As últimas décadas foram marcadas por uma série de
mutações que continuam a receber as diversas e variadas
denominações e conceituações, no campo econômico, político
e social. Denominações que mesclam processos sociais velhos
e novos, como globalização ou mundialização, reestruturação
produtiva, neoliberalismo, novas tecnologias e padrões de
qualificação, aumentam a dualidade social. Em relação ao
campo educacional,
A
a educação deveria estar isenta de receber influências
e participar destas transformações, uma vez que o
papel da educação é a formação humana e não
instrumento viabilizador da competividade no mundo
globalizado e da reestruturação produtiva.
B
as perspectivas atuais do campo educacional estão
sendo orientadas fortemente pelas duas grandes
estratégias colocadas em andamento pelas classes
dominantes para servirem de obstáculos à crise em
que se debate o capitalismo: a reestruturação
produtiva e o neoliberalismo.
C
a visão neoliberal de mundo procura impor no sistema
educacional uma determinada ótica sobre as relações entre
produção e educação, como se houvesse uma necessidade
mecânica de adequação do último termo ao primeiro, com
o consequente aumento do papel das escolas.
D
os processos, ora em prática, de reformas na produção e
na educação que são denominados
neoliberalismo/reestruturação produtiva não implicam a
preparação/formação/disciplinamento de um trabalhador
apto a participar dos novos processos produtivos
flexibilizados.