Imagem de fundo

Em uma situação de crise fiscal, um dos efeitos mais...

Em uma situação de crise fiscal, um dos efeitos mais sentidos é a queda da arrecadação tributária, fato que atinge todas as esferas de poder dos entes federativos. Diante dessa situação, a Administração promoveu a alteração da legislação tributária por meio da lei orçamentária anual. Essa medida contrariou formalmente a Constituição Federal que determina que

A
o instrumento de planejamento correto para dispor acerca dessa espécie de alteração é o Plano Plurianual.

B
déficit de arrecadação não é fundamento legal para essa alteração.

C
o instrumento de planejamento correto para dispor acerca dessa espécie de alteração é a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

D
a alteração na legislação tributária somente seria possível no caso de criação de novo tributo.

E
o instrumento de planejamento correto para dispor acerca dessa espécie de alteração é o Demonstrativo da Execução Orçamentária.