Questões de Concurso sobre Características da Negociação

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
28 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O ato de negociar está presente em boa parte de nossas relações cotidianas, sejam pessoais ou profissionais. Como exemplos, isto acontece quando tentamos vender algo a alguém, negociando o local de um jantar de negócios ou qual filme a ser assistido com a família no final de semana. A negociação é uma estratégia de argumentação e convencimento. Os argumentos podem ser divididos em diferentes tipos, adequando-se a cada estratégia de negociação.

O argumento por __________ é aquele que se baseia na citação de uma fonte confiável, como um especialista no assunto que está sendo debatido. Isso é feito para conferir credibilidade e autoridade ao texto, deixando-o mais rico e dando força à argumentação.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.


A

comparação


B

enumeração


C

causa e consequência


D

comprovação


E

autoridade

O processo de negociação pressupõe os seguintes quatro passos, nesta ordem: preparação e planejamento; barganha para solução de problemas; definição das regras básicas; e implementação do que tiver sido negociado.


C

Certo


E

Errado

A negociação na empresa torna-se cada vez mais necessária, em grande parte devido às mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como aos modelos tradicionais de gestão, que se mostram insuficientes para garantir que os empregados desempenhem adequadamente suas atribuições.


Em uma perspectiva dialética dos interesses, pode-se definir negociar como


A

o confronto de ideias que favorece o confronto entre as pessoas.


B

o entendimento de que os adversários não têm condições de se tornar parceiros.


C

a procura comum da regulação das divergências.


D

um jogo em que sempre um ganha e outro perde.


E

a exposição de um conjunto de conflitos, sem necessidade de cooperação.

É característica de uma negociação do tipo integrativa:


A

obtenção da maior fatia do bolo possível.


B

baixo compartilhamento de informações.


C

relacionamento de curto prazo.


D

foco nos interesses.


E

motivação ganhar-perder.

Em um processo de negociação, é frequente o uso da argumentação por parte dos envolvidos para obter vantagens ou minimizar as desvantagens no acordo. Essa argumentação se pauta em dois tipos de argumentos, que são:

A
relacionais e substantivos;

B
humanos e financeiros;

C
abstratos e concretos;

D
abstratos e financeiros;

E
humanos e substantivos.

“Manoel Gaudêncio Alvarenga Martins é gestor de planejamento e projetos da Milenium S.A. – uma empresa que atua na produção de sapatos masculinos. Ele e sua equipe estão analisando a possibilidade de abertura de uma unidade da empresa no Nordeste brasileiro e para entender o ambiente setorial, especificamente no que se refere à concorrência, está utilizando a análise das forças competitivas, uma ferramenta proposta por Michael E. Porter. Ao analisar os concorrentes já existentes na região Nordeste, sua equipe detectou um forte poder de barganha dessas empresas em relação aos seus fornecedores. Todos os fornecedores de matéria-prima da região já estão com sua produção comprometida com as poucas indústrias de sapatos masculinos existentes, o que obrigaria a unidade da Milenium, no Nordeste, a buscar fontes de matéria-prima fora da região, elevando o custo de produção dos produtos.”

De acordo com as informações anteriores e considerando o poder de barganha dos concorrentes existentes em relação aos seus fornecedores, assinale a alternativa correta.


A
O poder de barganha dos compradores refere-se ao poder de negociação do governo em relação à empresa.

B
A entrada de novos concorrentes refere-se ao poder de negociação dos fornecedores em relação aos compradores.

C
O poder de barganha de compradores e fornecedores não pode ser considerado como força competitiva para análise da concorrência.

D
O poder de barganha dos compradores refere-se ao número de produtos substitutos existentes no mercado onde a empresa está inserida.

E
Compradores com poder de negociação em relação aos fornecedores podem ditar preços, quantidade e qualidade dos materiais a serem adquiridos.

O processo de negociação pode ser abordado com relação aos aspectos correspondentes à sigla AIDA, na coluna da esquerda, que se relacionam a alguns momentos da venda, apresentados na coluna da direita.

Imagem associada para resolução da questão

A associação correta entre as letras da sigla e as respectivas atividades de vendas é


A
A – 1, I – 3 , D – 5 , A – 6

B
A – 1, I – 2 , D – 5 , A – 7

C
A – 2, I – 3 , D – 4 , A – 5

D
A – 2, I – 4 , D – 6 , A – 7

E
A – 3, I – 4 , D – 5 , A – 6
 
1
 
Gerar simulado