Questões de Concurso de Regulação de Quantidades - Economia e Finanças

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 200472

Concurso IRBr Diplomata 2004

Questão 140

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

O estudo da fo rmação da economia brasileira é relevante para a compreensão da situação econômica at u al. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Na visão de Celso Furtado, contrariamente ao que ocorreu no setor açucareiro, cujas decisões de produção e comercialização eram dissociadas, na economia cafeeira, os interesses da produção e do comércio estiveram entrelaçados em razão de a vanguarda do café ser formada por empreendedores com experiência comercial, situação que permitiu ao país tirar proveito da expansão do comércio mundial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 16467

Concurso

Questão 15

Nível

"Para explorar o ouro branco, epíteto popular com que se designava o lucrativo leite extraído da árvore da borracha (hevea brasiliensis), fluxos migratórios procedentes do Nordeste e Sudeste do país, e mesmo do exterior, dirigiram-se para a Amazônia, dispersando-se em meio à floresta equatorial e criando uma rede de povoados, vilas e pequenas cidades conectadas pelas vias fluviais."

(Lia Osório Machado in Urbanização e Mercado de Trabalho na Amazônia Brasileira.) Analise as afirmativas seguintes, a respeito dos vários aspectos da economia da borracha:

I. as interações entre vilarejos, vilas e cidades eram dependentes da cadeia de exportação/importação;

II. a cadeia de exportação/importação funcionava com base no aviamento, isto é, a compra e a venda das mercadorias a crédito;

III. a circulação de dinheiro era substituída pelo fluxo de mercadorias, o que articulava os povoados, vilas e pequenas cidades;

IV. o sistema de aviamento dificultava a captação do excedente, o que inibia a diversificação das atividades produtivas.

Estão corretas:

  • A. somente I e II
  • B. somente II e IV
  • C. somente II, III e IV
  • D. somente II, III e IV
  • E. somente I, III e IV