Pedagogia Educação e Filosofia Filosofia Noções gerais de filosofia e filosofar Conceitos, articulações e aprendizado

As últimas décadas foram marcadas por uma série de mutações que continuam a receber as diversas e variadas denominações e conceituações, no campo econômico, político e social. Denominações que mesclam processos sociais velhos e novos, como globalização ou mundialização, reestruturação produtiva, neoliberalismo, novas tecnologias e padrões de qualificação, aumentam a dualidade social. Em relação ao campo educacional,
  • A. a educação deveria estar isenta de receber influências e participar destas transformações, uma vez que o papel da educação é a formação humana e não instrumento viabilizador da competividade no mundo globalizado e da reestruturação produtiva.
  • B. as perspectivas atuais do campo educacional estão sendo orientadas fortemente pelas duas grandes estratégias colocadas em andamento pelas classes dominantes para servirem de obstáculos à crise em que se debate o capitalismo: a reestruturação produtiva e o neoliberalismo.
  • C. a visão neoliberal de mundo procura impor no sistema educacional uma determinada ótica sobre as relações entre produção e educação, como se houvesse uma necessidade mecânica de adequação do último termo ao primeiro, com o consequente aumento do papel das escolas.
  • D. os processos, ora em prática, de reformas na produção e na educação que são denominados neoliberalismo/reestruturação produtiva não implicam a preparação/formação/disciplinamento de um trabalhador apto a participar dos novos processos produtivos flexibilizados.