Questões de Concurso de Currículo (Teoria e Prática) - Pedagogia

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Questão de Concurso - 992393

Concurso IFF-RJ Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Questão 44

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Uma educação emancipatória contribui para estabelecer uma relação dialética entre o currículo e o contexto histórico, social, político e cultural em que esse currículo está inserido. Na visão de Paulo Freire, são elementos de uma educação emancipatória
  • A. a reflexão crítica nas relações com o mundo; a atitude de fala consciente, que é mais importante do que a atitude de escuta.
  • B. o desenvolvimento de uma ação dialógica; a ideia de consciência como espelho da realidade.
  • C. a conscientização de homens e mulheres quanto à sua vocação ontológica e histórica de ser mais; a adaptação e o ajuste à sociedade contemporânea.
  • D. o desenvolvimento de uma consciência crítica capaz de superar a ideologia da opressão; o diálogo não como construção teórica, mas como construção prática.
  • E. o envolvimento de todos os atores do processo educativo por meio da vivência da prática dialógica; a cultura como o acrescentamento que o homem faz ao mundo que não fez.

Questão de Concurso - 1020396

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 77

Instituto Quadrix

Nível Superior

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Currículo oculto é um conceito do qual fazem parte rituais, relações hierárquicas, regramentos e organização dos tempos e espaços escolares.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 842228

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Enfermagem 2016

Questão 47

Instituto Quadrix

Nível Superior

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem. Os conteúdos abordados nos eixos transversais dos currículos são organizados em torno de uma determinada ideia ou eixo que indicam referenciais para o trabalho pedagógico a ser desenvolvido por professores e estudantes, de forma interdisciplinar, integrada e contextualizada.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 842383

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2016

Questão 82

Instituto Quadrix

Nível Superior

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

O currículo adotará o conceito de avaliação para as aprendizagens em contraposição ao conceito de avaliação da aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 838676

Concurso DPU Técnico em Assuntos Educacionais 2015

Questão 97

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Na elaboração do currículo escolar, deve-se priorizar os conteúdos de ensino no intuito de atender às necessidades de formação dos alunos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 990328

Concurso SEDUC Professor Classe I Nível A - Área Artes 2018

Questão 14

CONSULPLAN Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Superior

Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

  • A. A exploração dessas características e marcas demanda reconsiderar o currículo e as metodologias que colocam o professor no centro do processo educativo e focam a aprendizagem ativa.
  • B. Destaca-se como um dos desafios à educação o repensar sobre novas propostas educativas que superem a instrução ditada pelo livro didático, centrada no dizer do professor e na passividade do aluno.
  • C. Criar situações de aprendizagem em que os aprendizes fazem coisas, colocam conhecimentos em ação, pensam e conceituam o que fazem, constroem conhecimentos sobre os conteúdos nas atividades que realizam, bem como desenvolvem estratégias cognitivas, capacidade crítica e reflexão sobre suas práticas.
  • D. É importante considerar as práticas sociais inerentes à cultura digital, marcadas pela participação, criação, invenção, abertura dos limites espaciais e temporais da sala de aula e dos espaços formais de educação, integrando distintos espaços de produção do saber, contextos e culturas, acontecimentos do cotidiano e conhecimentos de distintas naturezas.

Questão de Concurso - 1019566

Concurso Orientador Pedagógico 2018

Questão 27

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nível Superior

As contribuições da Sociolinguística, da Sociologia e da Antropologia para a compreensão do que acontece na escola e na sala de aula, intensificaram-se a partir da década de 1960, quando pesquisadores dessas áreas passaram a colaborar com as suas análises para a reflexão sobre o fracasso escolar de crianças pertencentes a classes sociais menos favorecidas. O sociólogo W. Hutmacher usou a expressão “familiaridade que provoca cegueira” para designar tudo o que acontece de maneira naturalizada na escola, tudo o que faz parte do funcionamento ‘normal’, do ‘sempre foi assim’, para se referir:
  • A. à rotina escola.
  • B. à monotonia pedagógica.
  • C. ao comportamento dos alunos.
  • D. ao currículo oculto.
  • E. ao conjunto de instruções.

Questão de Concurso - 980526

Concurso SUGEP Pedagogo 2018

Questão 47

Nível Superior

O currículo como processo se expressa em diversos âmbitos de decisões e realizações, intimamente relacionados e interdependentes. No âmbito das decisões políticas e administrativas, o currículo é caracterizado como:
  • A. regionalizado.
  • B. organizado.
  • C. planejado.
  • D. inclusivo.
  • E. prescrito.

Questão de Concurso - 980527

Concurso SUGEP Pedagogo 2018

Questão 48

Nível Superior

O currículo das práticas organizativas é denominado:
  • A. currículo em ação.
  • B. currículo inclusivo.
  • C. currículo planejado.
  • D. currículo organizado.
  • E. currículo regulamentado.

Questão de Concurso - 980528

Concurso SUGEP Pedagogo 2018

Questão 49

Nível Superior

A organização escolar em ciclos de aprendizagem tem como base uma concepção de desenvolvimento e de aprendizagem que se pauta:
  • A. no respeito às diferenças de ritmo dos alunos, de constituição dos grupos, levando em conta a idade, e sobretudo, suas características de natureza cognitiva e sócio-cultural-afetiva.
  • B. na promoção automática de um ano para o outro, independentemente da aprendizagem, mas considerando as perdas afetivas e a possível distorção idade/série.
  • C. na aceleração da aprendizagem, com vistas a equiparar a idade/série das crianças que apresentam atraso nos estudos.
  • D. na verificação dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos.
  • E. no processo avaliativo regulador e classificatório.