A Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) é uma avaliação criada a partir de uma releitura da Administração por Objetivos (APO). A APO é uma das boas ideias que foram sendo destruídas pelo furor burocrático de algumas organizações marcadas principalmente pela arbitrariedade, autocracia e estado contínuo de tensão e aflição dos envolvidos, conforme Chiavenato (2004).
Analise a charge abaixo:
Fonte: http://trevds.blogspot.com.br
Tendo em vista a passagem anterior e a charge, NÃO pode ser considerada uma crítica aos métodos tradicionais de avaliação de desempenho:
Os Métodos tradicionais de avaliação de desempenho apresentam certas características ultrapassadas e negativas.
A avaliação de desempenho por Escolha Forçada é caracterizada pela complexidade do planejamento e na construção do instrumento.
A avaliação de desempenho pela pesquisa de campo apresenta um custo operacional alto por exigir assessoria de especialistas e aplicadores.
Os Métodos tradicionais orientam o desempenho para fins e objetivos previamente negociados e fixados, sendo formalizado por um “contrato de desempenho”.
A Avaliação de desempenho por Escalas Gráficas, como um dos métodos tradicionais de avaliação de desempenho, peca pela categorização e pela homogeneização das características individuais.