Imagem de fundo

O mercado de consumo passou e ainda passa por diversas...

O mercado de consumo passou e ainda passa por diversas transformações, buscando atender novas demandas internas e externas das organizações, além das relações entre empresas, consumidor e órgãos reguladores e de fiscalização. Nesse novo contexto, as empresas precisam responder à essa verdadeira guerra com os ecologistas e ambientalistas que cobram modificações radicais às atividades econômicas muitas vezes irresponsáveis praticadas pelas organizações. Muitas empresas temem que as iniciativas ecológicas reduzam sua lucratividade nos negócios. No entanto, as empresas não podem ficar alheias aos problemas sociais e ecológicos no mercado onde atuam. Com olhar para a responsabilidade, elas passaram a monitorar o impacto de suas atividades sobre a comunidade e o planeta. Seguindo essa lógica, podemos dizer que:


A

O administrador organizacional, para alcançar o sucesso da empresa, independe em grande parte da qualidade do diálogo com a sociedade, o governo e demais stakeholders.


B

Em uma gestão empresarial com visão holística, a inobservância do cuidado com as relações entre a empresa, a sociedade (mercado consumidor) e o meio ambiente, não seriam entrave para o progresso, mas uma vantagem competitiva capaz de incrementar os negócios.


C

Somente o governo e a sociedade civil são peças indispensáveis para o sucesso das ações que objetivam o alcance do desenvolvimento econômico e sustentável de uma nação.


D

A criação de vínculos entre a empresa, a sociedade, o governo e demais stakeholders ajuda a construir uma imagem positiva da corporação com seu mercado consumidor, possibilitando aumento de seu lucro.


E

Estados como Acre, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo já dispõem de legislação que regulamentou e instituiu o ICMS ecológico que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e sua aplicabilidade na preservação ambiental do município. Do ponto de vista da administração contemporânea, essa é uma medida que vai na contramão do crescimento organizacional, econômico e social.