Questões de Concurso de Educação Profissional - Leis, decretos, portarias, resoluções e pareceres - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1195342

Concurso IFRR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia 2019

Questão 19

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, segundo o Parecer CNE/CEB N.º 11/2012. Analise os itens que se seguem quanto ao desenvolvimento da forma articulada desse tipo de educação:  


I. integrada, ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica.  
II. integrada, ofertada a quem ingressa no Ensino Fundamental, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis. 
III. concomitante na forma, uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado. 

Assinale

  • A.

    se somente o item I estiver correto.

  • B.

    se somente o item III estiver correto.

  • C.

    se somente os itens I e III estiverem corretos.

  • D.

    se nenhum dos itens estiver correto.

  • E.

    se todos os itens estiverem corretos.

Questão de Concurso - 1195345

Concurso IFRR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia 2019

Questão 20

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

O Decreto 5.154/04, que regulamenta alguns artigos da LDB, estabelece que a educação profissional, desde que observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação, será desenvolvida por meio de cursos e programas de: 


I. qualificação profissional, inclusive formação inicial e continuada de trabalhadores.
II. educação profissional técnica de nível fundamental.
III. educação profissional técnica de nível médio.
IV. educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação. 

 Assinale

  • A.

    se somente os itens I, II e III estiverem corretos.

  • B.

    se somente os itens I, III e IV estiverem corretos.

  • C.

    se somente os itens I, II e IV estiverem corretos.

  • D.

    se todos os itens estiverem corretos.

  • E.

    se nenhum dos itens estiver correto.

Questão de Concurso - 1210208

Concurso IFFAR Pedagogo 2019

Questão 50

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) é desenvolvida nas formas ____________________ e ___________________ ao Ensino Médio, podendo a primeira ser _________________ ou _________________ a essa etapa da Educação Básica.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A.

    integrada – concomitante – articulada – concomitante

  • B.

    fragmentada – subsequente – concomitante – articulada

  • C.

    articulada – subsequente – integrada – concomitante

  • D.

    integrada – subsequente – fragmentada – concomitante

  • E.

    concomitante – articulada – integrada – fragmentada

Questão de Concurso - 1210712

Concurso IFFAR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 48

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de quantas horas?

  • A.

    2.000.

  • B.

    2.200.

  • C.

    2.400.

  • D.

    2.600.

  • E.

    2.800.

Questão de Concurso - 1210714

Concurso IFFAR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 49

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Segundo a Resolução do Conselho Superior do IFFar, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, modalidade de Educação a Distância (EaD), a modalidade de Educação Especial de forma transversal às demais e com as dimensões da(o), EXCETO:

  • A.

    Trabalho.

  • B.

    Tecnologia.

  • C.

    Ciência.

  • D.

    Política.

  • E.

    Cultura.

Questão de Concurso - 1210715

Concurso IFFAR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 50

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Analise as assertivas abaixo quanto aos princípios norteadores, construídos pela Rede Federal de EPTNM, a serem seguidos no IFFar:

1. Relação e articulação entre a formação do Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante, a serem desenvolvidas por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, planejadas de acordo com o perfil do estudante egresso.

2. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional por meio de atividades previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

3. Trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, tecnologia e cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular.

4. Articulação da Educação Básica com a EPT, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como um princípio pedagógico.

5. Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem, a ser verificada no PPC e, inclusive, nos Planos de Ensino e nos instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes.

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

  • A.

    5.

  • B.

    9.

  • C.

    11.

  • D.

    14.

  • E.

    15.

Questão de Concurso - 984331

Concurso IFF-RJ Professor do Ensino Básico - Área Administração 2017

Questão 16

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca da educação profissional de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (ou superdotação), assinale a opção correta.
  • A. A educação profissional para esse público obedece aos princípios e às orientações expressos nos atos normativos que tratam da educação especial.
  • B. As escolas profissionalizantes específicas são ideais para esse público, porque suas características criam condições para o adequado atendimento de alunos com necessidades especiais.
  • C. As pessoas com necessidades especiais devem passar por seleção diferenciada, restrita a cursos de educação profissional capazes de acolhê-los.
  • D. O ingresso de alunos com necessidades especiais na educação profissional é permitido apenas se as respectivas famílias se comprometerem a acompanhá-los.
  • E. A formação profissional de estudantes com necessidades especiais deve ser realizada nas escolas de educação especial.

Questão de Concurso - 1064882

Concurso IFPR Pedagogo 2019

Questão 31

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Consideram-se princípios norteadores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, exceto
  • A. reconhecimento das identidades de gênero e étnico-raciais, assim como dos povos indígenas, quilombolas e populações do campo.
  • B. trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular.
  • C. desatrelar Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da desvinculação entre saberes para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico.
  • D. contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas.
  • E. contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas.

Questão de Concurso - 1064933

Concurso IFPR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 42

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

O Instituto Federal da Paraíba é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, contemplando os aspectos humanísticos, nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica. O Instituto Federal da Paraíba atuará, em observância à legislação vigente, com as seguintes finalidades, exceto
  • A. ofertar educação profissional e tecnológica, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
  • B. orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Ministério da Educação.
  • C. promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão.
  • D. constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico e criativo.
  • E. qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino.

Questão de Concurso - 853016

Concurso SEDF Professor de Educação Básica - Área Odontologia 2016

Questão 118

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. A educação profissional técnica de nível médio é desenvolvida, obrigatoriamente, subsequentemente ao ensino médio e possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
  • C. Certo
  • E. Errado