

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A hospitalização na infância pode ser um evento traumático, desencadeando reações emocionais e comportamentais que exigem avaliação do psicólogo. Uma reação comum observada em crianças hospitalizadas é o retorno a padrões de comportamento de fases anteriores do desenvolvimento (ex: enurese secundária, chupar o dedo). Assinale a alternativa que nomeia corretamente esse mecanismo de defesa.
Projeção.
Racionalização.
Regressão.
Negação.
Sublimação.
No que se refere aos níveis de atenção à saúde, analise a afirmativa abaixo:
A _______________ constitui o primeiro contato do usuário com o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo ofertada principalmente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesse nível de atenção, concentram-se as ações voltadas à promoção da saúde, à proteção e à prevenção de agravos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.
Atenção Terciária
Atenção Hospitalar Especializada
Atenção Primária
Atenção Hospitalar Complexa
Atenção Secundária
A Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, estabelece as bases legais para a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Com base nas disposições preliminares e nas disposições gerais da Lei nº 8.080/1990, analise as afirmativas abaixo:
I.O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).
II.A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.
III.A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Grupos de apoio e terapêuticos são comuns em hospitais para pacientes com doenças crônicas (ex: oncologia, diabetes), visando o compartilhamento de experiências e o fortalecimento mútuo. Irvin Yalom descreveu fatores curativos que operam nesses grupos. Assinale a alternativa que corresponde ao fator curativo "Universalidade".
A capacidade de expressar sentimentos reprimidos de forma catártica, aliviando a tensão emocional imediata.
A percepção de que os problemas e sofrimentos vivenciados não são exclusivos, reduzindo o isolamento e promovendo a conexão com os outros.
A infusão de esperança baseada na observação da melhora de outros participantes que estão em estágios mais avançados do tratamento.
O desenvolvimento de habilidades sociais através da imitação do comportamento de outros membros do grupo.
A reedição corretiva do grupo familiar primário, permitindo a elaboração de conflitos com figuras parentais.
O Pacto pela Saúde, seus eixos temáticos, prioridades, objetivos e metas, divulgado por meio da Portaria GM/MS nº 399/2006 foi contemplado de forma permanente na pauta de reflexões, debates e decisões no âmbito das Comissões Intergestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-do-sus/articulacao-interfederativa /
De acordo com a Portaria GM/MS nº 399/2006, o Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem:
I.A repolitização da saúde, como um movimento que retoma a Reforma Sanitária Brasileira aproximando-a dos desafios atuais do SUS.
II.A Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito.
III.A garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
A Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, complementa a Lei Orgânica da Saúde ao dispor sobre a participação da comunidade e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, o artigo 2º define as finalidades para as quais os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) podem ser alocados, garantindo a execução das políticas públicas de saúde em todo o território nacional.
Com base no art. 2º da Lei nº 8.142/1990, os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
I.Financiamento exclusivo das ações assistenciais executadas diretamente por entidades privadas, sem repasse para estados, municípios ou Distrito Federal.
II.Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional.
III.Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
O Psicodrama, criado por Jacob Levy Moreno, é uma abordagem que pode ser adaptada ao contexto hospitalar para trabalhar conflitos através da ação dramática. Sobre os elementos e conceitos do Psicodrama, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)O conceito de "Tele" refere-se à percepção interna mútua entre dois indivíduos, sendo a base para a coesão do grupo e a relação terapêutica genuína.
(__)As três etapas clássicas de uma sessão de psicodrama são: aquecimento, dramatização e compartilhamento.
(__)O "Ego-Auxiliar" é o paciente protagonista que dirige a cena, determinando as falas e ações dos outros participantes.
(__)A técnica do "Espelho" é utilizada quando o paciente é incapaz de representar a si mesmo, permitindo que ele se veja de fora através da atuação de um ego-auxiliar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
F, V, V, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
V, V, F, V.
V, V, V, F.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), desenvolvida inicialmente por Aaron Beck, é amplamente utilizada no contexto hospitalar por sua estrutura e evidência. Assinale a alternativa que descreve corretamente o modelo cognitivo básico dessa abordagem.
O ser humano é movido apenas pela busca de sentido e autorrealização, desconsiderando padrões de processamento de informação.
Os conflitos inconscientes da infância são a causa direta dos sintomas atuais, sem mediação cognitiva.
A forma como o indivíduo interpreta uma situação (pensamentos) influencia suas emoções, reações fisiológicas e comportamentos, não a situação em si.
Os sintomas são resultantes de desequilíbrios energéticos nos chakras corporais que afetam a mente.
O ambiente controla o comportamento exclusivamente através de reforços e punições, sem participação de processos mentais.
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um evento obrigatório organizado anualmente pela CIPA em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). Assinale a alternativa que define corretamente o objetivo principal da SIPAT.
Eleger os novos membros da CIPA através de votação secreta.
Realizar a manutenção preventiva de todas as máquinas e equipamentos da empresa.
Orientar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no trabalho, promovendo atividades educativas e de saúde.
Realizar exames médicos periódicos em todos os funcionários durante a semana do evento.
Distribuir os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) anuais para os trabalhadores.
A Norma Regulamentadora nº 23 (NR-23) e as normas técnicas estaduais tratam da proteção contra incêndios, classificando os fogos para a escolha correta do agente extintor. Analise as afirmativas a seguir sobre as classes de incêndio e extintores.
I.Incêndios de Classe A envolvem materiais sólidos combustíveis (papel, madeira, tecido) que deixam resíduos (cinzas), sendo o extintor de água o mais indicado.
II.Incêndios de Classe B envolvem líquidos inflamáveis (gasolina, álcool), onde o uso de água é contraindicado, devendo-se usar Pó Químico Seco (PQS) ou CO2.
III.Incêndios de Classe C envolvem equipamentos elétricos energizados, exigindo agentes não condutores como CO2 ou PQS; o uso de água é proibido devido ao risco de choque.
Está correto o que se afirma em:
III apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
I e III apenas.