O modelo racional de tomada de decisão refere-se ao processo no qual os administradores tomam decisões ótimas que maximizam os resultados da organização. Dessa forma, o processo leva a uma decisão ideal, independentemente de quem a toma. Apesar dessa pressuposta racionalidade, existem limitações, contextuais e individuais, à capacidade de tomar decisões ótimas. Para simplificar a tomada de decisão, os tomadores de decisão utilizam-se de processos heurísticos.
Assinale a alternativa CORRETA sobre os processos heurísticos.
A Heurística da Disponibilidade pressupõe que as pessoas tendem a recordar com mais facilidade acontecimentos frequentes e recentes ou acontecimentos marcantes do ponto de vista emocional.
A Heurística da Disponibilidade pressupõe que as pessoas tendem a avaliar a probabilidade de determinado evento ou acontecimento comparando-o a uma categoria com a qual estão familiarizados.
Em alguns casos, a Heurística da Disponibilidade permite fazer uma primeira aproximação da avaliação de uma circunstância, mas pode, do mesmo modo, levar a comportamentos irracionais e moralmente condenáveis, como a discriminação.
A Heurística da Disponibilidade é exemplificada no caso de o tomador de decisão avaliar o sucesso ou o fracasso do lançamento de um produto com base nas características de um determinado grupo social.