

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A via coletora de um loteamento deverá ter a menor extensão possível, com limite máximo de declividade igual a 10%, partindo da base de uma encosta até alcançar um ponto qualquer de sua linha de cumeada. Prevê-se a execução de obras de drenagem e pavimentação imediatamente após a abertura dessa via. O trecho mais inclinado da encosta apresenta declividade quase constante, com extensão total em planta de 300 m (medida na linha de maior declividade) e desnível total de 28 m. Ao passar por esse trecho, a via deverá ser traçada
obliquamente às curvas de nível, de modo que a distância entre as intersecções do eixo viário com curvas de nível sucessivas seja de 10%.
ao longo de uma curva de nível, até alcançar um trecho de encosta com menor declividade.
ao longo de uma curva de nível, alterando-se a direção para oblíqua somente em trecho com declividade máxima (10%), suficientemente extenso para vencer o desnível.
na direção perpendicular às curvas de nível, diretamente do ponto de início até o ponto de término da via coletora.
em formato sinuoso, utilizando-se as intersecções com vias locais como ponto de inflexão do traçado da coletora.