Questões de Concurso de Protocolo e o ciclo vital dos documentos - Arquivologia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 520203

Concurso TJ RR Auxiliar Administrativo 2011

Questão 72

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Fundamental

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de documentos.

O recebimento e a classificação incluem-se entre as rotinas do protocolo, atividade exercida no âmbito dos arquivos correntes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 436063

Concurso SEDUC AM Assistente Administrativo 2011

Questão 45

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Com relação ao recebimento de documentos pelo setor de protocolo, julgue os itens que se seguem.

Ao chegar ao protocolo, a correspondência deve ser classificada de acordo com um código de classificação de documentos, quando adotado na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 436064

Concurso SEDUC AM Assistente Administrativo 2011

Questão 46

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Com relação ao recebimento de documentos pelo setor de protocolo, julgue os itens que se seguem.

Todos os documentos e correspondências que entrarem no setor de protocolo deverão ser registrados e encaminhados aos destinatários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 429607

Concurso ECT Analista de Correios - Especialidade: Arquivologia 2011

Questão 75

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca do setor de protocolo, em órgãos públicos ou empresas, julgue os itens que se seguem.

A expedição dos documentos é de responsabilidade do arquivo geral e conta com o auxílio do arquivo intermediário para a realização dessa atividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 429608

Concurso ECT Analista de Correios - Especialidade: Arquivologia 2011

Questão 76

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca do setor de protocolo, em órgãos públicos ou empresas, julgue os itens que se seguem.

A responsabilidade pelo funcionamento do protocolo é do setor de arquivo permanente, como último momento do trâmite documental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 446462

Concurso EBC Técnico Administração de Empresa de Comunicação Pública - Área Administração 2011

Questão 110

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Julgue os próximos itens, relativos à organização de arquivos correntes e intermediários.

O registro dos documentos, atividade típica dos arquivos correntes, deve ser realizado no momento da criação ou no do recebimento desses documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 280010

Concurso Ministério da Saúde Agente Administrativo 2008

Questão 89

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

As atribuições da unidade administrativa de um grande órgão público têm gerado, em relação ao arquivo, duas situações distintas, mas intimamente vinculadas. A primeira é a necessidade de arquivamento de um volume sempre crescente de documentos,que são mantidos em dossiês. O arquivo recebe para guarda, mensalmente, cerca de trinta novas caixas-arquivo ou 135 pastas suspensas. A segunda situação que surge das atribuições dessa unidade é a intensa demanda de consulta aos documentos. Há uma demanda interna (estagiários, servidores, outras unidades) e uma demanda externa (representações e escritórios regionais). Segundo informações coletadas no local, são atendidas, diariamente, cerca de vinte solicitações de consulta ao acervo.

Acerca da situação hipotética acima apresentada e das técnicas de arquivo, julgue os itens de 81 a 96.

As atividades de protocolo são de responsabilidade dos arquivos centrais ou gerais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 620506

Concurso DPF Agente Administrativo 2004

Questão 104

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

A organização dos arquivos correntes do DPF e de outros órgãos públicos e privados pressupõe atividades indispensáveis para a recuperação e a preservação da informação. Considerando esse pressuposto, julgue os itens a seguir.

Os funcionários responsáveis pelos arquivos correntes devem efetuar a autuação, o controle da tramitação, a distribuição e a expedição dos documentos sob sua guarda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 627048

Concurso SGA Analista de Administração Pública - Área Arquivista 2004

Questão 105

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Em determinado órgão público, os documentos são acumulados nos escritórios e permanecem ali enquanto há espaço e mobiliário para armazená-los. Em seguida, eles são transferidos, sem nenhuma sistemática, para um depósito existente no subsolo do edifício-sede do órgão. Lá, o acondicionamento e o armazenamento não são adequados e a organização dada aos documentos nos escritórios é perdida por causa dessas condições. Cada setor tem autonomia para organizar os seus documentos, ou seja, não há padrão. A eliminação é feita, mesmo que não admitida, sem nenhum critério técnico-científico. Os documentos considerados sem utilidade são descartados. Percebe-se, também, uma quantidade muito grande de cópias de documentos arquivadas, em alguns casos, com os próprios originais.

Acerca da situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.

O controle do documento desde o nascimento ou recebimento pode evitar a situação descrita. Nesse sentido, o protocolo, atividade típica do arquivo intermediário, é um importante instrumento para o gerenciamento do registro e controle do trâmite documental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 863723

Concurso UFF Técnico em Arquivo 2016

Questão 37

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nível Médio

Os documentos da fase corrente são utilizados para o cumprimento das atividades administrativas, tais como a tomada de decisões, avaliação de processos e controle das tarefas. No entanto, as principais atividades desempenhadas nesta fase incluem expedição, arquivamento, empréstimo, consulta, destinação, além do(a):
  • A. aquisição.
  • B. contrição.
  • C. simulação
  • D. requisição.
  • E. protocolo.