A liderança é reconhecida como um fator fundamental para o alcance dos objetivos organizacionais. Dentre as quatro funções administrativas – base teórica e prática da administração contemporânea – a liderança está contemplada pela função direção e complementa as demais: planejamento, organização e controle. Entretanto, discute-se cada vez mais sobre a inexistência de um único tipo de líder ou liderança, mas acerca de diferentes estilos de liderança.
Tendo em mente os estilos de liderança identificados por Kurt Lewin e seus colegas da Universidade de Iowa, analise as descrições a seguir.
I - João é um líder que costuma escutar o que os membros da sua equipe têm a dizer antes de tomar suas decisões. Ele tende a delegar autoridade e propor métodos de trabalho mais participativos.
II - Luísa gosta de ser chamada de chefe e tende a centralizar as decisões do departamento que comanda. Não aposta na participação dos funcionários e é bastante diretiva na determinação dos métodos de trabalho.
III - Maria se autodenomina uma consultora de sua equipe. Isso porque ela delega aos seus subordinados a responsabilidade por tomar todas as decisões, assim como definir os métodos de trabalho da forma como o grupo achar mais conveniente.
Os estilos de liderança descritos nos itens I, II e III são, respectivamente:
autocrático; democrático; liberal.
democrático; autocrático; liberal.
liberal; autocrático; democrático.
liberal; democrático; autocrático.