A análise competitiva e as estratégias genéricas são ferramentas e abordagens importantes no contexto do planejamento estratégico da organização, ajudando a compreender o ambiente competitivo em que ela opera, bem como a identificar as melhores estratégias para alcançar uma vantagem competitiva sustentável. A análise competitiva engloba forças que devem ser analisadas visando a melhor estratégia para obtenção de uma vantagem competitiva sustentável; já as estratégias genéricas são modelos conceituais que sugerem a opção da estratégia mais apropriada e que dependerá da análise competitiva da empresa, de seus recursos, mercado que atua etc.
(FERNANDES, BERTON, 2005; PORTER, 2005.)
Constituem-se em estratégias genéricas:
Liderança de custo; diferenciação; enfoque no custo ou na diferenciação.
Custo relativo; diferenciação; potencial de novos concorrentes no mercado.
Novos concorrentes; produtos substitutos; rivalidade de concorrentes existentes.
Poder de negociação dos compradores; poder de negociação dos fornecedores; substitutos.