Pedagogia Currículo (Teoria e Prática)

A educação profissional técnica de nível médio tem sido estudada e sua concepção ampliada em lei própria. De acordo com as bases legais da educação nacional, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.

  • B. A educação profissional técnica de nível médio deverá observar os objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.
  • C.

    A educação profissional técnica de nível médio articulada será desenvolvida de forma integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno.

  • D.

    A educação profissional técnica de nível médio articulada poderá ser desenvolvida de forma integrada em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis ou em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade.

  • E.

    A educação profissional técnica de nível médio articulada e concomitante é aquela oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, não podendo ocorrer na mesma instituição de ensino.