O trecho do texto a seguir foi extraído de um registro
feito por uma professora de Educação Infantil da rede
privada, que atua com um grupo de vinte crianças
entre 4 e 5 anos.
Diminuí o ritmo, passei para uma atividade dirigida
por dia e na rodinha passamos a planejar o nosso dia
juntos, tendo um momento em que eles escolhiam o
que fariam: brincar no pátio, fazer pintura, ir para o
tanque de areia, contar uma história... No fim do dia,
na rodinha da saída, conversávamos sobre a nossa
tarde: o que deu certo, o que não deu, quem
atrapalhou, quem perdeu o direito e por qual motivo.
Assim fomos construindo e fazendo valer nossas
regras. Passei a organizar a sala com estações livres
de trabalho, desenho ou recorte em uma mesa, jogo
em outra, massinha na outra e brinquedos/novidades
no chão. Este representava o maior tempo durante o
nosso dia e consistia em um valioso momento para
minhas intervenções”.
(Relato de P. S. R. - Professora de
classe de Educação Infantil - município de Niterói - Rio de Janeiro)
Estão presentes neste relato sobre a prática pedagógica alguns aspectos relevantes na rotina de trabalho com crianças pequenas, entre os quais: