Pedagogia História da Educação Brasileira Construção Histórica da Universidade Brasileira

De acordo com BARRICELLO, 2001; NISKIER, 1989, pode-se afirmar que contribuiriam para formar a concepção brasileira de ensino superior – e não de universidade, dada sua tardia consolidação, o(s) sistema(s)

I) francês, implantado a partir de 1808, que preparava as elites para o exercício do cargo de regulamentação e manutenção da ordem social ou profissões liberais prestigiadas.

II) alemão, introduzido com a Lei Francisco Campos de 1955, em plena revolução varguista, para equipar tecnicamente as elites profissionais do país.

III) norte-americano, de influência crescente no Brasil após a 2ª Guerra Mundial e, especialmente, por meio da Reforma Universitária de 1968.

Está (ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. III, somente.
  • B. I e III, somente.
  • C. II e III, somente.
  • D. I, somente.
  • E. I, II, III.