

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As doenças transmitidas por roedores ao homem e a animais domésticos incluem a
Zoonoses são "doenças e infecções naturalmente transmitidas entre os hospedeiros vertebrados, os seres humanos e vice-versa". Nos últimos anos, alguns agentes zoonóticos antigos, que haviam desaparecidos e outros novos, que nunca tinham sido descritos, têm provocado surtos em diversas regiões da terra, levando a altos índices de morbidade e alarmantes níveis de mortalidade. Assinale a alternativa que lista a classificação dessas zoonose e seus respectivos exemplos:
Zoonose emergente e zoonose re-emergente, e tendo como exemplo, respectivamente, a Gripe Aviária e Pneumonia Asiática (SARS).
Zoonose emergente e antropozoonoses, e tem como exemplo, respectivamente, a Encefalopatia Espongiforme (BSE) e Raiva dos herbívoros.
Zooantropozoonose re-emergente e antropozoonoses emergente, e tem como exemplo, respectivamente, a Febre do Oeste do Nilo e a Toxoplasmose.
Zoonose emergente e antropozoonoses, e tendo como exemplo, respectivamente, a Febre do Oeste do Nilo e a Toxoplasmose.
Zoonose re-emergente e zoonose emergente, e tendo como exemplo, respectivamente, a Gripe aviária e Febre Maculosa.
Com relação aos conceitos básicos sobre os diferentes tipos de vacinas no mercado brasileiro, disponíveis para o controle e profilaxia de doenças infecciosas de animais de produção, assinale a alternativa correta:
Vacinas inativadas são mais seguras e estáveis e induzem imunidade do tipo humoral e celular (citotóxica).
A indução de interferon gama pelos imunógenos inativados pode alterar a resposta imune para as vacinas atenuadas por até sete dias.
Os adjuvantes imunológicos potencializam a resposta imune dos animais vacinados com imunógenos inativados, de subunidade e atenuados aumentando o período de proteção.
Vacinas atenuadas podem ser seguras, são mais termolábeis e induzem imunidade do tipo humoral e celular (citotóxica).
Vacinas de subunidade de aplicação parenteral apresentam como principal vantagem a indução de imunidade humoral sistêmica e de mucosa.
A partir dos três meses de idade, cães e gatos, sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes e cadelas prenhes ou no cio.
A infecção da glândula mamária pode ocorrer via ordenhadeira mecânica ou pelas mãos do ordenhador. A infecção pode ocorrer, ainda, por contaminação do ambiente.
Como a disseminação das salmonelas em superfícies de madeira é baixa, pode-se utilizar tábuas de madeira para o corte de carnes, desde que sejam devidamente lavadas e higienizadas.
Tanto nas mastites clínicas como nas subclínicas, recomenda-se lavar bem o úbere, com detergente, e enxaguá-lo com água potável. Em seguida, deve-se enxugar a glândula mamária com toalha de tecido limpa, para se evitar a fixação de sujidades.
Existem regras internacionais que determinam a notificação imediata e obrigatória de doenças transmissíveis de grande poder de difusão e de especial gravidade que possam estender-se para além das fronteiras nacionais. Neste sentido, as doenças de notificação compulsória e imediata incluem:
peste eqüina, varíola ovina e caprina, peste suína clássica, doença vesicular dos suínos, influenza aviária altamente patogênica;
carbúnculo hemático, varroase das abelhas, mormo, febre catarral maligna, varíola aviária;
brucelose caprina, botulismo, laringotraqueíte infecciosa aviária, cólera aviária, gastroenterite transmissível dos suínos;
artrite viral eqüina, surra, encefalomielite por enterovírus, rinite atrófica dos suínos, doença de Aujzesky.
Atualmente, utilizam-se as vacinas anti-rábicas obtidas a partir de culturas de células e(ou) que envolvam biologia molecular, como é o caso de vacinas recombinantes, embora ainda existam e sejam utilizadas vacinas produzidas em tecido nervoso.
No quadro de leptospirose, deve-se alcalinizar a urina do animal infectado, a fim de que a eliminação das leptospiras vivas pela urina diminua.
Um cão está com a forma clínica da leptospirose, portanto eliminando a bactéria para o meio ambiente e para os seres susceptíveis, incluindo o homem. Assinale a alternativa que define, correta e respectivamente, a situação deste animal e a principal via de eliminação:
Via de transmissão; através da urina;
Fonte de infecção; através da urina;
Fonte de infecção; através das fezes;
Reservatório; através das fezes.
O Programa Nacional de Sanidade de Eqüídeos visa essencialmente a profilaxia, controle e erradicação do mormo e da anemia infecciosa eqüina. Sobre o mormo e a anemia infecciosa eqüina, é correto afirmar:
Ambas são enfermidades de origem bacteriana e zoonóticas. O sacrifício dos animais é obrigatório, uma vez que não existe tratamento ou cura.
O mormo é de etiologia bacteriana, transmissível ao homem, e a anemia infecciosa eqüina é de etiologia viral, não transmissível ao homem. Nas duas enfermidades é obrigatório o sacrifício dos animais.
O mormo é de etiologia viral e transmissível ao homem, enquanto que a anemia infecciosa eqüina é de etiologia bacteriana e não transmissível ao homem. Ambas as enfermidades podem ser tratadas.
Ambas as enfermidades são de origem viral e não zoonóticas. É obrigatório o sacrifício dos animais, uma vez que não existe tratamento ou cura.
O mormo é de etiologia viral e a anemia infecciosa eqüina de etiologia bacteriana. Ambas as enfermidades são de evolução aguda, zoonóticas e os animais não respondem à vacinação.
Para diagnóstico laboratorial da doença descrita no texto, o material de eleição são as vesículas e(ou) aftas da boca (língua e gengiva) e do espaço interdigital do casco e do úbere. Todo o material colhido deve ser encaminhado, sob refrigeração, para o laboratório.
A mãe pode transmitir para os filhotes a sarna demodécica, sendo esta, portanto, de prevalência familiar.
Mais de 200 sorovares já foram identificados, e cada um tem um ou mais hospedeiro preferencial, ainda que uma espécie animal possa albergar mais de um sorovar.
A leptospirose seria uma das doenças de risco nessa situação, mas, se o animal já tiver sido vacinado nos quatro primeiros meses de vida, esse risco é reduzido, dada a imunidade duradoura da vacina, que é de apenas uma dose para toda a vida do animal.
Um dos principais agentes causadores da mastite é o Staphylococcus aureus, também chamado de estafilococo.