O método dos cenários prospectivos, um pilar da gestão estratégica, além de facilitar o desenvolvimento do pensamento estratégico e a definição das estratégias da empresa, traz benefícios, tais como
auxiliar na definição de estratégias, permitir que a organização enfrente um ambiente incerto e melhorar o processo decisório, o que, por sua vez, ajuda a promover a comunicação dentro da empresa e o aprendizado organizacional.
contribuir com conhecimentos atualizados para os processos de tomada de decisão e ajudar a desenvolver a criatividade na empresa, o que, por sua vez, favorece a identificação de novas oportunidades de negócios e a exploração de futuros determinísticos.
refazer constantemente o planejamento e os planos decorrentes, respondendo com eficácia às mudanças no ambiente, o que, por sua vez, possibilita que os administradores lidem melhor com as certezas ambientais.
registrar rupturas de tendência promovidas pelos eventos identificados durante o processo e facilitar a criação das redes de troca de informações, o que, por sua vez, inibe o fluxo de informações dentro da empresa e a integração entre as diversas áreas.
unificar e democratizar as questões estratégicas da organização com uma abordagem analítica e isolada e questionar ideias preconcebidas, o que, por sua vez, ajuda na análise de dados a respeito dos pontos fracos das organizações e de futuras formas de ameaça ambiental.