

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma usina de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos é qualquer unidade dedicada ao tratamento térmico de resíduos sólidos urbanos com recuperação de energia térmica gerada pela combustão, com vistas à redução de volume e periculosidade, preferencialmente associada à geração de energia térmica ou elétrica. Considerando, hipoteticamente, os resíduos sólidos gerados por um escritório de pequeno porte na área de contabilidade e, relacionando com as diretrizes de recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, assinale a afirmativa correta.
Podem ser encaminhados para usinas de recuperação energética de resíduos sólidos somente resíduos domiciliares e resíduos de limpeza urbana.
Poderão ser encaminhados para usinas de recuperação energética de resíduos sólidos somente resíduos domiciliares, originários de atividades domésticas em residências urbanas.
Poderão ser encaminhados para usinas de recuperação energética de resíduos sólidos somente resíduos de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.
Se equiparados aos resíduos domiciliares pelo poder público municipal, podem ser encaminhados resíduos domiciliares, resíduos de limpeza urbana e resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços caracterizados como não perigosos.
A respeito de sistema de drenagem sustentável para águas superficiais urbanas (SUDS – Sustainable Drainage Systems) tem-se as afirmações abaixo, assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) Deve se adotar estratégia para realizar um controle do escoamento superficial próximo à usa origem com o uso por exemplo de pavimentos permeáveis, uso de telhados verdes, uso de jardins de chuva.
( ) Os procedimentos devem auxiliar no controle da qualidade da água por meio de processos naturais como a sedimentação, filtração, adsorção, biodegradação, precipitação, absorção por plantas, nitrificação e fotólise.
( ) Para que esse sistema seja eficiente é necessário que se adote uma área significativa para formar uma rede urbana de infraestrutura, trabalhando sempre nos níveis macros.
( ) No sistema de retenção e captação das águas superficiais é importante o uso dos pavimentos de forma a impermeabilizar a superfície para captar as águas e conduzi-las rapidamente para as cisternas e reutiliza-las.
A sequência correta, conforme as afirmações, de cima para baixo é:
V – V – F - F
F – V – F - V
V – V – V – F
F – F – V - F
"Rede constituída de uma tubulação principal, alimentada por um reservatório ou estação elevatória, e a distribuição de água feita diretamente por condutos secundários, sendo conhecido o sentido da vazão em qualquer trecho."
A descrição acima, retirada do livro "Abastecimento de água", de Milton Tomoyuki Tsutiya, diz respeito à rede de abastecimento de água denominada:
rede malhada em blocos.
rede malhada em nós.
rede ramificada.
rede mista.
Sobre o sistema de drenagem urbana, analise as afirmativas a seguir.
I. Macrodrenagem é formada pela hidrografia natural da bacia e corresponde aos canais naturais ou artificiais responsáveis pela condução de águas concentradas no sistema.
II. Microdrenagem é constituída pela drenagem dos loteamentos urbanos e áreas públicas, como praças, parques e ruas, convencionalmente visando à retirada das águas precipitadas e sua condução para a rede principal, ou macrodrenagem, o mais rapidamente possível, com um risco associado de 2 a 10 anos.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa I está correta
Apenas a afirmativa II está correta
As afirmativas I e II estão corretas
As afirmativas I e II estão incorretas
Em arquitetura é importante se conhecer as principais terminologias adotadas nos mais diversos sistemas estruturais bem como nas documentações relativas aos projetos destes sistemas. Logo, analise as afirmações a seguir referentes a terminologias em sistemas estruturais e suas documentações e responda conforme orientado.
I.O refluxo de água consiste no escoamento de água ou outros líquidos e substâncias, proveniente de qualquer fonte que não a fonte de abastecimento prevista, para o interior da tubulação destinada a conduzir água desta fonte.
II.O telhado constituído ou formado por uma única água pode receber o nome de alpendre.
III.O plano de controle ambiental (PCA) é um documento elaborado por profissional(is) habilitado(s), que norteia os programas, as ações mitigadoras e os projetos executivos, para minimização de impactos ambientais avaliados de acordo com a legislação vigente.
Dentre as afirmações anteriores, quais estão CORRETAS?
Apenas, I e II.
I, II e III.
Apenas, II e III.
Apenas, I e III.
Considerando a sua origem, são classificados como resíduos sólidos urbanos:
os resíduos domiciliares e os de estabelecimentos comerciais.
os resíduos gerados dentro do perímetro urbano, de origem domiciliar, comercial ou industrial.
os resíduos da construção civil e os da limpeza urbana.
os resíduos domiciliares e os de limpeza urbana.
De acordo com a lei nacional que atualiza o marco legal do saneamento básico e estabelece suas diretrizes, NÃO é considerado infraestrutura, serviço ou instalação de saneamento básico:
O Abastecimento de água potável.
A Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
O Sistema energético.
A Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
O grau de impermeabilização do solo é um fator de grande importância para o sistema de:
esgoto sanitário
drenagem urbana
abastecimento de água
manejo de resíduos sólidos
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a gestão da água e sua relação com a densidade urbana na prática do urbanismo sustentável.
( ) Densidades mais altas podem proteger melhor a qualidade da água, principalmente nos níveis do lote e da bacia hidrográfica.
( ) As pesquisas indicam que a urbanização de baixa densidade frequentemente é a melhor estratégia para reduzir o escoamento superficial da água da chuva.
( ) Para o mesmo número de moradias, a urbanização mais densa produz mais escoamento superficial e mais cobertura impermeável que a urbanização de baixa densidade.
( ) Para tratar de problema de qualidade da água nas bacias hidrográficas podem ser usadas técnicas de urbanização de baixo impacto como valas de drenagem gramada, áreas de biorretenção e biodigestores.
( ) A urbanização de densidade mais alta consome menos solo, embora acomode a mesma quantidade de moradias de urbanização de densidade mais baixa, com o impacto positivo de criar menos coberturas impermeáveis.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
V, F, V, F, V.
V, V, F, F, F.
F, V, V, V, F.
F, F, V, F, V.
V, F, F, V, V.
Em drenagem urbana, as medidas de controle de inundações estruturais intensivas, que agem diretamente na calha do rio, modificando as grandezas hidráulicas e características hidrodinâmicas do escoamento, provocam o que está descrito abaixo. Assinale a alternativa incorreta.
Aceleram o escoamento
Retardam o escoamento
Derivam o escoamento
Modifica a vazão
Sobre os princípios do sistema de drenagem urbana sustentável, analise as afirmativas a seguir.
I. São dispositivos e técnicas desenvolvidas sobre o tripé quantidade; qualidade; e, amenidade/biodiversidade.
II. Possui baixo custo de implementação e não há necessidade de manutenção frequente.
III. Busca a redução de impactos negativos da urbanização no que diz respeito à melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida urbana.
IV. Tem como objetivo o redirecionamento do curso hídrico, a fim de restaurar as características topográficas para o mais próximo possível das condições anteriores à ocupação.
V. Aumento da taxa de infiltração no solo em conjunto com a redução de escoamento superficial, que resulta na melhoria na recarga de aquíferos.
Está correto o que se afirma em
I, II, III, IV e V.
I e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
Mascaró, no seu livro Infra-estrutura urbana (2005), aborda os novos conceitos de drenagem pluvial. Para o autor, o conceito tradicional, de captar água da chuva, levar para as galerias e despejá-la em corpos d’água, não considera as potencialidades da drenagem pluvial. Assinale a alternativa que indica três sistemas dos novos conceitos em drenagem pluvial urbana destacados pelo autor.
Ruas pavimentadas, redes de tubulação e áreas alagáveis
Meios-fios, sarjetões e bocas-de-lobo
Condutos de ligação caixas de ligação e poços de visita
Sistema de captação lateral, sistema de captação vertical e sistema de captação combinado
Absorção de água pelo subsolo, bacias de estocagem e retenção de água da chuva dentro dos lotes
Um loteamento situado em município brasileiro é constituído por lotes com área mínima de 2 000 m2. O estudo de viabilidade técnica e econômica indicou a inviabilidade de implantação de rede de esgotamento sanitário e a legislação municipal permite a disposição local dos esgotos. Trata-se de terreno arenoso, com coeficientes de permeabilidade elevados, e será implantado sistema público de abastecimento de água tratada. Nessas condições, a solução mais usual, tecnicamente adequada e economicamente viável, dentre as alternativas, é a implantação de
fossas secas simplificadas.
valas de infiltração auto depurantes.
conjuntos fossa-sumidouro em câmara única.
micro estações domiciliares de tratamento com lodo ativado.
fossas sépticas individuais, filtros e poços de infiltração (sumidouros).
“__________________ define-se como o conjunto de instalações e serviços básicos de uma cidade para o seu funcionamento, como rede de abastecimento de água potável e rede de esgoto, rede de energia elétrica e gás, rede de circulação e drenagem pluvial, telefonia, tv, internet, dentre outros.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Sistema sanitário
Sistema viário local
Infraestrutura urbana
Redes de comunicações
Com relação ao edifício que atenda às seguintes diretrizes:
I. Implantação de medidas de controle do escoamento superficial na fonte;
II. Utilização de pavimento semipermeável, sem vegetação;
III. Utilização de área ajardinada sobre solo natural;
IV. Utilização de pavimento poroso.
Este contribui, direta e principalmente, na
promoção de áreas livres.
qualificação paisagística das áreas livres e dos bens de uso comum.
reabilitação de áreas degradadas.
melhoria da retenção e infiltração da água nos lotes.
preservação dos conjuntos urbanos.
Sobre o sistema de saneamento residencial que possui em sua composição fossa séptica para tratamento de esgoto doméstico, analise as asserções a seguir e responda conforme e orientado:
I-Em fossas sépticas, o período de detenção dos despejos não deve ser superior a 5 anos.
PORQUE
II-Acima deste período, torna-se impossível remover o lodo, independentemente da técnica adotada.
A respeito das asserções I e II, assinale a alternativa CORRETA:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II, verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Algumas ruas da cidade de Cornélio Procópio possuem uma declividade bem acentuada. Sabendo que em um dessas ruas será passado tubulações para coleta do esgoto domiciliar. O projetista deve se atentar para velocidade de escoamento dos fluidos, visto que a velocidade final não supere (em metros por segundo):
2
3
5
7
1,5
Na conferência de um projeto de abastecimento de água para um determinado bairro do município de Cornélio Procópio, o profissional de arquitetura precisa conferir a profundidade da vala onde vai passar a tubulação. Dessa maneira, essa medida é a distância vertical entre a superfície do terreno e:
o início da camada berço.
a camada de proteção da tubulação.
a geratriz média da tubulação.
a geratriz inferior externa da tubulação.
a geratriz superior externa da tubulação.
Em um sistema de distribuição de água, é necessário adotar alguns padrões de potabilidade. Em se tratando do valor Ph (Potencial hidrogeniônico), responsável por características como acidez ou basicidade da água, recomenda-se mantê-lo em qual faixa?
4,0 a 7,0.
5,0 a 7,5.
6,0 a 9,5.
3,0 a 5,0.
5,0 a 10,0.
As cisternas são elementos antigos utilizados ao longo dos tempos para coletar água das chuvas para reuso. Em relação às cisternas, assinale a alternativa correta.
Recomenda-se que a água seja usada apenas para irrigação de vegetação.
As cisternas devem ser instaladas sempre acima do solo, evitando escavações.
As cisternas devem promover o uso da água das chuvas nelas armazenadas por gravidade.
Recomenda-se que a primeira chuva seja descartada, pois pode conter grandes quantidades de poluentes.
As águas coletadas e armazenadas na cisterna não devem, em nenhuma hipótese, ser utilizadas para consumo, devido à presença de poluentes.