Questões de Concurso de Currículo e Diversidade - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1084061

Concurso

Questão 18

Nível

A professora Nilma Gomes considera que a obrigatoriedade do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nos currículos das escolas da educação básica é um caminho para práticas de “descolonização dos currículos”. A respeito dessas práticas, conforme a autora, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Exige questionamento dos lugares de poder.

  • B.

    Indaga sobre a relação entre direitos e privilégios.

  • C.

    Propõe a reflexão sobre as culturas negadas e silenciadas nos currículos.

  • D.

    Valoriza a inexistência de conflitos étnicos na sociedade brasileira

  • E.

    Implica conflito, confronto, negociações e produz algo novo.

Questão de Concurso - 1139845

Concurso SEDUC GO Professor - Área Biologia 2018

Questão 30

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Considerando-se o currículo escolar como elemento básico de articulação das práticas educativas, é correto afirmar que ele consiste em um documento construído coletivamente,

  • A.

    em que se encontram reunidos, de maneira específica e rígida, os conjuntos de conteúdos relativos a cada disciplina, de cada ano escolar, que se tornam parâmetros para o que os professores devem repassar aos alunos.

  • B.

    em que estão descritos os instrumentos e a metodologia pedagógica, os quais se concretizam, na prática, por meio de uma significação clara, concreta e relevante.

  • C.

    que contém o conjunto dinâmico de princípios e valores, a organização do trabalho pedagógico, a organização dos saberes e a relação entre objetivos e avaliação.

  • D.

    em que se encontram descritas as intenções e as ideias que compreendem relações de poder e eficiência no ensino.

  • E.

    que apresenta a soma das exigências institucionais que constituirá os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.

Questão de Concurso - 1019720

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Administração 2018

Questão 51

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 51 a 55.

A diversidade deve ser trabalhada na escola por meio de eixos transversais, pois eles reforçam o caráter normativo do currículo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1123681

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 51

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A diversidade deve ser trabalhada na escola por meio de eixos transversais, pois eles reforçam o caráter normativo do currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1077407

Concurso SEE SP Professor de Educação Básica - Área: Educação Especial 2010

Questão 77

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Entende-se por Adaptações Curriculares para o ensino do aluno com deficiência mental as alterações no currículo para

  • A.

    deixá-lo mais enxuto e mais fácil de manejar.

  • B.

    facilitar o trabalho da escola.

  • C.

    produzir contextos mais elaborados de ensino e aprendizagem.

  • D.

    resguardar o direito à educação respeitando a diversidade existente no contexto escolar.

  • E.

    propor a aceleração na escolaridade.

Questão de Concurso - 1077409

Concurso SEE SP Professor de Educação Básica - Área: Educação Especial 2010

Questão 79

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Os níveis de Adaptações Curriculares são

  • A.

    ao nível individual do aluno e do professor.

  • B.

    ao nível do currículo desenvolvido na sala de aula e do aluno.

  • C.

    ao nível individual do aluno, do projeto desenvolvido na sala de aula e no âmbito do projeto pedagógico.

  • D.

    no âmbito do projeto pedagógico e do projeto desenvolvido na sala de aula.

  • E.

    no âmbito do nível do professor.

Questão de Concurso - 1077410

Concurso SEE SP Professor de Educação Básica - Área: Educação Especial 2010

Questão 80

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Em relação às adaptações curriculares no projeto pedagógico, afirma-se que

I. as decisões sobre as adaptações curriculares deve envolver toda a equipe da escola.

II. as adaptações do currículo escolar devem enfatizar responsabilidades de profissionais externos ao âmbito escolar.

III. as adaptações do currículo escolar devem enfocar principalmente a organização escolar e os serviços de apoio.

IV. é importante que a escola defina seus objetivos gerais com base na diversidade dos alunos.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    III e IV.

Questão de Concurso - 1088068

Concurso Professor de Matemática 2011

Questão 26

Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

Nível Superior

Canen, Oliveira e Assis, no artigo “Currículo: uma questão de Cidadania”, analisando, como exemplo, as diversas formas como o episódio da escravidão pode ser tratado, destacam a hipótese de “o currículo buscar levar os alunos a pesquisarem as raízes desse episódio, bem como o que significou para as populações negras, refletindo em que medida a abolição resultou (ou não) em efetivas condições humanas de vida para essas populações e discutindo como tais mecanismos podem explicar, em grande parte, o alto grau de miséria entre a população negra nos dias de hoje”. 

Os autores registram que esse enfoque da questão da escravidão reflete a concepção de um modelo de currículo denominado:

  • A.

    multicultural crítico

  • B.

    pós-estruturalista

  • C.

    racionalista

  • D.

    técnico-cultural

  • E.

    pluralista histórico