Pedagogia Planejamento na Educação

Uma das alternativas para que o planejamento educacional supere a dimensão técnica e priorize a integração entre a escola e a realidade social seria o planejamento participativo, sistematizado nas seguintes etapas inter-relacionadas:
  • A. distribuição do conteúdo no tempo previsto no calendário escolar; decisão sobre a bibliografia a ser utilizada; elaboração de slides e exercícios; digitação e envio para a coordenação pedagógica.
  • B. registro dos conteúdos; escolha das estratégias de ensino; elaboração do cronograma; envio deste por e-mail para os colegas de turma e disciplina; entrega do documento na instância competente.
  • C. diagnóstico do contexto, da escola e dos alunos; organização do trabalho didático: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação; reflexão crítica, envolvendo todos os sujeitos do processo educativo.
  • D. pesquisa dos conteúdos em índices de livros didáticos; produção de material didático a ser utilizado; elaboração dos instrumentos de avaliação; definição da bibliografia básica e complementar.