Questões de Concurso

 
 
Disciplina
Assunto
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.291.434 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O gerenciamento dos fluxos assistenciais visa otimizar a jornada do paciente dentro do sistema. Um instrumento fundamental para a organização da porta de entrada hospitalar é o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR). Assinale a alternativa que descreve corretamente a função do ACCR.


A

Diagnosticar e tratar o paciente imediatamente na recepção, dispensando a consulta médica posterior.


B

Realizar a triagem socioeconômica para encaminhar os pacientes mais pobres para o SUS e os mais ricos para planos privados.


C

Garantir que todos os pacientes sejam atendidos estritamente por ordem de chegada, independentemente da gravidade.


D

Impedir a entrada de pacientes que não pertençam à área de abrangência geográfica do hospital.


E

Ordenar o atendimento dos pacientes com base na gravidade clínica e no potencial de risco, priorizando os casos urgentes em detrimento da ordem de chegada.

A auditoria da assistência envolve a verificação da qualidade do cuidado prestado, confrontando os registros em prontuário com os protocolos clínicos e as normas do SUS. Analise as afirmativas a seguir sobre as orientações técnicas para auditoria assistencial.


I.A auditoria in loco (beira-leito) permite verificar a presença física do paciente, a compatibilidade do quadro clínico com o faturado e as condições de hotelaria e higiene.

II.O prontuário médico é a principal fonte de dados para a auditoria retrospectiva, devendo ser legível, completo e conter a descrição de todos os atos médicos e de enfermagem.

III.O auditor do SUS não tem competência para entrevistar o paciente ou seus familiares durante a auditoria, devendo restringir-se à análise de papéis e sistemas.


Está correto o que se afirma em:


A

I e III apenas.


B

I, II e III.


C

II e III apenas.


D

I e II apenas.


E

III apenas.

Na gestão de serviços públicos de saúde, os administradores devem observar as normas que disciplinam o funcionamento do Sistema Único de Saúde, garantindo integralidade, universalidade e descentralização das ações. Essas diretrizes orientam a atuação conjunta dos entes federativos na área da saúde. Com base na Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa CORRETA.


A

O SUS é gerido exclusivamente pela União, sem participação de estados e municípios.


B

O SUS é organizado de forma descentralizada, com direção única em cada esfera de governo.


C

A participação da comunidade é vedada na gestão do SUS.


D

O atendimento no SUS é restrito aos segurados da previdência social.


E

A lei limita a atuação do SUS às ações de vigilância sanitária.

Em um laboratório de controle de qualidade, cinco medições consecutivas de temperatura foram registradas ao longo de uma manhã para verificar a estabilidade de um equipamento. Os valores anotados foram 18 °C, 20 °C, 22 °C, 24 °C e 26 °C, todos obtidos sob as mesmas condições operacionais. O responsável técnico precisa calcular a média aritmética simples dessas medições para registrar no relatório diário. Qual é essa média?


A

A média é igual a 24 °C.


B

A média é igual a 20 °C.


C

A média é igual a 23 °C.


D

A média é igual a 22 °C.


E

A média é igual a 21 °C.

Um reservatório em formato de paralelepípedo retângulo será utilizado para armazenar água em uma estação de tratamento. As dimensões internas desse reservatório são 2 m de comprimento, 1,5 m de largura e 3 m de altura. Para fins de planejamento operacional, é necessário calcular o volume total (V) de água que o reservatório comporta quando está completamente cheio. Quanto vale V?


A

V = 12 m³.


B

V = 12 m³.


C

V = 6,5 m³.


D

V = 9 m³.


E

V = 7,5 m³.

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a epidemiologia constitui um dos principais instrumentos para o planejamento, a organização e a avaliação das ações de saúde. Ao analisar a distribuição e os determinantes dos eventos relacionados à saúde em populações específicas, esse campo do conhecimento subsidia estratégias voltadas tanto à prevenção e ao controle de doenças quanto à promoção da saúde e da qualidade de vida.


Com base no conceito, registre V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


(__)A epidemiologia parte do princípio de que os eventos relacionados à saúde, como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde, apresentam distribuição desigual entre os diferentes grupos populacionais.

(__)As desigualdades observadas nos padrões de adoecimento e mortalidade entre grupos populacionais decorrem exclusivamente de características biológicas individuais.

(__)A epidemiologia limita sua análise ao estudo das doenças já instaladas, desconsiderando os determinantes sociais e ambientais do processo saúde-doença.


Fonte: https://www.ispsn.org/sites/default/files/documentos -virtuais/pdf/livro_de_epidemiologia_12_e_11.pdf


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.


A

F, V, V.


B

F, V, F.


C

V, V, V.


D

F, F, F.


E

V, F, F.

O agronegócio no Brasil se caracteriza pela elevada mecanização, uso intensivo de tecnologia e insumos, produção em larga escala voltada majoritariamente para a exportação (commodities) e estrutura fundiária baseada em latifúndios, diferenciando-se da agricultura familiar, que é mais voltada para o mercado interno e a subsistência.


C

Certo


E

Errado

A RDC nº 96/2008 permite, em medicamentos e produtos de saúde, a inclusão de selos, marcas nominativas, figurativas ou mistas de instituições governamentais ou dos profissionais de saúde e(ou) selos de certificação de qualidade.


C

Certo


E

Errado

A ficha de fiscalização do exercício das atividades farmacêuticas é o instrumento utilizado pelo farmacêutico fiscal para registrar, de forma padronizada, as informações verificadas durante a inspeção quanto ao exercício profissional e às atividades desenvolvidas no estabelecimento.


C

Certo


E

Errado

Conforme o Decreto, a fiscalização dos entorpecentes limita‑se às atividades de importação e exportação, não alcançando as etapas internas de armazenamento, prescrição, dispensação e uso dessas substâncias.


C

Certo


E

Errado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado