Imagem de fundo

Em meio a um período difícil marcado por recessão...

Em meio a um período difícil marcado por recessão econômica, inflação e forte atuação de sindicatos, surge um movimento de reação aos princípios da Abordagem Clássica da Administração – a abordagem humanística –, que teve como principal marco a experiência de Hawthorne, sob a coordenação de Elton Mayo (Chiavenato, 2014). Essa abordagem foi um movimento de reação aos princípios da Abordagem Clássica da Administração. Pode-se afirmar, de acordo com a experiência de Hawthorne:


A

O comportamento dos trabalhadores está condicionado ao estabelecimento das normas formais de conduta e de trabalho (obediência, comportamento e respeito).


B

A eficiência dos operários é afetada pela capacidade física ou fisiológica do empregado, e pouco sofre influência das normas sociais e expectativas grupais.


C

A empresa passou a ser visualizada como uma organização social, em que o comportamento dos trabalhadores está condicionado a normas e padrões sociais de grupos informais.


D

A remuneração e a maior especialização (e, portanto, a maior fragmentação) do trabalho é a maneira mais eficiente para aumentar a produtividade dos trabalhadores.


E

O desempenho do indivíduo é, de forma mais eficaz, melhorado em sua função dos incentivos financeiros e da concepção de análise de tempos e movimentos.