

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O projeto de concepção arquitetônica da edificação abrange a determinação e a representação dos ambientes e seus compartimentos, seus elementos, componentes e materiais da edificação, com a sua organização, agenciamento, definição estética e ordenamento do espaço construído para uso humano ou representativo:
De estereótipo funcional.
De veia harmoniosa e prática.
De cunho cultural ou monumental.
De encaminhamento acessível a todos.
De direcionamento ao uso coletivo.
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Após a análise do texto, é possível concluir que Adesse e Salgado defendem que, sem um correto e completo projeto arquitetônico, todos os outros segmentos inerentes à produção de um edifício estarão prejudicados e comprometidos no que se refere à qualidade, eficiência, remuneração, satisfação do usuário e racionalização.
II. O projeto arquitetônico é a materialização da ideia, daquilo que foi imaginado, a representação da concepção do que foi pensado e projetado para uma nova tecnologia ou um software, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
São etapas obrigatórias de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura (incluindo as respectivas siglas), entre outras: o levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ); o estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ); e o projeto básico de arquitetura (PB-ARQ).
Os eixos do projeto constituem uma informação que deve ser representada nas plantas, nos cortes e nas fachadas.
A planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos, é chamada de planta de edificação.
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Após a análise do texto, é possível inferir que, conforme a definição da ISO 10.006, entende-se que o projeto é um processo único, constituído de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos.
II. O objetivo do projeto arquitetônico é saber previamente os possíveis problemas de execução do empreendimento em pauta e garantir que o projeto apresente qualidade com um custo acima do previsto, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Considerando aspectos do planejamento e projeto urbano, dos sistemas urbanos e da sustentabilidade urbana, assinale a opção correta.
A Agenda 21 incorpora princípios de conciliação entre crescimento econômico e meio ambiente que, no campo urbanístico, vêm evoluindo desde o funcionalismo dos anos 60 do século XX, pautado pela elaboração de modelos futuros com predomínio da diversidade ambiental e da eficiência econômica, respeitadas as singularidades de cada cidade.
Os sistemas de espaços livres públicos podem ser projetados para acumular funções para soluções de drenagem (pavimentos permeáveis, jardins de chuva e bacias de detenção, por exemplo), organização do crescimento urbano e conexão de áreas fragmentadas.
Em parques e praças, onde as características ambientais devem ser legalmente preservadas, deve-se garantir acessibilidade com mínima intervenção no ambiente, o que muitas vezes implica a adaptação das regras existentes relativas a desníveis no piso e inclinações para rotas acessíveis.
Os sistemas cartográficos e de georreferenciamento, como o cadastro técnico multifinalitário, somente permitem realizar operações de registro e acompanhamento de dinâmicas urbanas relacionadas essencialmente à componente geométrica.
A Agenda Habitat foi aprovada após conferência que contou com a participação de diversos países, tendo sido seu principal tema o acesso a um ambiente urbano sustentável garantido pela mobilidade urbana.
De acordo com o desempenho de edificações, assinale a alternativa correta.
O projeto de arquitetura determina qualidade aos demais projetos complementares de engenharia, definindo especificações para o cumprimento dos quesitos do cliente.
O projeto de arquitetura determina qualidade aos demais projetos complementares de engenharia, definindo especificações para o cumprimento dos quesitos da norma.
O projeto de arquitetura, primeiramente aos demais projetos complementares de engenharia, especificará padrões para o cumprimento dos requisitos do cliente.
O projeto de arquitetura deverá promover aos demais projetos complementares de engenharia, definindo especificações para o cumprimento dos requisitos da norma.
O projeto de arquitetura deverá promover aos demais projetos complementares de engenharia condições favoráveis para o cumprimento dos requisitos da norma.
São desenhos das projeções verticais e horizontais das arestas visíveis do volume projetado, sobre um plano vertical, localizado fora do elemento arquitetônico. Nelas aparecem os vãos de janelas, portas, elementos de fachada, telhados assim como todos os outros visíveis de fora da edificação.
O conceito refere-se à:
Assinale a alternativa CORRETA:
Elevações ou Fachadas.
Planta Baixa.
Cortes.
Planta de Cobertura.
Planta de Implantação ou Localização.
É possível que existam deslocamentos do plano secante (onde necessário) e é possível, também, marcar os cortes transversais nos cortes longitudinais e vice-versa.
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto procura deixar claro para o leitor que se define projeto, na construção civil, como a atividade ou serviço integrante do processo de construção, responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas para uma obra, a serem consideradas na fase de execução.
II. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo define o projeto arquitetônico como sendo uma atividade artística de criação cujo objetivo principal é conceber uma planta de instalações residenciais.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Um projeto de arquitetura consiste na elaboração de representações a respeito de determinado edifício ou ambiente que será construído ou reformado. Sobre o desenvolvimento de projeto arquitetônico, sabe-se que:
o anteprojeto é a fase inicial do projeto, segue após o levantamento topográfico, antecede o estudo preliminar e os croquis.
a utilização da renderização permite a obtenção de um modelo tridimensional elaborado no computador, uma imagem artificial realista.
a planta baixa é o desenho mais importante do projeto, sendo feita a partir de um corte horizontal a 1,0 m de altura do piso.
a texturização é um recurso utilizado para humanizar e valorizar as imagens, e permite explicar o projeto por meio de um texto.
Após a aprovação de um cronograma físico-financeiro, este deverá seguir sua versão inicial sem alterações, sob risco de prática de improbidade administrativa.
Fotografias podem ser consideradas como uma informação técnica no processo de elaboração e desenvolvimento do projeto arquitetônico e podem compor a documentação técnica.
Os elementos do desenho arquitetônico são vistas ortográficas formadas a partir de projeções ortogonais, ou seja, sistemas em que as linhas projetantes são paralelas entre si e perpendiculares ao plano projetante. Os desenhos básicos que compõem um projeto de arquitetura, a partir de projeções ortogonais, são:
I. Plantas baixas.
II. Cortes.
III. Elevações ou fachadas.
IV. Planta de cobertura.
V. Planta de localização ou implantação.
VI. Planta de situação.
Estão CORRETAS:
I, II, III e IV apenas.
II, III, IV e V apenas.
III, IV, V e VI apenas.
I, II, IV e V apenas.
I, II, III, IV, V e VI.
Para projetos de instalações hidrossanitárias, os reservatórios destinados à água potável devem preservar o padrão de potabilidade, não transmitindo gosto, cor ou qualquer outra característica natural da água, devendo ser um recipiente estanque que possua tampa ou porta de acesso transparente ou translúcida, firmemente presa e vedada.
O plano geral para a construção de edificações representada pelo conjunto de estudos e desenhos constantes nos projetos arquitetônico e complementares da obra objeto de incorporação é o projeto:
Completo de edificação.
Executivo arquitetônico.
Completo arquitetônico.
Da edificação.
De reforma de edificação.
No processo de avaliação técnica, a aceitação dos documentos técnicos elaborados para o projeto arquitetônico independe da avaliação das demais atividades técnicas específicas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Em um projeto, os cortes apresentam o resultado da interseção do plano vertical com o volume.
II. A intensidade ou volume do som é chamado de Nível de Pressão Sonora e pode ser medida em Pascal, em bar ou em decibel (dB).
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A instalação de material fono-absorvente na superfície da parede ajuda a controlar a parcela de energia refletida para o ambiente, influindo no condicionamento acústico desse ambiente, mas a energia que se transmite (isolamento) permanece praticamente a mesma.
II. O desenho arquitetônico é uma especialização do desenho artístico, não normatizado e voltado para a representação dos projetos de instalações elétricas, exclusivamente.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.