Nonaka e Takeuchi desenvolveram um modelo que delineia o processo de geração do conhecimento nas organizações. De acordo com os autores, esse processo envolve quatro etapas cruciais, conhecidas como a espiral do conhecimento. Essas etapas delineiam a constante transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Com base nas etapas da espiral do conhecimento em uma organização pública, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Socialização.
2. Externalização.
3. Combinação.
4. Internalização.
( ) Um grupo de servidores públicos colabora na elaboração de relatórios que documentam as melhores práticas identificadas em projetos anteriores. Durante esse processo, eles articulam conceitos e insights para criar um conhecimento mais formal.
( ) Após a leitura de manuais e participação em treinamentos sobre um novo software, um servidor público começa a aplicar esses conceitos em suas atividades diárias.
( ) Em uma reunião de equipe, um funcionário compartilha suas experiências práticas com colegas, discutindo os desafios enfrentados durante a implementação de políticas públicas.
( ) A área de gestão de projetos da organização utiliza um sistema de gestão de conhecimento para integrar informações provenientes de diferentes setores. Ao combinar dados, estatísticas e relatórios, a organização pode identificar padrões e tendências que informam decisões estratégicas.
A sequência está correta em
2, 4, 1, 3.
4, 1, 3, 2.
1, 3, 2, 4.
3, 2, 4, 1.