Imagem de fundo

O trecho do texto a seguir foi extraído de um registro feito por uma professora de Educ...

O trecho do texto a seguir foi extraído de um registro feito por uma professora de Educação Infantil da rede privada, que atua com um grupo de vinte crianças entre 4 e 5 anos.

Diminuí o ritmo, passei para uma atividade dirigida por dia e na rodinha passamos a planejar o nosso dia juntos, tendo um momento em que eles escolhiam o que fariam: brincar no pátio, fazer pintura, ir para o tanque de areia, contar uma história... No fim do dia, na rodinha da saída, conversávamos sobre a nossa tarde: o que deu certo, o que não deu, quem atrapalhou, quem perdeu o direito e por qual motivo. Assim fomos construindo e fazendo valer nossas regras. Passei a organizar a sala com estações livres de trabalho, desenho ou recorte em uma mesa, jogo em outra, massinha na outra e brinquedos/novidades no chão. Este representava o maior tempo durante o nosso dia e consistia em um valioso momento para minhas intervenções”.

(Relato de P. S. R. - Professora de classe de Educação Infantil - município de Niterói - Rio de Janeiro)


Estão presentes neste relato sobre a prática pedagógica alguns aspectos relevantes na rotina de trabalho com crianças pequenas, entre os quais:

A

participação da família, avaliação e planejamento.

B

planejamento, avaliação e atividade livre.

C

recolher e organizar materiais, atividade livre e recreio.

D

higiene, planejamento e avaliação.

E

merenda, atividade livre e avaliação.