SEE SP - Coordenador Pedagógico - 2011
Questão 59
59
Q441855
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2011
Banca: Fundação Carlos Chagas - FCC
Prova: FCC - SEE SP - Secretaria de Estado de Educação de São Paulo - Coordenador Pedagógico

Carvalho e Silva (2001) destacam que as escolas desenvolvem, com frequência, barreiras ao convívio democrático sob variadas formas de violência explícita e implícita, ligadas às muitas expressões do antagonismo, do autoritarismo, do preconceito, da intolerância e de abordagens pedagógicas inapropriadas. Nessa direção, pesquisas têm mostrado que uma das formas de violência mais relatadas por alunos e professores diz respeito à homofobia. Segundo estudo coordenado por Abramovay, M. 63,1% dos alunos já presenciaram discriminações pelo fato de a pessoa ser ou parecer homossexual, enquanto no que diz respeito aos professores esse número é de 56,5%. Refletindo sobre ações de gestão que possam contribuir para a superação desse cenário e a construção efetiva de um convívio democrático, pode-se afirmar que a

A

formação do professor coordenador é a maneira mais viável de superar essa situação.

B

suspensão automática dos alunos ou professores que tiverem uma atitude discriminatória é medida que contribui para diminuir o acontecimento desses fatos.

C

conversa com os alunos e professores homossexuais para que evitem se expor é uma maneira de preservá-los do preconceito socialmente cristalizado.

D

posição firme da escola, representada pelo gestor, colocando limites para que assuntos extracurrículo não atrapalhem a execução do projeto pedagógico, é fundamental.

E

formação da equipe escolar que possibilite aos professores a reflexão sobre seus próprios preconceitos pode contribuir com a mudança das formas de se relacionar.