Questões de Concurso de Educação e Psicologia (Psicopedagogia) - Pedagogia

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Questão de Concurso - 966054

Concurso SEDUC Professor - Área: Matemática 2017

Questão 103

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa

tem como principal característica a quantificação dos comportamentos, das atitudes ou capacidades observáveis dos alunos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 582606

Concurso CNJ Analista Judiciário - Área Administrativo - Especialidade: Pedagogia 2012

Questão 62

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens seguintes, relativos à atuação do supervisor no contexto educacional atual.

A ação supervisora é uma atividade de natureza psicossocial, com foco exclusivo ou específico nas relações intrapessoais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 508026

Concurso IAMSPE - SP Analista Sociocultural - Área Centro de Convivência Infantil 2011

Questão 31

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Em relação ao trabalho pedagógico com o movimento corporal para crianças de 0 a 3 anos, leia os itens a seguir.

I. Um dos objetivos pedagógicos do trabalho com movimento na Educação Infantil é fazer com que a criança familiarize-se com a imagem do próprio corpo.

II. As práticas educativas com o movimento devem explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais como meios de expressão das crianças em brincadeiras e situações de interação.

III. Os movimentos trabalhados na Educação Infantil devem desenvolver nas crianças atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.

IV. As práticas educativas devem explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc. para uso de objetos diversos.

Estão corretos os itens

  • A.

    II e IV, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Questão de Concurso - 735412

Concurso CEFET RJ Analista - Área de Técnicos em Assuntos Educacionais 2014

Questão 34

Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível Superior

  • A. a transposição didática das ciências como conhecimentos escolares.
  • B. a ausência de pesquisas no campo educacional.
  • C. a articulação entre as teorias e as práticas pedagógicas.
  • D. o fato de a educação não ser ciência, mas, sim, uma prática social.
  • E. o processo de profissionalização do magistério.

Questão de Concurso - 766386

Concurso NUCLEP Pedagogo 2014

Questão 58

(FBR)

Nível Superior

A Pedagoga Marta explicou que um novo corpo de conhecimentos está se desenvolvendo graças à associação entre a psicologia e a neurociência, gerando valiosa contribuição para aprofundar o conhecimento das funções indispensáveis ao processo de aprendizagem como: percepção, atenção, memória, abstração, raciocínio, processamento da informação, afetividade, funções motoras e funções executivas, dentre inúmeras outras. A pedagoga enfatizou que a neuropsicologia:
  • A. extrapola os conhecimentos sobre a epistemologia genética piagetiana como critica que existe uma exacerbação do “bio” em detrimento do psicossocial que estuda somente as estruturas hierárquicas do cérebro humano para decodificar os problemas do sistema nervoso central.
  • B. fornece informações sobre o comportamento, tendo como escopo a atividade cerebral produzida por milhões de células neurais, também trata das influências do ambiente incluindo-se, nelas, as relações interpessoais.
  • C. considera o psíquico e o corporal como ordens de realidade distintas, o que não significa que são ordens de realidade autônomas e que não correspondente à autonomia e independência que serve de base para a criação de classificações e categorias de aprendizagem.
  • D. é um campo do conhecimento humano que vem se estruturando como estudo das relações entre cérebro, mente e comportamento e que trata das relações entre cognição e comportamento, investigando as diferentes funções cerebrais, com ênfase para os processos mentais superiores.
  • E. envolve estudos sobre as composições sensoriais, moleculares e bioquímicas do sistema nervoso e suas diferentes, manifestações por meio de atividades intelectuais como, por exemplos: a linguagem, a resolução de problemas e o planejamento.

Questão de Concurso - 659159

Concurso Hemominas Psicólogo Clínico 2012

Questão 53

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

A Atenção Básica em Saúde (ABS) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. A ABS tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema único de Saúde, e o psicólogo é um dos profissionais que, inserido neste contexto, contribui para o atendimento dessa população. Considere as afirmações como verdadeiras (v) ou falsas (F) com relação ao trabalho do psicólogo na ABS:

( ) A prática psicológica no contexto da atenção primária à saúde deve ocorrer por meio da transposição do modelo clínico tradicional de atuação profissional.

( ) A atuação do psicólogo precisa ser pensada de forma a abranger os problemas de saúde mental de maior frequência e relevância naquele território.

( ) O psicólogo deve possibilitar escuta ampliada de necessidades e buscar estruturar planos terapêuticos individuais e coletivos atrelados aos diversos níveis de atenção do sistema de saúde.

( ) A territorialização e planejamento local de saúde podem ser realizados pelo psicólogo juntamente com os demais profissionais da saúde da família, para reconhecer o contexto geográfico, ecológico, socioeconômico, entrar em contato com as necessidades e potenciais de saúde da comunidade e estruturar plano de ação.

  • A.

    V; V; f; f.

  • B.

    V; V; V; V.

  • C.

    V; f; V; f.

  • D.

    f; f; V; V.

Questão de Concurso - 320217

Concurso SESI Analista Pedagógico - Área Alfabetização 2008

Questão 59

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação ao estudo de fração proposto por Figueiredo Lima e ao conceito de fração segundo Piaget, assinale a opção correta.

  • A.

    O conjunto de princípios de conservação é desnecessário à organização de um sistema de noções, que resultará, mais tarde, no conceito de fração.

  • B.

    A soma das frações que constituem um todo deve ser percebida pela criança como diferente desse todo.

  • C.

    O conceito de fração, para Piaget, é adquirido no estágio das operações concretas.

  • D.

    A conservação de quantidade contínua antecede a conservação de quantidade discreta pelo aluno.

Questão de Concurso - 488258

Concurso Professor 2012

Questão 29

CEC Concurso

Nível Superior

Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.

Analise as seguintes afirmativas em relação à atividade realizada pela aluna em questão. Depois, assinale a alternativa correta:

I. Caroline não conhece o significado da palavra CASA.

II. Caroline sabe que o som [S], no final da palavra CASAS, indica o plural, mas ainda não sabe representar alfabeticamente essa ideia.

III. Em hipótese alguma há lógica na representação escrita da palavra CASAS (no plural).

IV. Na escrita da palavra CASAS (no plural), a aluna repete a palavra de modo que sua escrita corresponda ao número de casas representado no desenho, trata-se de uma hipótese bem própria da criança nessa fase inicial de alfabetização.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    II e IV estão corretas.

  • D.

    I, II e III estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

Questão de Concurso - 488259

Concurso Professor 2012

Questão 30

CEC Concurso

Nível Superior

Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.

Assinale a alternativa correta em relação à qualidade de letras usadas pela aluna:

  • A.

    Caroline conhece o valor sonoro de todas as vogais.

  • B.

    Caroline usa letras diferentes das que compõem o nome dela.

  • C.

    Caroline está alfabética.

  • D.

    Caroline pode ter relacionado a sílaba inicial da palavra CASA ao valor sonoro das duas letras iniciais de seu nome.

  • E.

    As hipóteses de escrita de Carolina se caracterizam ainda como grafismos primitivos.

Questão de Concurso - 362903

Concurso TJ PE Analista Judiciário - Área Pedagogia 2007

Questão 52

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A avaliação, entendida como um processo, tem por objetivo melhorar a ação educativa e não, apenas, medir resultados (...) Ninguém melhor do que os próprios envolvidos para dizer o que precisa ser mudado e como isto pode ser feito. Ou seja, os procedimentos utilizados em uma avaliação devem ser próprios à proposta educativa, considerando, portanto suas especificidades.

Uma proposta de auto-avaliação, num projeto educativo, tem como pressuposto

  • A.

    ser a alternativa de avaliar a prática educativa quando não há realização de provas.

  • B.

    a crença na capacidade do grupo de resolver seus próprios problemas.

  • C.

    ser a única possibilidade de avaliar a aprendizagem, quando não há exigência de notas e controles externos pelo sistema de ensino.

  • D.

    a negação da participação autoritária da Coordenação do Projeto no acompanhamento educativo.

  • E.

    a não necessidade de quantificar os conhecimentos aprendidos e, sim, a formação geral realizada.