Questões de Concurso de Modalidades da Avaliação - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1110255

Concurso IFPR Professor - Área: Pedagogia 2019

Questão 36

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro (FAU)

Nível Superior

Segundo SANTOS (2005, p. 23), avaliação de aprendizagem é algo bem mais complexo do que apenas atribuir notas sobre um teste ou prova que se faz, ela deve estar inserida ao processo de aprendizagem do aluno. Para saber os tipos de avaliações que devem ser praticadas dizemos que podem ser, EXCETO:

  • A. Formativa e Diagnóstica.
  • B. Somatória.
  • C. Cumulativa.
  • D. Somativa.
  • E. Auto-avaliação.

Questão de Concurso - 1095306

Concurso Professor Educação Infantil ao 5º ano 2019

Questão 22

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Leia o fragmento a seguir.

“ A avaliação _____________ é um tipo de avaliação que leva em consideração as individualidades e os processos educacionais, com foco no estudante, em seus avanços e conquistas, e cujo resultado pode estar expresso em uma nota, atribuída, por exemplo, a um teste.”

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.

  • A. formativa.
  • B. somativa.
  • C. diagnóstica.
  • D. comparativa.
  • E. classificatória.

Questão de Concurso - 1095507

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 21

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Com relação à avaliação formativa, analise as afirmativas a seguir.

I. Ela é conduzida pelo estudante.

II. Ela se caracteriza por ser inteiramente baseada em critérios.

III. Os erros são vistos como elementos norteadores de uma ação e intervenção pedagógica.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e III, somente.
  • E. II e III, somente.

Questão de Concurso - 1202663

Concurso Supervisor Pedagógico 2018

Questão 22

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Uma coordenadora pedagógica solicitou à professora de Química da Escola Estadual EV que aplicasse uma avaliação em três turmas do segundo ano do Ensino Médio. Explicou que se tratava de uma avaliação diagnóstica e que, por esse motivo, tinha por objetivo

  • A.

    levantar as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem.

  • B.

    organizar as turmas conforme o nível de rendimento alcançado.

  • C.

    indicar como os alunos estão se modificando em direção ao objetivo proposto.

  • D.

    corrigir os erros e as insuficiências para assegurar uma ótima sequência de ensino e de aprendizagem.

Questão de Concurso - 1202807

Concurso Professor do Ensino Fundamental - Área: Anos Iniciais 2018

Questão 31

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Associe as colunas, relacionando corretamente o tipo de avaliação à sua característica. 


Tipos de avaliação 

1. Somativa 

2. Formativa 

Características 

( ) Utilizada para alterar ou aprimorar instruções enquanto estão em andamento. 

( ) Usada para avaliar os resultados da instrução; podem assumir o formato de trabalho, projetos, redações e provas finais. 

( ) Tem como objetivo dar ao aluno uma oportunidade justa de demonstrar o que aprendeu na aula; por isso, reflete o que foi ensinado. 

( ) Um de seus propósitos é manter um ambiente de sala de aula que apoie a aprendizagem dos alunos, o planejamento e a condução da aula. 

( ) Requer planejamento refletido e se foca na coleta de informações de maneira sistemática sobre objetivos da aprendizagem ou equívocos específicos que os alunos possam desenvolver. 

 A sequência correta dessa associação é

  • A.

    (1); (2); (2); (2); (1).

  • B.

    (2); (1); (2); (2); (1).

  • C.

    (1); (1); (1); (2); (2).

  • D.

    (2); (1); (1); (1); (2).

Questão de Concurso - 1139862

Concurso SEDUC GO Professor - Área Biologia 2018

Questão 37

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A avaliação é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e desempenha um papel específico em relação ao conjunto de componentes que integram o ensino como um todo (está em um sistema). Nessa perspectiva, em relação às formas de avaliar, é correto afirmar que a avaliação

  • A.

    formativa deve ser utilizada ao longo do ano letivo, permitindo o acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem.

  • B.

    diagnóstica deve ser realizada ao final do ano letivo para contribuir com a avaliação final do aluno.

  • C.

    somativa deve ser realizada no início do período letivo para indicar o quanto o aluno já sabe a respeito dos conteúdos a serem ministrados.

  • D.

    para certificação de competências deve ser realizada para medição do que os alunos conseguiram construir ao longo de um ano letivo.

  • E.

    classificatória deve ser uma prática das escolas, pois informa, de modo seguro, as habilidades desenvolvidas por cada aluno.

Questão de Concurso - 1132139

Concurso Orientador Educacional 2018

Questão 37

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Hadji (2001) caracteriza a avaliação formativa da seguinte forma:

  • A.

    Ser formativa, não significa que é informativa.

  • B.

    É uma avaliação que não deve e não precisa ser seguida por uma modificação das práticas do professor.

  • C.

    Ela informa ao professor os efeitos reais de seu trabalho pedagógico, regulando, assim, sua ação a partir disso e informa ao aluno que não somente saberá onde anda, mas poderá tomar consciência das dificuldades que encontra e tornar-se-á capaz de reconhecer e corrigir ele próprio seus erros.

  • D.

    É simplesmente uma operação externa de controle dos fatos observáveis em relação ao aluno.

  • E.

    É uma avaliação que precisa conformar-se a um padrão metodológico.

Questão de Concurso - 1187094

Concurso

Questão 36

Nível

A avaliação é a última fase de uma ação educativa e é a base para se decidir sobre a continuidade ou o aperfeiçoamento dessa ação. Para tanto, deve-se, inicialmente, definir os instrumentos de avaliação e o que será avaliado. Analise estes instrumentos avaliativos.

I. Objetivos, conteúdos, aprendizagens e material didático;

II. Atitudes do público, tempo da ação, desempenho dos educadores;

III. Registros e impressões do livro de assinaturas;

IV. Discussões coletivas sobre percepções dos visitantes.

Caracterizam-se como instrumentos de avaliação de uma ação educativa os itens

  • A. I e III, apenas.
  • B. e IV, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. I, II, III e IV.

Questão de Concurso - 1004646

Concurso IPHAN Técnico I - Área Educação 2018

Questão 93

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.

Tendo essa situação hipotética como referência, julgue os itens a seguir.

A pesquisa de mercado realizada pela instituição corresponde a uma avaliação diagnóstica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 843629

Concurso Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico 2016

Questão 68

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Para auxiliar a organização do trabalho pedagógico, realiza-se preliminarmente uma avaliação
  • A. quantitativa.
  • B. somativa.
  • C. formativa.
  • D. diagnóstica.
  • E. classificatória.