Questão 1093601 - Organização do tempo e do espaço na educação infantil

Concurso: Prefeitura de Vitória - ES 2011

Cargo: Professor de Educação Básica

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

Pedagogia Educação Infantil Organização do tempo e do espaço na educação infantil

O trecho do texto a seguir foi extraído de um registro feito por uma professora de Educação Infantil da rede privada, que atua com um grupo de vinte crianças entre 4 e 5 anos. 

Diminuí o ritmo, passei para uma atividade dirigida por dia e na rodinha passamos a planejar o nosso dia juntos, tendo um momento em que eles escolhiam o que fariam: brincar no pátio, fazer pintura, ir para o tanque de areia, contar uma história... No fim do dia, na rodinha da saída, conversávamos sobre a nossa tarde: o que deu certo, o que não deu, quem atrapalhou, quem perdeu o direito e por qual motivo. Assim fomos construindo e fazendo valer nossas regras. Passei a organizar a sala com estações livres de trabalho, desenho ou recorte em uma mesa, jogo em outra, massinha na outra e brinquedos/novidades no chão. Este representava o maior tempo durante o nosso dia e consistia em um valioso momento para minhas intervenções”. 

(Relato de P. S. R. - Professora de classe de Educação Infantil - município de Niterói - Rio de Janeiro)


Estão presentes neste relato sobre a prática pedagógica alguns aspectos relevantes na rotina de trabalho com crianças pequenas, entre os quais:

  • A.

    participação da família, avaliação e planejamento.

  • B.

    planejamento, avaliação e atividade livre.

  • C.

    recolher e organizar materiais, atividade livre e recreio.

  • D.

    higiene, planejamento e avaliação.

  • E.

    merenda, atividade livre e avaliação.