gatos, considere as afirmações abaixo.


I - O pâncreas apresenta-se, frequentemente, como estrutura homogênea e isoecogênica à gordura mesentérica.

II - Insulinomas são os tumores pancreáticos endócrinos mais frequentes em cães.

III - Na pancreatite aguda, pode ser observada diminuição da ecogenicidade do mesentério adjacente ao pâncreas.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Em relação à avaliação ultrassonográfica do sistema reprodutor masculino de cães ou gatos, assinale a alternativa correta.


A

Neoplasias testiculares são raras em cães e gatos.


B

Orquite caracteriza-se, no exame ultrassonográfico, por diminuição testicular e aumento da ecogenicidade.


C

Aumento simétrico, nodular e hiperecogenicidade são os sinais ultrassonográficos observados em hiperplasia prostática benigna.


D

Os cistos paraprostáticos são encontrados internamente na próstata, adjacentes à uretra.


E

A ultrassonografia pode detectar neoplasia testicular de tamanho pequeno, que ainda não pode ser percebida por palpação.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado