Questões de Concurso de Complexidade do conhecimento - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1181216

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 51

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Assinale a opção correta, a respeito de currículo e construção do conhecimento.

  • A.

    Para Giroux, o currículo envolve a transmissão de fatos e conhecimentos objetivos.

  • B.

    Ao criticar a educação bancária, Paulo Freire ataca o caráter verbalista, narrativo e dissertativo do currículo tradicional.

  • C.

    O currículo pós-moderno ensina, em geral, o conformismo, a obediência e o individualismo.

  • D.

    Sob a perspectiva dos estudos culturais, o conhecimento e o currículo são definidos como campos conceituais nos quais diferentes conteúdos curriculares estabelecem uma hegemonia.

  • E.

    De acordo com as teorias pós-críticas, o currículo pode ser compreendido sem a análise das relações de poder nas quais ele está envolvido.

Questão de Concurso - 1141975

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 22

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Na discussão sobre o currículo e os direitos dos educandos, a centralidade está

  • A.

    na escola.

  • B.

    no conhecimento.

  • C.

    no método de ensino.

  • D.

    na família.

  • E.

    no repertório do aluno.

Questão de Concurso - 1114111

Concurso UNIRIO Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Questão 28

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Nível Superior

Uma das questões ainda em construção na maioria das instituições de ensino superior brasileiras é repensar a Universidade de modo a mantê-la alinhada à formação docente. Nesse contexto, pode-se afirmar que as IES precisam pensar currículos atrativos que

  • A.

    devam ser ministrados usando novas tecnologias informacionais.

  • B.

    atendam às necessidades dos alunos.

  • C.

    possibilitem aos alunos o desenvolvimento de atividades práticas.

  • D.

    sejam resumidos e com conteúdos afins ao mercado.

  • E.

    precisam pensar em jogos pedagógicos que interajam globalmente.

Questão de Concurso - 1095567

Concurso Profissional de Educação II – Pedagogia 2010

Questão 21

Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível Superior

Os currículos escolares e os conhecimentos por eles veiculados nem sempre possibilitam aos alunos a atribuição de significado a determinados conteúdos, sobretudo àqueles mais distantes de seus saberes cotidianos, ocorrendo então uma aprendizagem mecânica, restrita à mera associação entre estímulo e resposta (Moysés,1995). A concepção subjacente à aprendizagem por compreensão é a de que ensinar é

  • A.

    fornecer aos alunos informações e instruções que deverão ser armazenadas na estrutura cognitiva.

  • B.

    planejar densas exposições teóricas e exigir atividade mental dos alunos na resolução de exercícios de fixação.

  • C.

    criar situações de interação para que os alunos apreendam um dado conteúdo, em vez de simplesmente memorizá-lo.

  • D.

    usar recursos metodológicos e livros didáticos ilustrados, de modo que facilitem os processos mnemônicos dos alunos.